CsU aprova pedido de criação do CRIAtiva UEG

24/08/2023

APRESENTACAO_CRIATIVA_UEG_CSU

Conselho Superior Universitário da UEG  aprova envio de pedido  para o Governo do Estado para a criação do Centro de Pesquisa em Criatividade, Narrativas Digitais e Inovação Cultural da Universidade Estadual de Goiás

O Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) se reuniu no dia 16 de agosto para a realização de sua 153ª sessão plenária.

No período da tarde, o Conselho aprovou o pedido, junto ao Governo do Estado, para a criação do Centro de Pesquisa em Criatividade, Narrativas Digitais e Inovação Cultural da Universidade Estadual de Goiás, o CRIAtiva UEG,  que será sediado na Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras e vinculado ao Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas. A pauta teve a relatoria do professor Marcelo Costa, que apresentou as minutas de lei aos conselheiros e conselheiras.

O CRIAtiva UEG será um centro de pesquisa temático, com ênfases em criatividade e cultura, que irá abrigar um conjunto de laboratórios com o objetivo de disponibilizar a sua infraestrutura laboratorial e de serviços para usuários internos e externos, não apenas para grupos de pesquisa da UEG. Outras instituições, incluindo empresas públicas ou privadas, de quaisquer Estados da Federação e do exterior também poderão acessar os laboratórios.

Outro fator a ser destacado é a ampliação das poteciais chances de captação de recursos para pesquisa e inovação, uma vez que os editais dos órgão de fomento priorizam projetos vinculados a centros de pesquisas multiusuários e que propiciam a parceria entre instituições públicas e privadas, desse modo, ampliando a capacidade da UEG em concorrer a fontes públicas e privadas de financiamento, como ocorre em outras IES.

Inicialmente, o Centro de Pesquisa será composto pela Rádio UEG Educativa, pela UEG TV, emissoras de comunicação da Universidade e pelo CriaLab|UEG, o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual, coordenado pelo professor Marcelo Costa, que atua em várias frentes de produção de conteúdos multimídia, com produções para TV, internet e cinema, além de ações no campo do audiovisual e educação.

Também fará parte do CRIAtiva UEG o Naufo, que é o Núcleo Audiovisual e Foleys e Sons, coordenado pela professora Thais Oliveira, que atua na produção de conteúdos sonoros e no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais de som, com atenção voltada para a criação de foleys e pós-produção sonora de um produto audiovisual.

No futuro, espera-se que outros laboratórios de pesquisa possam ser agregados ao CRIAtiva UEG, como por exemplo nas áreas de moda, desenvolvimento de jogos, inteligência artificial, etc.

Quando a lei, que cria o Centro de Pesquisa, for aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e sancionada pelo Poder Executivo, será encaminhada para análise do CsU a proposta de Resolução  com o Regimento Interno do CRIAtiva UEG, documento que irá regulamentar o funcionamento do Centro de Pesquisa.

Em algum tempo o CRIAtiva UEG poderá contribuir para o fortalecimento da criatividade, das narrativas digitais e da inovação cultural em âmbito estadual, fomentando a produção de conhecimento, o desenvolvimento de projetos e a formação de profissionais qualificados nesses campos.