Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
PPGIELT
  • QUEM SOMOS
    • Coordenação
    • Docentes e Comissões
    • Discentes
    • Egressos/as
    • Pós-Docs
    • Contato
  • O PROGRAMA
    • Notícias
    • Apresentação e Histórico
    • Missão e Visão
    • Objetivos e Perfil do Egresso
    • Estrutura Curricular
    • Regimento e Normas Internas
    • Internacionalização
  • PESQUISA
    • Linhas de Pesquisa
    • Eixos e Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Estudo e de Pesquisa
    • Pós-Doutorado
    • Laboratórios
    • Revistas
    • Eventos
  • ÁREA DE DISCENTE
    • Comunicados
    • Calendário Acadêmico
    • Oferta de Disciplinas
    • Manual Acadêmico
    • Formulários
    • Bolsistas
    • Solicitação de Bancas
    • Agenda de Defesas
  • PROCESSOS SELETIVOS
    • Seleção Discente
    • Seleção de Aluno/a Especial
    • Seleção de Bolsista
    • Seleção Docente
    • Seleção de Pós-Doc
  • DISSERTAÇÕES
    • NORMAS TÉCNICAS
    • BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES
  • AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
    • Autoavaliação
    • Planejamento Estratégico
    • Avaliação da Capes
  • ENGLISH
  • QUEM SOMOS
    • Coordenação
    • Docentes e Comissões
    • Discentes
    • Egressos/as
    • Pós-Docs
    • Contato
  • O PROGRAMA
    • Notícias
    • Apresentação e Histórico
    • Missão e Visão
    • Objetivos e Perfil do Egresso
    • Estrutura Curricular
    • Regimento e Normas Internas
    • Internacionalização
  • PESQUISA
    • Linhas de Pesquisa
    • Eixos e Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Estudo e de Pesquisa
    • Pós-Doutorado
    • Laboratórios
    • Revistas
    • Eventos
  • ÁREA DE DISCENTE
    • Comunicados
    • Calendário Acadêmico
    • Oferta de Disciplinas
    • Manual Acadêmico
    • Formulários
    • Bolsistas
    • Solicitação de Bancas
    • Agenda de Defesas
  • PROCESSOS SELETIVOS
    • Seleção Discente
    • Seleção de Aluno/a Especial
    • Seleção de Bolsista
    • Seleção Docente
    • Seleção de Pós-Doc
  • DISSERTAÇÕES
    • NORMAS TÉCNICAS
    • BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES
  • AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
    • Autoavaliação
    • Planejamento Estratégico
    • Avaliação da Capes
  • ENGLISH

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agroindústria
    • Alimentos
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Biomedicina
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Administração Pública
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agronegócio
    • Gastronomia
    • Gestão Pública
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologias
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Computação
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    • Sistemas Para Internet
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
    DOUTORADO
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
PPGIELT
  • QUEM SOMOS
    • Coordenação
    • Docentes e Comissões
    • Discentes
    • Egressos/as
    • Pós-Docs
    • Contato
  • O PROGRAMA
    • Notícias
    • Apresentação e Histórico
    • Missão e Visão
    • Objetivos e Perfil do Egresso
    • Estrutura Curricular
    • Regimento e Normas Internas
    • Internacionalização
  • PESQUISA
    • Linhas de Pesquisa
    • Eixos e Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Estudo e de Pesquisa
    • Pós-Doutorado
    • Laboratórios
    • Revistas
    • Eventos
  • ÁREA DE DISCENTE
    • Comunicados
    • Calendário Acadêmico
    • Oferta de Disciplinas
    • Manual Acadêmico
    • Formulários
    • Bolsistas
    • Solicitação de Bancas
    • Agenda de Defesas
  • PROCESSOS SELETIVOS
    • Seleção Discente
    • Seleção de Aluno/a Especial
    • Seleção de Bolsista
    • Seleção Docente
    • Seleção de Pós-Doc
  • DISSERTAÇÕES
    • NORMAS TÉCNICAS
    • BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES
  • AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
    • Autoavaliação
    • Planejamento Estratégico
    • Avaliação da Capes
  • ENGLISH
  • Página Inicial ›
  • PESQUISA ›
  • Eixos e Projetos de Pesquisa

EIXOS TEMÁTICOS – DESCRIÇÃO E COMPOSIÇÃO

  

LINHA DE PESQUISA 1 – EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

LP1 – EIXO 1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES

Este Projeto Integrador/Eixo de Pesquisa tem como objeto temático as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais em contextos educacionais diversos. Reúne estudos que abordam a formação inicial e continuada de professores/as e práticas pedagógicas inovadoras, criativas e críticas, enfatizando os seguintes temas: (a) currículos, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem; (b) articulação entre teoria-prática e cognição-emoção; (c) práticas educativas e processos avaliativos e autoavaliativos; (d) tecnologia digital e suas implicações sociais e pedagógicas sob perspectivas críticas e filosóficas; (e) ações curriculares dialéticas e interdisciplinares enquanto práxis educativa.

