×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Administração - Câmpus Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • HOME
    • Home
    • Campus CSEH
    • ESTUDE CONOSCO
    • PERGUNTAS FREQUENTES
    • FALE CONOSCO
  • ADMINISTRAÇÃO
    • Apresentação
    • Histórico
    • Matriz Curricular
    • Projeto Pedagógico
    • Planos de Ensino
    • Trabalho de Curso (TC)
    • Estágio Supervisionado
    • Atividades Complementares
    • Legislação do Curso
  • CURSO
    • Colegiado do Curso
    • Núcleo Docente
    • Coordenador
    • Coord. Adjuntas
    • Professores
    • Alunos
  • LABORATÓRIOS, PROJETOS E PUBLICAÇÕES
    • NEPAD
    • EMPRESA JÚNIOR
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • Iniciação Científica e Bolsas
    • Grupos de Estudo
    • Grupos de Pesquisa
    • Publicações
  • ASSUNTOS ACADÊMICOS
    • Ambiente Virtual
    • Biblioteca
    • Eventos
    • Formulários
    • Horário de Aulas
    • Secretaria Acadêmica
  • HOME
    • Home
    • Campus CSEH
    • ESTUDE CONOSCO
    • PERGUNTAS FREQUENTES
    • FALE CONOSCO
  • ADMINISTRAÇÃO
    • Apresentação
    • Histórico
    • Matriz Curricular
    • Projeto Pedagógico
    • Planos de Ensino
    • Trabalho de Curso (TC)
    • Estágio Supervisionado
    • Atividades Complementares
    • Legislação do Curso
  • CURSO
    • Colegiado do Curso
    • Núcleo Docente
    • Coordenador
    • Coord. Adjuntas
    • Professores
    • Alunos
  • LABORATÓRIOS, PROJETOS E PUBLICAÇÕES
    • NEPAD
    • EMPRESA JÚNIOR
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • Iniciação Científica e Bolsas
    • Grupos de Estudo
    • Grupos de Pesquisa
    • Publicações
  • ASSUNTOS ACADÊMICOS
    • Ambiente Virtual
    • Biblioteca
    • Eventos
    • Formulários
    • Horário de Aulas
    • Secretaria Acadêmica

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Inglês

  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agronegócio
    • Alimentos
    • Design de Moda
    • Gastronomia
    • Gestão Pública
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologia
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Administração - Câmpus Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • HOME
    • Home
    • Campus CSEH
    • ESTUDE CONOSCO
    • PERGUNTAS FREQUENTES
    • FALE CONOSCO
  • ADMINISTRAÇÃO
    • Apresentação
    • Histórico
    • Matriz Curricular
    • Projeto Pedagógico
    • Planos de Ensino
    • Trabalho de Curso (TC)
    • Estágio Supervisionado
    • Atividades Complementares
    • Legislação do Curso
  • CURSO
    • Colegiado do Curso
    • Núcleo Docente
    • Coordenador
    • Coord. Adjuntas
    • Professores
    • Alunos
  • LABORATÓRIOS, PROJETOS E PUBLICAÇÕES
    • NEPAD
    • EMPRESA JÚNIOR
    • Ensino
    • Pesquisa
    • Extensão
    • Iniciação Científica e Bolsas
    • Grupos de Estudo
    • Grupos de Pesquisa
    • Publicações
  • ASSUNTOS ACADÊMICOS
    • Ambiente Virtual
    • Biblioteca
    • Eventos
    • Formulários
    • Horário de Aulas
    • Secretaria Acadêmica
  • Página Inicial ›
  • ADMINISTRAÇÃO ›
  • Histórico

Histórico do Curso

Histórico do Curso

O Campus Anápolis de Universitário de Ciências Socioeconômicas e Humanas da UEG é um dos mais antigos da instituição e foi criado no final da década de 1960, com apenas o de Ciências Econômicas. Na época de sua criação foi denominada por Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA). Em 1990, a FACEA deixou de ser uma faculdade e foi elevada à categoria de universidade por meio do Decreto Lei de nº. 3.549/90 do governo do Estado de Goiás, que criou a Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA). A UNIANA abrigava 11 cursos em duas unidades universitárias, uma no Bairro Jundiaí e a outra na Vila Alexandrina.

A estrutura acadêmica da UNIANA era constituída por três centros:

• Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), constituído pelos Departamentos de Letras, Departamento de Ciências Sociais, Departamento Pedagógico, e o de Departamento de Prática de Ensino;
• Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, constituído pelos Departamentos de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia e o Departamento de Informática;
• Centro de Ciências Socioeconômicas, integrado pelo Departamento de Administração, Departamento de Ciências Contábeis e pelo Departamento de Ciências Econômicas.
• Os cursos que constituíam o Centro de Ciências Humanas e Letras e o Centro de Ciências Socioeconômicas e o de Tecnologia em Informática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas funcionavam, na então sede da UNIANA, no Bairro Jundiaí. Os cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Química, Engenharia Civil e o Colégio de Aplicação Dr. César Toledo funcionavam no então anexo, no Bairro Alexandrina.

Em 1999 quando a UNIANA foi transformada em UEG, as mudanças ocorridas na estrutura organizativa da instituição extingui os dois Centros o de Ciências Humanas e Letras e o de Ciências Socioeconômicas que passaram a compor uma das Unidades Universitárias da UEG, a Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas.

