I NARRATIVIDADES
Seminário de Pesquisa em Cinema, Audiovisual e Outras Artes
Realização: CriaLab e Universidade Estadual de Goiás
Local: canal da UEG TV no YouTube e pelo Google Meet
Datas: 28 a 30 de junho de 2021
Tema: “Narrativas Audiovisuais: Colagens e Hibridismos na/da Pós-produção”
O Centro de Realização e Investigação Audiovisual – CRIA, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à Universidade Estadual de Goiás realizará, entre os dias 28 e 30 de junho de 2021, o I Narratividades − evento científico no campo de audiovisual e outras artes − na modalidade remota. As inscrições são gratuitas.
Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, o evento será realizado em formato remoto.
A programação inclui: palestras, exibição de narrativas audiovisuais, lançamento de livros e apresentações de comunicação oral.
Objetivo do Seminário: promover o encontro entre pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual, e de outros pesquisadores que possuam a análise e/ou a produção de imagens e sons como objetos centrais de suas investigações, para partilhar suas experiências e seus aprendizados.
As narrativas podem ser entendidas como um conjunto de manifestações que se valham da oralidade, da escrita, das imagens e dos sons que se organizam a partir de uma sucessão de episódios ou ocorrências de interesse humano, de modo que os sujeitos-autores possam se expressar, narrando e contando algo sobre o mundo, sobre a existência, sobre o outro ou sobre si mesmo.
O pensamento Benjaminiano nos convida a refletir sobre a prática de contar histórias. Pensar sobre o passado, o presente e o futuro a partir das experiências que vão sendo constituídas não somente do ponto de vista amplo, mas também da ótica individual de pessoas e grupos. De modo que não somente os discursos hegemônicos prevaleçam, mas também as micronarrativas que estão a contrapelo da história. Assim as narratividades precisam considerar as relações estabelecidas entre tempo, construção histórica, conteúdo e exercício do pensamento.
O cinema, o audiovisual, assim como outros ramos da arte carregam em sua essência a construção narrativa. Trazendo à baila conceitos, pré-conceitos, efervescências, ignições, reflexões. Os sons e as imagens, ou seja, uma matéria audiovisual, carregam consigo potentes linguagens da expressão humana, e, desse modo, de interesse de muitos campos de pesquisa científica, de produção poética e/ou para o mercado.
No contexto da exploração exaustiva de imagens e sons, ofertada/possibilitada pelos aparatos digitais de produção, distribuição e consumo de conteúdos, as narrativas vão sendo amealhadas ao cotidiano e transformando as formas de constituição e de leitura do mundo.
O excesso de oferta de imagens e sons tem oportunizado novas formas de manipulação desses conteúdos, o que Nicholas Bourriaud chamou de “pós-produção” e Tadeu Chiarelli de “imagens de segunda geração”, o que tem contribuído para a abolição da distinção tradicional entre produção e consumo, criação e cópia, ready-made e obra original, colagem e fonte uníssona.
Discutir, pensar, propor e pesquisar essas formas híbridas e transgressoras de constituição de narrativas tem se configurado como uma oportunidade diante desse novo ecossistema cultural.
Estudo de configurações e conteúdos acerca do cinema e do audiovisual, bem como do desenvolvimento sócio-histórico de sua linguagem, por meio da investigação das diferenças e das aproximações entre os processos históricos dos diferentes meios, com ênfase na análise de imagens e sons que abordem o pensamento histórico e estético, incluindo suas manifestações conexas separadamente, como a fotografia fixa (imagem) e a trilha musical (som).
Estudo e realização de obras audiovisuais, de diferentes gêneros e formatos, produzidas e veiculadas em diferentes suportes, com ênfase na relação entre as poéticas das obras audiovisuais, as especificidades estéticas de cada meio e as técnicas empregadas das diferentes áreas, desde a direção, fotografia, roteiro, produção, perpassando aspectos relacionados ao som, edição/montagem, cenografia e figurino, até aqueles ligados à animação e infografia.