LP1 – EIXO 2. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Projeto Integrador/Eixo de Pesquisa tem como objeto temático os fundamentos da educação e as políticas públicas educacionais em contextos sociais, históricos e políticos. Reúne estudos na perspectiva da filosofia, história e sociologia da educação, com ênfase nos seguintes temas: (a) Estado, poder e relações sociais; (b) educação, trabalho e movimentos sociais; (c) formação docente e sentido da escola e educação; (d) Estado, sociedade, governo e democracia em contextos educacionais; (e) políticas educacionais e direitos humanos no Brasil e América Latina.

LP1 – EIXO 3. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES, INCLUSÃO

Este Projeto Integrador/Eixo de Pesquisa tem como objeto temático a educação em suas relações com as diversidades e a inclusão social e educativa. Reúne estudos voltados à compreensão da educação como fenômeno humano complexo em diversos contextos, com ênfase nos seguintes temas: (a) direitos humanos em perspectiva ecossistêmica; (b) ética do humano e das diversidades (gênero, sexo, sexualidade, raça, etnia, religião, deficiência, idade, saúde); (c) processos inclusivos e práticas educativas voltadas à alteridade; (d) vivências e experiências de formação docente orientadas pela inclusão e diversidade.

 

LINHA DE PESQUISA 2 – LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS

LP2 – EIXO 1. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Este Projeto Integrador/Eixo de Pesquisa tem como objeto temático a educação linguística em suas múltiplas dimensões: ensino, aprendizagem, práxis docente, processos didático-pedagógicos e formação de professores/as de línguas. Reúne estudos desenvolvidos sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, com ênfase nos seguintes temas: (a) aspectos sociais, políticos, culturais e sistêmicos da formação docente; (b) educação linguística crítica; (c) (onto)epistemologias pós-estruturalistas; (d) decolonialidade na educação linguística; (e) letramentos críticos e ativistas/de resistência; (f) práticas pedagógicas e processos educativos situados em diferentes contextos educacionais.

LP2 – EIXO 2. LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE

Este Projeto Integrador/ Eixo de Pesquisa tem como objeto temático a linguagem e o discurso em seus aspectos linguísticos, sociais, culturais, políticos, ideológicos. Reúne estudos voltados para a análise pós-estruturalista e crítica da linguagem e do discurso sob o enfoque da diversidade e da transformação sociocultural, com ênfase nos seguintes temas: a) linguagem/discurso, multi/trans/inter/culturalidade e decolonialidades; (b) linguagem/discurso, identidades e performatividade; (c) linguagem/discurso nos estudos de gênero e sexualidade, raça e racismo; (d) linguagem/discurso e saberes/práticas escolares; (e) constituição e funcionamento material da linguagem/discurso: língua, texto, gênero discursivo e mídia.

LP2 – EIXO 3. LINGUAGEM, ARTES E CULTURA DIGITAL

Este Projeto Integrador/Eixo de Pesquisa tem como objeto temático as relações entre linguagem, artes e cultura digital em perspectivas inter/trans/multiculturais e interdisciplinares. Reúne estudos sobre linguagem e suas relações com diversas expressões artísticas e sobre linguagem e o universo da cultura digital, com ênfase nos seguintes temas: (a) linguagens artísticas e abordagens multiculturais; (b) poéticas digitais e ciberliteratura; (c) cultura digital e narrativas multissemióticas e transmídias; (d) cultura digital e letramento; (e) letramentos literários críticos e artivistas; (f) letramento digital crítico e multiletramentos.

Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 10/03/2025.

 

 

EIXOS TEMÁTICOS - QUADRIÊNIO 2021-2024

LINHA 1. EDUCAÇÃO, ESCOLA E TECNOLOGIAS

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA

 

 

1. Formação de professores/as e práticas pedagógicas

Pesquisas que abordam a formação inicial e continuada de professores/as, e práticas pedagógicas, com enfoque nos aspectos curriculares, didáticos, avaliativos e autoavaliativos, da articulação entre teoria e prática e cognição e emoções. Estudos voltados para práticas pedagógicas inovadoras e criativas organizadas pelo professor e pelo aluno. Estudos que abordam uma prática intencional de ensino e aprendizagem articulada à educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e social, datada e situada, numa relação dialética entre prática-teoria, conteúdo-forma e perspectivas interdisciplinares. Investigações sobre ações curriculares que envolvem a elaboração e a implementação do currículo no âmbito do planejamento, de metodologias, estratégias de ensino, avaliação, tempo e espaço de aprendizagem, considerando perspectivas críticas, inovadoras, numa ação educativa entendida como práxis.

