A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad-GO) recebeu pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia (LaBiotec) para a apresentação de um estudo sobre a presença de superbactérias no Rio Meia Ponte, um dos principais cursos d’água de Goiás.
O encontro teve como objetivo discutir a elaboração de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, voltado para o aprimoramento do monitoramento e da qualidade da água do rio. A iniciativa busca fortalecer a parceria entre a Semad e a UEG no enfrentamento de desafios ambientais e de saúde pública relacionados à contaminação hídrica.
Segundo a Semad, a medida é estratégica para garantir maior segurança ambiental e preservar a disponibilidade de água para a população goiana. Já os pesquisadores da UEG ressaltaram a importância de aprofundar os estudos científicos que subsidiem políticas públicas eficazes para o gerenciamento dos recursos hídricos.
Essa parceria se fortalece em um momento de grande destaque para a pesquisa goiana. A tese de doutorado do Dr. Igor Romeiro dos Santos, orientada pela Profa. Dra. Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão, conquistou o Prêmio Capes de Tese 2025, na área de Ciências Ambientais, reforçando a excelência da produção científica desenvolvida no RENAC.
Assista a reportagem no Link.