O livro apresenta o panorama de fechamento de escolas no campo do estado de Goiás. No primeiro capítulo, “Os camponeses no momento de negação do direito à educação escolar na Mesorregião do Norte e do Sul Goiano”, Francilane Eulália de Souza, Gisele Leite Bibiano, Tainara Alves de Jesus Alves e Daniela Lopes Rocha apresentam as reflexões sobreos impactos do fechamento de escolas no campo nas Mesorregiões do Sul e Norte Goianos.
No segundo capítulo, “Um pé no campo e outro na cidade: causas e consequências aofechamento de escolas no campo na Mesorregião do Leste Goiano”, Francilane Eulália de Souza e Cássia Betânia Rodrigues dos Santos apresentam um panorama do encerramentodas atividades das escolas no campo na Mesorregião citada, refletindo sobre as consequências da constante diminuição e do fechamento dessas escolas no território do campesinato goiano.
No terceiro capítulo, “A gênese e o fechamento das escolas no campo do município de Iporá (GO) no contexto da modernização conservadora”, Paula Junqueira da Silva e Silvaci Gonçalves Santiano Rodrigues analisam os condicionantes que levam ao fechamento das escolas no campo por Mesorregião do estado de Goiás, buscando estudar as consequências desse fato para o campesinato, com destaque para o município de Iporá (GO) – localizado na mesorregião do Centro Goiano – no contexto da modernização conservadora.
No último capítulo, “A educação no/do campo em Itapirapuã e Faina: o fechamento das escolas no campo”, Edson Batista da Silva e Isaías Rodrigues da Silva discutem o encerramento de escolas no campo no Nordeste de Goiás, especificamente nos municípios de Faina e Itapirapuã, localizados na Mesorregião do Noroeste Goiano.
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