Seminário de Pesquisa em Cinema, Audiovisual e Outras Artes | 2021

 

 

I NARRATIVIDADES

Seminário de Pesquisa em Cinema, Audiovisual e Outras Artes

 Realização: CriaLab e Universidade Estadual de Goiás

Local: canal da UEG TV no YouTube e pelo Google Meet

Datas: 28 a 30 de junho de 2021

 

Tema:Narrativas Audiovisuais: Colagens e Hibridismos na/da Pós-produção

 

O Centro de Realização e Investigação Audiovisual – CRIA, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à Universidade Estadual de Goiás realizará, entre os dias 28 e 30 de junho de 2021, o I Narratividades − evento científico no campo de audiovisual e outras artes − na modalidade remota. As inscrições são gratuitas.

Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, o evento será realizado em formato remoto.

A programação inclui: palestras, exibição de narrativas audiovisuais, lançamento de livros e apresentações de comunicação oral.

 Objetivo do Seminário: promover o encontro entre pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual, e de outros pesquisadores que possuam a análise e/ou a produção de imagens e sons como objetos centrais de suas investigações, para partilhar suas experiências e seus aprendizados.

  

  1. Sobre concepção e o tema do evento:

As narrativas podem ser entendidas como um conjunto de manifestações que se valham da oralidade, da escrita, das imagens e dos sons que se organizam a partir de uma sucessão de episódios ou ocorrências de interesse humano, de modo que os sujeitos-autores possam se expressar, narrando e contando algo sobre o mundo, sobre a existência, sobre o outro ou sobre si mesmo.

O pensamento Benjaminiano nos convida a refletir sobre a prática de contar histórias. Pensar sobre o passado, o presente e o futuro a partir das experiências que vão sendo constituídas não somente do ponto de vista amplo, mas também da ótica individual de pessoas e grupos. De modo que não somente os discursos hegemônicos prevaleçam, mas também as micronarrativas que estão a contrapelo da história. Assim as narratividades precisam considerar as relações estabelecidas entre tempo, construção histórica, conteúdo e exercício do pensamento.

O cinema, o audiovisual, assim como outros ramos da arte carregam em sua essência a construção narrativa. Trazendo à baila conceitos, pré-conceitos, efervescências, ignições, reflexões. Os sons e as imagens, ou seja, uma matéria audiovisual, carregam consigo potentes linguagens da expressão humana, e, desse modo, de interesse de muitos campos de pesquisa científica, de produção poética e/ou para o mercado.

No contexto da exploração exaustiva de imagens e sons, ofertada/possibilitada pelos aparatos digitais de produção, distribuição e consumo de conteúdos, as narrativas vão sendo amealhadas ao cotidiano e transformando as formas de constituição e de leitura do mundo.

O excesso de oferta de imagens e sons tem oportunizado novas formas de manipulação desses conteúdos, o que Nicholas Bourriaud chamou de “pós-produção” e Tadeu Chiarelli de “imagens de segunda geração”, o que tem contribuído para a abolição da distinção tradicional entre produção e consumo, criação e cópia, ready-made e obra original, colagem e fonte uníssona.

Discutir, pensar, propor e pesquisar essas formas híbridas e transgressoras de constituição de narrativas tem se configurado como uma oportunidade diante desse novo ecossistema cultural.

  

  1. Sobre as linhas temáticas:
  • LINHA 1: Teoria, história e análise do áudio e do visual

Estudo de configurações e conteúdos acerca do cinema e do audiovisual, bem como do desenvolvimento sócio-histórico de sua linguagem, por meio da investigação das diferenças e das aproximações entre os processos históricos dos diferentes meios, com ênfase na análise de imagens e sons que abordem o pensamento histórico e estético, incluindo suas manifestações conexas separadamente, como a fotografia fixa (imagem) e a trilha musical (som).

 

  • LINHA 2: Linguagens e processos de realização audiovisual

Estudo e realização de obras audiovisuais, de diferentes gêneros e formatos, produzidas e veiculadas em diferentes suportes, com ênfase na relação entre as poéticas das obras audiovisuais, as especificidades estéticas de cada meio e as técnicas empregadas das diferentes áreas, desde a direção, fotografia, roteiro, produção, perpassando aspectos relacionados ao som, edição/montagem, cenografia e figurino, até aqueles ligados à animação e infografia.