Estudo dos processos de gestão no mercado audiovisual, com ênfase especial para os processos de comercialização, distribuição e exibição das produções. Observação de estratégias de inserção nas diversas janelas no mercado brasileiro e regional, programação e curadoria, formas de financiamento, tendências de circulação, fluxos audiovisuais, convergência das plataformas e regulamentação do setor.
Estudo das relações e atravessamentos gerados pelas interfaces entre os campos do Audiovisual e da educação, mediados pelas tecnologias digitais. Entendendo que o campo da educação extrapola o espaço da escola e o campo do audiovisual extrapola o espaço da sala de cinema, e que práticas e pesquisas vinculadas a estes campos, proporcionam, por meio de uma pedagogia das imagens, a experimentação de metodologias e a construção de narrativas que ajudam a fomentar possibilidades outras de leitura e de representação do mundo.
Estudo de narrativas visuais e/ou sonoras presentes no cotidiano e/ou produzidas por meio de processos poéticos, capazes de instigar reflexões críticas.
A inscrição como ouvinte também pode ser realizada no Sympla
As propostas deverão ser apresentadas por mestrandos e/ou mestres, doutorandos e/ou doutores, graduandos e/ou graduados (desde que tenham como coautores mestres ou doutores), seguindo as seguintes orientações:
Todos os Resumos Expandidos serão apresentados em formato de apresentação oral on-line. Cada apresentação poderá ter até 15 minutos de duração.
As propostas deverão ser apresentadas por mestrandos e/ou mestres, doutorandos e/ou doutores, graduandos e/ou graduados (desde que tenham como coautores mestres ou doutores), seguindo as seguintes orientações:
Todos os Resumos Expandidos serão apresentados em formato de apresentação oral on-line. Cada apresentação poderá ter até 10 minutos de duração + o tempo para a exibição da narrativa.
07/04 Publicação da chamada para o evento
25/04 Data limite para inscrição dos interessados em participar da Comissão Organizadora
30/04 Divulgação da programação preliminar
07/05 Data limite para submissão dos resumos expandidos
16/05 Prorrogação para submissão dos resumos expandidos
24/06 Divulgação dos trabalhos aprovados
24/06 Divulgação da programação definitiva
25/06 Envio dos arquivos de slides para o e-mail narratividades@ueg.br
28/06 Início do evento
30/08 Publicação dos Anais do evento
21/07 Envio dos certificados aos participantes (aprovados e ouvintes)
9h – Abertura
9h30 |Palestra de Abertura| Da produção amadora no YouTube às tramas transmídia: notas sobre práticas, narrativas e visualidades contemporâneas – Dra. Adriana Moreno – Universidade Autónoma de Coahuila (México). Assista aqui!
10h20 – Bate-papo com o convidado
11h – Lançamento do livro: “Cinema e Audiovisual: linguagens e processos de realização”
11h30 – Encerramento da programação matutina
INTERVALO
14h – Apresentações orais:
|
28/06/2021 - 14H | |||
GT 2 - LINHA 2: Linguagens e processos de realização audiovisual LINHA 3: Distribuição, comercialização e negócios no audiovisual |
|||
MEDIADOR: Professora Jô Levy | |||
LINK: meet.google.com/fnh-kuxj-hen (caso não abra direto, copie e cole em seu navegador) |
|||
AUTOR/A | CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO | LINHA TEMÁTICA | TÍTULO |
Iara Cristina Daniel Rodrigues | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 2 | Sobre meu bem estar |
Joanise Levy | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 2 | Sob Medida: uma arqueologia de imagens do corpo feminino |
Rubens Santos da Rocha Neto | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 2 | P...ciência |
Thais Rodrigues Oliveira | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | NAUFO-UEG e o processo de criação de sons para o curta-metragem Nata |
Thaynara Ayres Rezende | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | A direção de fotografia no Centro-Oeste sob uma perspectiva de gênero |
Heloísa Castilho Fernandes | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 3 | Netflix como alternativa para a distribuição e exibição de filmes sul-coreanos no Brasil |
17 – Encerramento da programação vespertina
9h30 |Palestra de Abertura| Arquivos audiovisuais da ditadura militar: tomada e retomada– Dra. Patrícia Machado – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Assista Aqui!
