Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Matemática - Câmpus Cora Coralina
  • Apresentação
    • O Curso
    • Coordenação
    • Horários de aula
    • Corpo Docente
    • Calendário Acadêmico
    • Matriz Curricular
    • Ementas
    • PPC e Regulamentos
    • Plano de Ações Quadrienal
    • Parecer de Renovação do Reconhecimento 2018 - CEE
  • Revista REEMA
  • XXI Encontro
    • XXI Encontro de Educação Matemática
    • Anais
  • Laboratório
  • Graduação
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • TC
    • Estágio
    • Professores
    • Atividades Complementares
    • NÚCLEO LIVRE
  • Especialização
    • Planos de ensino
    • Informações
    • Professores
  • Programas / Bolsas
    • Programas
    • Bolsas
    • Editais
  • ENADE
  • Discentes
    • Egressos
    • Matrícula Online
    • Bolsas
    • Notas / Frequências
    • Biblioteca Online
  • Vestibular
  • Links
    • Links úteis
  • Contato
  • Apresentação
    • O Curso
    • Coordenação
    • Horários de aula
    • Corpo Docente
    • Calendário Acadêmico
    • Matriz Curricular
    • Ementas
    • PPC e Regulamentos
    • Plano de Ações Quadrienal
    • Parecer de Renovação do Reconhecimento 2018 - CEE
  • Revista REEMA
  • XXI Encontro
    • XXI Encontro de Educação Matemática
    • Anais
  • Laboratório
  • Graduação
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • TC
    • Estágio
    • Professores
    • Atividades Complementares
    • NÚCLEO LIVRE
  • Especialização
    • Planos de ensino
    • Informações
    • Professores
  • Programas / Bolsas
    • Programas
    • Bolsas
    • Editais
  • ENADE
  • Discentes
    • Egressos
    • Matrícula Online
    • Bolsas
    • Notas / Frequências
    • Biblioteca Online
  • Vestibular
  • Links
    • Links úteis
  • Contato

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agroindústria
    • Alimentos
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Biomedicina
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Administração Pública
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agronegócio
    • Gastronomia
    • Gestão Pública
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologias
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Computação
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    • Sistemas Para Internet
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
    DOUTORADO
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Matemática - Câmpus Cora Coralina
  • Apresentação
    • O Curso
    • Coordenação
    • Horários de aula
    • Corpo Docente
    • Calendário Acadêmico
    • Matriz Curricular
    • Ementas
    • PPC e Regulamentos
    • Plano de Ações Quadrienal
    • Parecer de Renovação do Reconhecimento 2018 - CEE
  • Revista REEMA
  • XXI Encontro
    • XXI Encontro de Educação Matemática
    • Anais
  • Laboratório
  • Graduação
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • TC
    • Estágio
    • Professores
    • Atividades Complementares
    • NÚCLEO LIVRE
  • Especialização
    • Planos de ensino
    • Informações
    • Professores
  • Programas / Bolsas
    • Programas
    • Bolsas
    • Editais
  • ENADE
  • Discentes
    • Egressos
    • Matrícula Online
    • Bolsas
    • Notas / Frequências
    • Biblioteca Online
  • Vestibular
  • Links
    • Links úteis
  • Contato
  • Página Inicial ›
  • Apresentação ›
  • Plano de Ações Quadrienal

PLANO DE AÇÕES QUADRIÊNIO (2018/2021)

             Nós, professores do curso de matemática da UEG Câmpus Cora Coralina, buscamos, por meio desse documento, manifestar nosso empenho por meio de ações que visam o fortalecimento do curso nos próximos quatros anos. Para além dessas ações, mostramos nesse documento, nossas produções, desenvolvidas, em desenvolvimento e a desenvolver visando oferecer uma excelente formação inicial aos acadêmicos de matemática de nosso Câmpus. Pensamos com Paulo Freire que

             As doutrinas neoliberais procuram limitar a educação à prática tecnológica. Atualmente, não se entende mais educação como formação, mas apenas como treinamento. Creio que devamos continuar criando formas alternativas de trabalho. Se implantada de maneira crítica, a prática educacional pode fazer uma contribuição inestimável à luta política. A prática educacional não é o único caminho à transformação social necessária à conquista dos direitos humanos, contudo acredito que, sem ela, jamais haverá transformação social. A educação consegue dar às pessoas maior clareza para “lerem o mundo”, e essa clareza abre a possibilidade de intervenção política. É essa clareza que lançará um desafio ao fatalismo neoliberal (PEDAGOGIA DOS SONHOS POSSÍVEIS, 2014, p. 50).