 

  • LINHA 3: Distribuição, comercialização e negócios no audiovisual

Estudo dos processos de gestão no mercado audiovisual, com ênfase especial para os processos de comercialização, distribuição e exibição das produções. Observação de estratégias de inserção nas diversas janelas no mercado brasileiro e regional, programação e curadoria, formas de financiamento, tendências de circulação, fluxos audiovisuais, convergência das plataformas e regulamentação do setor.

 

  • LINHA 4: Audiovisual, educação e mediações tecnológicas

Estudo das relações e atravessamentos gerados pelas interfaces entre os campos do Audiovisual e da educação, mediados pelas tecnologias digitais. Entendendo que o campo da educação extrapola o espaço da escola e o campo do audiovisual extrapola o espaço da sala de cinema, e que práticas e pesquisas vinculadas a estes campos, proporcionam, por meio de uma pedagogia das imagens, a experimentação de metodologias e a construção de narrativas que ajudam a fomentar possibilidades outras de leitura e de representação do mundo.

 

  • LINHA 5: Outras visualidades possíveis

Estudo de narrativas visuais e/ou sonoras presentes no cotidiano e/ou produzidas por meio de processos poéticos, capazes de instigar reflexões críticas.

 

  1. Sobre a inscrição como Ouvinte:

 

A inscrição como ouvinte também pode ser realizada no Sympla

  1. Sobre as Comunicações Orais (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

As propostas deverão ser apresentadas por mestrandos e/ou mestres, doutorandos e/ou doutores, graduandos e/ou graduados (desde que tenham como coautores mestres ou doutores), seguindo as seguintes orientações: 

  1. O arquivo eletrônico contendo o “Resumo Expandido” deverá ser enviado em formato DOC;
  2. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma: nomecompleto_Linha.doc (Exemplo: Jose-da-Silva_Linha3.doc) e deverá ser enviado para por e-mail para: crialab@ueg.br 
  3. Tamanho máximo de 2MB;
  4. Tamanho da página: A4;
  5. Margens superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2cm;
  6. Espaçamento de linhas: 1,5 cm; Tipo de fonte: Arial; Texto justificado;
  7. Tamanho da fonte: indicada em cada item do Resumo Expandido, conforme o modelo (template) disponibilizado AQUI;
  8. O texto deverá conter no mínimo três (03) e no máximo seis (06) páginas, com até dois elementos gráficos (tabelas, gráficos, figuras, etc.) que não poderão, juntos, ultrapassar o espaço referente a uma (1) página, ainda que dispostos em páginas diferentes;
  9. As citações devem seguir as normas vigentes da ABNT, sendo que citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm da margem esquerda e usar Arial 10, espaçamento simples. As citações com menos de três linhas, devem usar aspas no próprio corpo do texto. Para notas de rodapé, usar Arial 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com recuo de 1,5 cm;
  10. As referências devem seguir as normas vigentes da ABNT, contendo até 1.000 caracteres;
  11. O mini currículo de cada autor/a deverá conter até 500 caracteres;
  12. Todos/as os/as autores/as deverão se inscrever para o evento.

 Todos os Resumos Expandidos serão apresentados em formato de apresentação oral on-line. Cada apresentação poderá ter até 15 minutos de duração.

 

  1. Sobre as Narrativas Áudio-Visuais (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

As propostas deverão ser apresentadas por mestrandos e/ou mestres, doutorandos e/ou doutores, graduandos e/ou graduados (desde que tenham como coautores mestres ou doutores), seguindo as seguintes orientações: 