10h20 – Bate-papo com o convidado
11h – Lançamento de livro / filme
11h30 – Encerramento da programação matutina
INTERVALO
14h – Apresentações orais:
29/06/2021 - 14H | |||
GT 3 - LINHA 4: Audiovisual, educação e mediações tecnológicas | |||
MEDIADOR: Professor Marcelo Costa | |||
LINK: https://meet.google.com/nid-qfpr-rrx (caso não abra direto, copie e cole em seu navegador) |
|||
AUTOR/A | CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO | LINHA TEMÁTICA | TÍTULO |
Ana Luiza da Silva Indiano | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 4 | Racializando narrativas: o que as produções de jovens estudantes nos contam |
João Cláudio Simões de Oliveira | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 4 | “Como contar histórias através da proporção de tela: Um estudo do uso de aspect ratios na série Homecoming” |
Marcelo Henrique da Costa | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 4 | Outros cinemas possíveis e a educação |
Maykon Rodrigues dos Anjos | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 4 | Literalmente um roteiro: do estímulo criativo ao desenvolvimento de narrativas pelos jovens cineastas em sala de aula |
Stella Neres Santos | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 4 | O uso do celular para a criação do desenho animado Mantendo o controle (2021) |
29/06/2021 - 14H | |||
GT 5 - LINHA 5: Outras visualidades possíveis | |||
MEDIADOR: Professora Júlia Mariano | |||
LINK: https://meet.google.com/ywz-kfwz-dds (caso não abra direto, copie e cole em seu navegador) |
|||
AUTOR/A |
CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO | LINHA TEMÁTICA | TÍTULO |
Ana Rita Vidica | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | “Vide”: uma narrativa visual para ver o vazio |
Aristótelis Cardoso dos Santos | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 5 | Transfusões audiovisuais na vídeoperformance Do Peito ao Prumo |
Isabelle Barreto | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | Webdoc Alma das Ruas – uma reflexão sobre a cidade |
Julia Mariano Ferreira Costa | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | (Sobre)escrever fotografias: atualização de tempos e sentidos |
17 – Encerramento da programação vespertina
9h30 |Palestra de Abertura| As imagens da segunda geração nos processos de pós-produção – Dr. Tadeu Chiarelli – Universidade de São Paulo (Brasil). Assista aqui!
10h20 – Bate-papo com o convidado
11h – Lançamento de livro / filme
11h30 – Encerramento da programação matutina
INTERVALO
14h – Apresentações orais:
30/06/2021 - 14H | |||
GT 5 - LINHA 2: Linguagens e processos de realização audiovisual | |||
MEDIADOR: Professor Rafael de Almeida | |||
LINK: https://meet.google.com/wtk-mrkx-ghu (caso não abra direto, copie e cole em seu navegador) |
|||
AUTOR/A | CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO | LINHA TEMÁTICA | TÍTULO |
Paulo Henrique de Morais Balduino | COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL | LINHA 2 | QUEIMANDO EM AZUL PROFUNDO A ressignificação de imagens no cinema de found footage |
Rafael de Almeida | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | Collage: voz, found footage e filme-ensaio |
Milena Ribeiro Magalhães | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | À Deriva: O sujeito ensaístico viajante em Os catadores e eu de Agnès Varda (2000) e Encontros no fim do mundo (2007) de Werner Herzog |
Ana Paula de Aquino Caixeta | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | Ensaios sobre a partida: processos de luto e melancolia nos filmes-ensaio Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2016) |
Adriel Diniz dos Reis | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | Uma análise da película audiovisual Act without words I de Samuel Beckett |
