O Entre-imagens – Laboratório Experimental de Cinema e Arte surge como um espaço interdisciplinar dedicado a explorar as interfaces entre o cinema e outras formas de expressão visual, como a fotografia, a pintura, o vídeo e as artes digitais. Inspirado pelo conceito de entre-imagens de Raymond Bellour, o laboratório assume que o cinema não é uma prática isolada, mas uma linguagem em constante trânsito, que se transforma ao entrar em contato com outros meios artísticos.

A criação de um núcleo de pesquisa vinculado ao Entre-imagens responde à necessidade de consolidar e expandir as investigações já realizadas no laboratório, promovendo a sistematização de metodologias intertextuais e dialógicas. Assim, o núcleo busca ampliar o campo de pesquisas e práticas em torno do cinema expandido, das práticas híbridas e das relações estéticas e operativas entre cinema e outras artes visuais. O objetivo é consolidar um espaço de produção crítica e experimental que articule pesquisa acadêmica, criação artística e reflexão teórica.


Linha de pesquisa

CINEMA E OUTRAS ARTES

Esta linha de pesquisa concentra-se na exploração das interações entre o cinema e outras linguagens visuais, como fotografia, vídeo, pintura e outras formas de arte. O objetivo é desenvolver projetos híbridos que investiguem as convergências estéticas e metodológicas entre esses meios, promovendo a transformação mútua de suas especificidades. Adotando uma abordagem interdisciplinar, a linha propõe a integração de diferentes campos do conhecimento, buscando expandir os limites do cinema e criar formas de narrativa e expressão artística.

Além disso, a linha de pesquisa se concentra em estudos que dialoguem com as particularidades das paisagens do Brasil Central, do Sertão e do Cerrado, considerando as dinâmicas culturais, sociais e ambientais da região como ponto de partida para uma reflexão mais ampla sobre o cinema e as artes visuais. Este foco territorial busca aprofundar a compreensão sobre como o cinema e outras formas de arte podem representar e interagir com as especificidades dessa paisagem, tanto no contexto histórico quanto contemporâneo.

Com isso, a linha de pesquisa prioriza a promoção de representações inclusivas que desafiem as normas dominantes, abordando questões de gênero, raça e sexualidade de maneira crítica e transformadora. Ao refletir sobre a diversidade das paisagens simbólicas e territoriais do Brasil Central, do Sertão e do Cerrado, busca-se não apenas compreender essas dinâmicas, mas também contribuir para a construção de narrativas que sejam mais justas, representativas e capazes de questionar as hierarquias estabelecidas. Assim, a linha de pesquisa almeja expandir o campo das artes visuais e do cinema por meio de práticas que favoreçam a equidade e a inclusão, com um olhar atento à singularidade cultural e social da região.

Membros(as)

PESQUISADORES(AS)

Rafael de Almeida Tavares Borges (líder)
Geórgia Cynara Coelho de Souza (co-líder)
Pedro Henrique Máximo Pereira
Alice Fátima Martins
Elinaldo da Silva Meira
Mariana do Vale Moura
Jairo Roberto Pedreira Bamberg

ACADÊMICOS(AS)

Luca Manso Fraietta
Diadorim João da Silva Viegas

TÉCNICOS(AS)

Kely Silva de Carvalho