  1. As narrativas poderão ser sonoras, visuais e audiovisuais;
  2. A tempo máximo de exibição da narrativa no evento será de 10 minutos. As narrativas que excederem esse tempo poderão ser disponibilizadas aos participantes para acesso posterior e/ou o/a autor/a poderá fazer um recorte para a exibição no evento;
  3. O arquivo eletrônico contendo o "Resumo Expandido" deverá ser enviado em formato DOC;
  4. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma: nomecompleto_Linha.doc (Exemplo: Jose-da-Silva_Linha3.doc) e deverá ser enviado para por e-mail para: crialab@ueg.br 
  5. O arquivo de texto deverá te o tamanho máximo de 2MB;
  6. Tamanho da página: A4;
  7. Margens superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2cm;
  8. Espaçamento de linhas: 1,5 cm; Tipo de fonte: Arial; Texto justificado;
  9. Tamanho da fonte: indicada em cada item do Resumo Expandido, conforme o modelo (template) disponibilizado AQUI;
  10. O texto deverá conter mínimo de 600 e máximo de 800 palavras, com até dois elementos gráficos (tabelas, gráficos, figuras, etc.) que não poderão, juntos, ultrapassar o espaço referente a uma (1) página, ainda que dispostos em páginas diferentes;
  11. As citações devem seguir as normas vigentes da ABNT, sendo que citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm da margem esquerda e usar Arial 10, espaçamento simples. As citações com menos de três linhas, devem usar aspas no próprio corpo do texto. Para notas de rodapé, usar Arial 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com recuo de 1,5 cm;
  12. As referências devem seguir as normas vigentes da ABNT, contendo até 1.000 caracteres;
  13. O mini currículo de cada autor/a deverá conter até 500 caracteres;
  14. Todos/as os/as autores/as deverão se inscrever para o evento.

 Todos os Resumos Expandidos serão apresentados em formato de apresentação oral on-line. Cada apresentação poderá ter até 10 minutos de duração + o tempo para a exibição da narrativa.

  

  1. Cronograma:

07/04    Publicação da chamada para o evento

25/04    Data limite para inscrição dos interessados em participar da Comissão Organizadora

30/04    Divulgação da programação preliminar

07/05    Data limite para submissão dos resumos expandidos

16/05    Prorrogação para submissão dos resumos expandidos

24/06    Divulgação dos trabalhos aprovados

24/06    Divulgação da programação definitiva

25/06    Envio dos arquivos de slides para o e-mail narratividades@ueg.br

28/06    Início do evento

30/08    Publicação dos Anais do evento

21/07     Envio dos certificados aos participantes (aprovados e ouvintes)

 

  1. Programação Final:

 28/06

9h – Abertura

9h30 |Palestra de Abertura| Da produção amadora no YouTube às tramas transmídia: notas sobre práticas, narrativas e visualidades contemporâneas  Dra. Adriana Moreno – Universidade Autónoma de Coahuila (México).  Assista aqui!

10h20 – Bate-papo com o convidado

11h – Lançamento do livro: “Cinema e Audiovisual: linguagens e processos de realização”

11h30 – Encerramento da programação matutina

 INTERVALO

14h – Apresentações orais:

28/06/2021 - 14H
GT 1 - LINHA 1: Teoria, história e análise do áudio e do visual
MEDIADOR: Professor Sandro de Oliveira
LINK: meet.google.com/fbn-mtfu-eep 
AUTOR/A  CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO LINHA TEMÁTICA TÍTULO
Arthur Arantes Bilego COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 1 A mediação cultural da relação som-imagem em Lições da Escuridão (1992) de Werner Herzog
Cindy Faria Silva COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 1 O fazer fílmico em Goiás sob a perspectiva feminina 
Henrique Rodrigues Marques COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 1 Genre is burning: por uma abordagem queer dos estudos de gêneros cinematográficos

 

28/06/2021 - 14H

GT 2 - LINHA 2: Linguagens e processos de realização audiovisual

LINHA 3: Distribuição, comercialização e negócios no audiovisual

MEDIADOR: Professora Jô Levy

LINK:  meet.google.com/fnh-kuxj-hen  

(caso não abra direto, copie e cole em seu navegador)