Geórgia Cynara Coelho de Souza | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 2 | Sons do "Circo dos Pretos": compondo remotamente trilhas para uma série documental |
30/06/2021 - 14H | |||
GT 6 - LINHA 5: Outras visualidades possíveis | |||
MEDIADOR: Professora Ceiça Ferreira | |||
LINK: https://meet.google.com/mrg-jugv-ocz (caso não abra direto, copie e cole em seu navegador) |
|||
AUTOR/A | CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO | LINHA TEMÁTICA | TÍTULO |
Keyme Gomes Lourenço; Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | Cinema como narrativas de um mundo em ruínas |
Lucas Xavier Sousa | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | Tata Londirá - A representação social de Joãozinho da Goméia no desfile da Grande Rio em 2020 |
Renata Melo Barbosa do Nascimento | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | Representações e Subjetividades de Mulheres Negras: literatura de Jorge Amado por Nelson Pereira dos Santos (1977-1987) |
Elisângela Gomes | COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO | LINHA 5 | RAIZ: INVISÍVEL AOS OLHOS |
17 – Encerramento da programação vespertina
Alice Fátima Martins (UFG) - http://lattes.cnpq.br/2768377569632609
Ana Paula Silva Ladeira Costa (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6131345479819823
Ana Rita Vidica (UFG) - http://lattes.cnpq.br/9011537191118959
Ceiça Ferreira da Silva (UEG) - http://lattes.cnpq.br/7340718937246456
Clarissa Raquel Motter Dala Senta (UCB) - http://lattes.cnpq.br/6664615906311293
Edileuza Penha de Souza (IFB) - http://lattes.cnpq.br/5958884727540260
Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel (Secretaria de Educação do Distrito Federal) - http://lattes.cnpq.br/7193155628670499
Flávio Gomes de Oliveira (UFG) - http://lattes.cnpq.br/6251395246014220
Geórgia Cynara Coelho de Souza (UEG) – http://lattes.cnpq.br/4911717849806520
Jô Levy (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6620537095048568
José Eduardo Ribeiro Macedo (UEG) - http://lattes.cnpq.br/8710527792926111
Júlia Mariano Ferreira (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9511205983517161
Lara Lima Satler (UFG) - http://lattes.cnpq.br/7575445484262991
Marcelo Henrique da Costa (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9502029276342467
Patrícia Barcelos (IFB) - http://lattes.cnpq.br/3933338880158642
Pedro Maciel Guimarães Junior (UNICAMP) - http://lattes.cnpq.br/1059987300675530
Rafael de Almeida Tavares Borges (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9824143886144217
Sandro de Oliveira (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6803065096311240
Thais Oliveira Rodrigues (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9625896355422965
A identidade visual do evento é um recorte do filme curta-metragem “Queimando em Azul Profundo” de Paulo Morais e design gráfico de Samuel Peregrino. O filme é resultado de uma pesquisa sobre a técnica de found-footage orientada pelo prof. Dr. Rafael de Almeida, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.
A partir da relação que a direção e a montagem cinematográfica mantêm com a técnica de found-footage, o filme “Queimando em Azul Profundo”, que a partir de imagens roubadas, conta a história de uma jovem cantora em busca do estrelato e levanta questionamentos sobre como a técnica de found-footage lida com a ressignificação de imagens de arquivo para atuar de forma crítica e reflexiva junto à proposta de construção narrativa.
O contato com a comissão organizadora poderá ser feito pelo e-mail crialab@ueg.br
Estamos também no Instragram
11. CERTIFICADOS:
ATENÇÃO:
Se você se apresentou em algum Grupo de Trabalho, seu certificado nominal está aqui.
Se você participou como Ouvinte, seu certificado nominal está aqui.
INFORME FINAL:
© Morpheus 2016. >> Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.