 

2. Fundamentos da Educação

 

Pesquisas que discutem os fundamentos teóricos no âmbito da educação, assim como a compreensão da sociedade, da cultura e da educação. Estudos voltados para a produção teórica e crítica na área da educação, compreendida conforme os princípios da filosofia, da sociologia e da história.

 

3. Processos educativos e diversidade

Pesquisas que se baseiam na compreensão de que os processos educativos extrapolam os muros da escola, acontecendo nos mais diversos espaços como a família, círculo de amizades, espaços públicos de relação interpessoal, seja presencial, telemático, radiofônico ou virtual. Estudos que abordam os processos aos quais estão estreitamente vinculados o desenvolvimento da consciência sobre Direitos Humanos, comunidade, meio ambiente, cidadania e outros temas do cotidiano. Pesquisas que contemplam os processos educativos centrados na ética da diversidade, da alteridade e da inclusão, além da relação entre educação e gênero, sexo, sexualidade, identidade e orientação sexual; educação e relações étnico-raciais; educação e necessidades especiais; educação e religião. Projetos que tratam da legislação brasileira para a educação inclusiva.

4. Políticas públicas educacionais

Pesquisas sobre história e filosofia da política moderna, liberalismo e neoliberalismo, Estado, sociedade, governo, democracia com ênfase na política educacional brasileira e as que contemplam o direito à educação e direitos humanos. Investigações que abarquem políticas educacionais na América Latina e no Brasil e as que abordam a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas e políticas educacionais. Propostas de pesquisa sobre nova e velha república. Estudos sobre Estado e poder: conceitos e relações. Pesquisas no campo de educação e trabalho, que discutem as dimensões do trabalho e da educação, como também as articulações entre movimentos sociais, educação e escola. No âmbito da educação superior, estudos que abordam o processo de constituição e gênese das universidades e que investigam a universidade brasileira e a questão da formação e da formação profissional.

 

LINHA 2. LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS

 

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA

 

1. Educação linguística e formação de professores/as de línguas

Pesquisas sobre educação linguística em suas diversas faces: ensino, aprendizagem, práxis docente, processos didático-pedagógicos, formação de professores/as de línguas. Estudos desenvolvidos sob múltiplos enfoques e aspectos teórico- metodológicos em diferentes contextos da educação linguística (crítica) podem ser agregados neste eixo: aspectos didáticos e curriculares da formação docente; educação linguística crítica; epistemologias pós-estruturalistas; decolonialidade; letramentos críticos; letramentos múltiplos, entre outros.

 

2. Análise crítica do texto/discurso

Pesquisas que abordam o discurso e seus aspectos linguísticos, sociais, culturais, políticos, ideológicos. Reúne estudos voltados para a análise de práticas discursivas de instituições e sujeitos, em contextos situados, a partir dos seguintes focos temáticos: (a) discurso e suas relações com os processos de construção, reprodução e transformação sociocultural; (b) discurso e decolonialidades; (c) discurso, representação e identidades sociais; (d) discurso e saberes/práticas da instituição escolar; (e) constituição e funcionamento material do discurso: língua, texto, gênero e mídia.

 

3. Linguagem, cultura e sociedade

Pesquisas linguísticas pós-estruturalistas sob o enfoque da diversidade social e/ou cultural, com ênfase nos seguintes temas: linguagem e multi/ trans/ inter/ culturalidade; relações de poder e identidades em contextos de diversidade; gênero e sexismo; raça e racismo; linguagem e performatividade; e outras práxis linguísticas da diferença em interface com estudos culturais, decoloniais, queer e/ou de diversidade.

4. Estudos interdisciplinares de Literatura e múltiplas linguagens

Pesquisas transculturais e estético-formais e suas implicações para uma abordagem multicultural do ensino de literatura, em estudos comparativos da literatura e das artes (plásticas, cênicas, cinéticas, visuais e cibernéticas), com investigações acerca de letramento literário, poéticas digitais e ciberliteratura. Este eixo também acolhe projetos sobre humanidades digitais, cultura digital e narrativas transmídia, constituindo uma práxis de investigação interdisciplinar, por meio da aproximação metodológica na relação da linguagem com as tecnologias em contexto contemporâneo.

 

Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 28/02/2024.

 

 

 

  • PESQUISA
  • Linhas de Pesquisa
  • Eixos e Projetos de Pesquisa
  • Grupos de Estudo e de Pesquisa
  • Pós-Doutorado
  • Laboratórios
  • Revistas
    • Revista Plurais
    • Revista Via Litterae
  • Eventos

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Convênios
  • Agência de Inovação
  • CEAR

Serviços

  • Webmail
  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.