AUTOR/A  CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO LINHA TEMÁTICA TÍTULO
Iara Cristina Daniel Rodrigues COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 2 Sobre meu bem estar
Joanise Levy COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 2 Sob Medida: uma arqueologia de imagens do corpo feminino
Rubens Santos da Rocha Neto COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 2 P...ciência
Thais Rodrigues Oliveira COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 NAUFO-UEG e o processo de criação de sons para o curta-metragem Nata
Thaynara Ayres Rezende COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 A direção de fotografia no Centro-Oeste sob uma perspectiva de gênero
Heloísa Castilho Fernandes COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 3 Netflix como alternativa para a distribuição e exibição de filmes sul-coreanos no Brasil

17 – Encerramento da programação vespertina

 

29/06

9h30 |Palestra de Abertura| Arquivos audiovisuais da ditadura militar: tomada e retomada Dra. Patrícia Machado – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Assista Aqui!

10h20 – Bate-papo com o convidado

11h – Lançamento de livro / filme

11h30 – Encerramento da programação matutina

 INTERVALO

14h – Apresentações orais:

29/06/2021 - 14H
GT 3 - LINHA 4: Audiovisual, educação e mediações tecnológicas
MEDIADOR: Professor Marcelo Costa

LINK: https://meet.google.com/nid-qfpr-rrx

(caso não abra direto, copie e cole em seu navegador)

AUTOR/A  CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO LINHA TEMÁTICA TÍTULO
Ana Luiza da Silva Indiano COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 4 Racializando narrativas: o que as produções de jovens estudantes nos contam 
João Cláudio Simões de Oliveira COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 4 “Como contar histórias
através da proporção de tela: Um estudo do uso de aspect ratios na
série Homecoming”
Marcelo Henrique da Costa COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 4 Outros cinemas possíveis e a educação
Maykon Rodrigues dos Anjos COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 4 Literalmente um roteiro: do estímulo criativo ao desenvolvimento de narrativas pelos jovens cineastas em sala de aula
Stella Neres Santos COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 4 O uso do celular para a criação do desenho animado
Mantendo o controle (2021)

 

29/06/2021 - 14H
GT 5 - LINHA 5: Outras visualidades possíveis
MEDIADOR: Professora Júlia Mariano

LINK: https://meet.google.com/ywz-kfwz-dds 

(caso não abra direto, copie e cole em seu navegador)

AUTOR/A

CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO  LINHA TEMÁTICA TÍTULO
Ana Rita Vidica COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 “Vide”: uma narrativa visual para ver o vazio
Aristótelis Cardoso dos Santos COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 5 Transfusões audiovisuais na vídeoperformance Do Peito ao Prumo
Isabelle Barreto COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 Webdoc Alma das Ruas – uma reflexão sobre a cidade
Julia Mariano Ferreira Costa COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 (Sobre)escrever fotografias: atualização de tempos e sentidos

17 – Encerramento da programação vespertina

 

30/06

9h30  |Palestra de Abertura| As imagens da segunda geração nos processos de pós-produção  Dr. Tadeu Chiarelli – Universidade de São Paulo (Brasil). Assista aqui!

10h20 – Bate-papo com o convidado

11h – Lançamento de livro / filme

11h30 – Encerramento da programação matutina

 INTERVALO

14h – Apresentações orais:

30/06/2021 - 14H
GT 5 - LINHA 2: Linguagens e processos de realização audiovisual
MEDIADOR: Professor Rafael de Almeida

LINK:  https://meet.google.com/wtk-mrkx-ghu 

(caso não abra direto, copie e cole em seu navegador)

AUTOR/A  CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO  LINHA TEMÁTICA TÍTULO
Paulo Henrique de Morais Balduino COMUNICAÇÃO ORAL + NARRATIVA ÁUDIO - VISUAL LINHA 2 QUEIMANDO EM AZUL PROFUNDO
 A ressignificação de imagens no cinema de found footage
Rafael de Almeida COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 Collage: voz, found footage e filme-ensaio
Milena Ribeiro Magalhães COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 À Deriva: O sujeito ensaístico viajante em Os catadores e eu de Agnès Varda (2000) e Encontros no fim do mundo (2007) de Werner Herzog
Ana Paula de Aquino Caixeta COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 Ensaios sobre a partida: processos de luto e melancolia nos filmes-ensaio Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2016)
Adriel Diniz dos Reis COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 Uma análise da película audiovisual Act without words I de Samuel Beckett
Geórgia Cynara Coelho de Souza COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 2 Sons do "Circo dos Pretos": compondo remotamente trilhas para uma série documental 