Enquanto Unidade da UEG, ela passou a ter a seguinte estrutura organizativa:

  • A Direção – constituída por um diretor apoiado pelas Coordenações: Administrativa, Pedagógica, de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação da unidade;
  • A Coordenação de Curso – do curso Administração, de Ciências Contábeis, de Ciências Econômicas, de Licenciatura em História, de Licenciatura em Geografia, de Licenciatura em Letras e o de Pedagogia.

O Curso de Administração do atual Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas foi criado pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA), em 24 de fevereiro de 1984, quando iniciaram as suas aulas, acatando a Resolução N.º17/83, de 11 de dezembro de 1983, do Conselho Estadual de Educação de Goiás, publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás N.º 14.521, de 25 de junho de 1984, que autorizava a sua criação e funcionamento, sendo autorizado a funcionar pelo Decreto Federal Nº. 91.261, de 22 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial da União de 23 de maio de 1985.

Em 1990, conforme Parecer N.º51, o Curso de Administração da FACEA – Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis teve seu primeiro currículo pleno aprovado pelo Ministério da Educação. Com base nessa matriz curricular foram formadas 11 turmas, a primeira em 1987 e a última em 1997. O reconhecimento do Curso de Administração se deu por meio da Portaria Ministerial nº. 26, de 8 de janeiro de 1992, publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 1992, de acordo com o Parecer N.º 635/91, aprovado em 7 de novembro de 1991 na Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação. Assim, o Curso foi reconhecido e fixado o número de vagas em cinquenta alunos ingressantes por ano, o que convalidou os estudos dos acadêmicos que ingressaram entre 1984 e 1985, e concluíram o curso com aproveitamento, nos termos do Processo N.º 23000.008594/90-13.

Com a criação da Fundação Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA), em 1990, por meio do Decreto N.º3.355, os cursos da Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA) passam a integrar ANIANA. No ano de 1994, houve a adequação da Matriz curricular do curso que passou de quatro para cinco anos e foram inseridas habilitações em Áreas específicas da administração. Posteriormente, em 1998, a Matriz Curricular do Curso sofreu adequação com inserção de novas habilitações.

Com a criação da UEG – Universidade Estadual de Goiás pela Lei N.º 3.456, o Curso de Administração da UNIANA passou a integrar a nova Universidade como parte do Centro de Ciências Socioeconômicas de Anápolis, posteriormente transformado em Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, com a unificação dos dois centros que funcionavam na Unidade Universitária do bairro do Jundiaí em Anápolis. Em 15 de dezembro de 2005 foi aprovada pelo Conselho Universitário da UEG, retroativamente ao ano de 1995, a adequação curricular do curso supracitada que vigorou para os formandos a partir de 1999. Com base nesta matriz foram formadas as turmas até os ingressantes em 2002.

No ano de 2004, nova adequação foi implementada na matriz curricular, com vistas a atender às novas diretrizes curriculares dos cursos de administração. Foram abolidas as habilitações e criadas linhas de formação específica, além de acréscimos e supressão de algumas disciplinas e o desdobramento do estágio supervisionado em duas disciplinas oferecidas no 3º e 4º anos. O curso passou a ter 3.800 horas/aula. As turmas que ingressaram a partir de 2003, ficaram vinculadas à matriz curricular, cuja aprovação no Colegiado do Curso se deu em 20/11/2004 e pela Resolução CsUnº059/2005 de 15/12/2005. Assim, as diretrizes curriculares de reformulação do currículo do Curso de Administração foram aplicadas retroativamente ao ano letivo de 2003, de modo a adaptá-la à legislação pertinente, especificamente à Resolução CSE/CES N.º 1/2004, obedecendo aos trâmites legais definidos pela Instituição e Órgãos reguladores.

Em 2009, começou a vigorar a nova matriz curricular, que trouxe como novidades a mudança da contagem do tempo das disciplinas de horas/aula para horas relógio. A flexibilização através da oferta de número maior de disciplinas optativas. A interdisciplinaridade passa a ser exercitada desde o primeiro ano. Iniciou-se a utilização do ensino a distância em disciplinas do curso, mais especificamente nas atividades interdisciplinares. Essa matriz curricular foi validade por dois anos. Com o fim do período de vigência do PPC 2009, foi imposto ao curso de Administração, do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, um novo PPC, com a alegação de unificação dos cursos de Administração. O resultado não alcançou o êxito esperado e , também, não obteve a aprovação do Colegiado do Curso. Por esta razão, em 2014, o Colegiado do Curso aprovou a proposta de reformulação do PPC estudada e elaborada pelo NDE, cuja matriz curricular foi implementada em 2015, com o curso retornando aos cinco anos de formação, ou dez semestres letivos. 

Fonte: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO com adaptações para publicação pela Coordenação do Curso. (pág. 12-15)

  • ADMINISTRAÇÃO
  • Apresentação
  • Histórico
  • Matriz Curricular
  • Projeto Pedagógico
  • Planos de Ensino
  • Trabalho de Curso (TC)
  • Estágio Supervisionado
  • Atividades Complementares
  • Legislação do Curso

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Procuradoria Setorial
  • Convênios
  • PROIN.UEG
  • PRONATEC
  • CEAR
  • UEG/DETRAN

Serviços

  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Central de Compras
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF
  • Seleção de Pessoal

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Central de Pedidos
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor
  • Avalie o site

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.