             Por isso, defendemos uma educação para além daquela puramente técnica preconizada por políticas neoliberais. Desejamos promover uma educação transformadora como da proposta de nossa universidade objetivando “produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil” (UEG/PDI-2010/2019).

            Nesse sentido, entendemos nossa proposta de universidade pública como uma instituição compromissada em formar cidadãos críticos e participativos por meio de uma educação transformadora da sociedade. Visando alcançar a promoção de uma sociedade mais harmônica, cabe destacar a necessidade de professores progressistas interessados em trabalhar para diminuir desigualdades socioeconômicas, políticas, culturais dentre outras. Por isso estamos nos esforçando, ao máximo de nossas capacidades, para ir contra um possível fechamento de nosso curso de licenciatura em matemática. Lembramos que a universidade está comprometida com a formação de profissionais e sujeitos críticos para a inserção e transformação social. Fechar um curso como o nosso poderia ser visto como uma aproximação de nossa instituição às políticas neoliberais.

            Como profissionais que atuam com a formação de professores e que dialogam com outros setores da comunidade não raro ouvimos queixas, de trabalhadores na gestão escolar da rede pública de educação básica, da falta de professores de matemática em Cidade de Goiás. Isto não é exclusividade nossa, em pesquisa no buscador Google com as palavras “falta professor de matemática” no dia 19/04/2018, apareceram 859 mil resultados sobre o desinteresse crescente pela profissão docente e a consequente falta de professores principalmente nas áreas de exatas e biológicas. Nessa pesquisa aparece reportagem do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, disponível em <http://www.iea.usp.br/noticias/poucos-matriculados-em-licenciatura-e-alta-taxa-de-desistencia-demonstram-falta-de-interesse-na-carreira-de-professor> cuja manchete de 1º/09/2017 expõe em dizeres vermelhos “Poucos matriculados em licenciatura e taxas de desistência demonstram falta de interesse na carreira de professor”. A escassez de candidatos aos cursos de licenciatura é geral, mas a falta de professores dos quadros de matemática, física e química é destacada pelo sindicato de trabalhadores da educação de Minas Gerais. Em Goiás isso não é diferente, há cada vez menos interessados em cursar licenciaturas, principalmente na área de exatas como a Matemática. Estamos empenhados em buscar reverter essa situação em nosso curso, mas como lemos em ‘www.em.com.br’, do estado de minas, há um desinteresse crescente pela licenciatura causando um déficit de 170 mil professores no país segundo informações do MEC. Esse desinteresse é causado pelo baixo prestígio profissional, salários pouco atrativos e problemas sociais nas salas de aula.

            Em decorrência disso questionamos: Qual seria nosso papel, enquanto instituição de ensino superior, diante desse quadro? Promover um ensino público de qualidade contribuindo com a formação de professores no estado de Goiás ou aderir ao discurso neoliberal e fechar cursos de licenciatura aumentando, ainda mais, a necessidade de professores formados para o trabalho na educação básica?

            Entendemos que nosso papel seja o de possibilitar o acesso à educação de acordo com a missão da UEG. Por este motivo defendemos a manutenção de nosso curso de Licenciatura em Matemática da UEG Câmpus Cora Coralina. Diante disso, apresentamos nossas ações visando fortalecer o nosso curso.

 

Downloads

 

- PLANO DE AÇÕES QUADRIÊNIO (2018/2021) CURSO DE MATEMÁTICA

  • Apresentação
  • O Curso
    • Identificação
    • Histórico
    • Concepção
    • Objetivos
    • Justificativa
    • Perfil do Egresso
  • Coordenação
  • Horários de aula
  • Corpo Docente
  • Calendário Acadêmico
  • Matriz Curricular
  • Ementas
  • PPC e Regulamentos
  • Plano de Ações Quadrienal
  • Parecer de Renovação do Reconhecimento 2018 - CEE

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Convênios
  • Agência de Inovação
  • CEAR

Serviços

  • Webmail
  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.