 

30/06/2021 - 14H
GT 6 - LINHA 5: Outras visualidades possíveis
MEDIADOR: Professora Ceiça Ferreira

LINK: https://meet.google.com/mrg-jugv-ocz

(caso não abra direto, copie e cole em seu navegador)

AUTOR/A  CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO LINHA TEMÁTICA  TÍTULO
Keyme Gomes Lourenço; Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 Cinema como narrativas de um mundo em ruínas
Lucas Xavier Sousa COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 Tata Londirá - A representação social de Joãozinho da Goméia no desfile da Grande Rio em 2020
Renata Melo Barbosa do Nascimento COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 Representações e Subjetividades de Mulheres Negras: literatura de Jorge Amado por Nelson Pereira dos Santos (1977-1987)
Elisângela Gomes COMUNICAÇÃO ORAL + ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO LINHA 5 RAIZ: INVISÍVEL AOS OLHOS

17 – Encerramento da programação vespertina

 

  1. Comissão Científica:

Alice Fátima Martins (UFG) - http://lattes.cnpq.br/2768377569632609

Ana Paula Silva Ladeira Costa (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6131345479819823

Ana Rita Vidica (UFG) - http://lattes.cnpq.br/9011537191118959

Ceiça Ferreira da Silva (UEG) - http://lattes.cnpq.br/7340718937246456

Clarissa Raquel Motter Dala Senta (UCB) - http://lattes.cnpq.br/6664615906311293

Edileuza Penha de Souza (IFB) - http://lattes.cnpq.br/5958884727540260

Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel (Secretaria de Educação do Distrito Federal) - http://lattes.cnpq.br/7193155628670499

Flávio Gomes de Oliveira (UFG) - http://lattes.cnpq.br/6251395246014220

Geórgia Cynara Coelho de Souza (UEG) – http://lattes.cnpq.br/4911717849806520 

Jô Levy (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6620537095048568

José Eduardo Ribeiro Macedo (UEG) - http://lattes.cnpq.br/8710527792926111

Júlia Mariano Ferreira (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9511205983517161

Lara Lima Satler (UFG) - http://lattes.cnpq.br/7575445484262991

Marcelo Henrique da Costa (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9502029276342467

Patrícia Barcelos (IFB) - http://lattes.cnpq.br/3933338880158642

Pedro Maciel Guimarães Junior (UNICAMP) - http://lattes.cnpq.br/1059987300675530

Rafael de Almeida Tavares Borges (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9824143886144217 

Sandro de Oliveira (UEG) - http://lattes.cnpq.br/6803065096311240 

Thais Oliveira Rodrigues (UEG) - http://lattes.cnpq.br/9625896355422965

 

  1. Sobre a identidade visual do evento:

A identidade visual do evento é um recorte do filme curta-metragem “Queimando em Azul Profundo” de Paulo Morais e design gráfico de Samuel Peregrino. O filme é resultado de uma pesquisa sobre a técnica de found-footage orientada pelo prof. Dr. Rafael de Almeida, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.

A partir da relação que a direção e a montagem cinematográfica mantêm com a técnica de found-footage, o filme “Queimando em Azul Profundo”, que a partir de imagens roubadas, conta a história de uma jovem cantora em busca do estrelato e levanta questionamentos sobre como a técnica de found-footage lida com a ressignificação de imagens de arquivo para atuar de forma crítica e reflexiva junto à proposta de construção narrativa.

 

  1. Contato:

O contato com a comissão organizadora poderá ser feito pelo e-mail crialab@ueg.br 

Estamos também no Instragram

 

11. CERTIFICADOS:

ATENÇÃO:

Se você se apresentou em algum Grupo de Trabalho, seu certificado nominal está aqui.

Se você participou como Ouvinte, seu certificado nominal está aqui.

 

 

INFORME FINAL: