Visões de Futuro - filmes selecionados

01/06/2026

Miniatura_selecinados

 

A 3ª Mostra de Cinema Universitário Visões de Futuro já tem seus filmes selecionados para a edição de 2026. Integrando a programação do 5º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, a mostra será realizada no dia 17 de junho, durante o 27º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na Cidade de Goiás (GO).

Com caráter competitivo, a mostra reúne produções realizadas por estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Goiás (IFG Cidade de Goiás), Instituto Federal de Brasília (IFB Recanto das Emas), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ao todo, serão exibidos documentários, filmes de ficção e produções experimentais que representam a diversidade de olhares, temáticas e processos criativos desenvolvidos nas instituições participantes.

A edição deste ano marca a consolidação da Mostra como um espaço de circulação, reconhecimento e intercâmbio da produção universitária do Brasil Central, apresentando ao público diferentes perspectivas, narrativas e experimentações estéticas produzidas no contexto da formação audiovisual.

Nesta edição, os filmes foram selecionados por comissões constituídas em cada uma das instituições participantes, a partir de chamamentos internos abertos aos estudantes. O modelo busca ampliar a participação das comunidades acadêmicas no processo curatorial e fortalecer a representatividade das obras escolhidas para a Mostra.

A seleção de 2026 evidencia a diversidade temática, estética e narrativa presente na produção audiovisual universitária do Brasil Central. 

As sessões da 3ª Mostra Visões de Futuro serão realizadas no dia 17 de junho de 2026, às 19h, no Palácio da Instrução – Sala de Cinema 2, na Cidade de Goiás (GO). 

Além das exibições, a Mostra Visões de Futuro contará com cerimônia de premiação, que reconhecerá os filmes destaques da edição. Os vencedores serão escolhidos por júri oficial e concorrerão a premiações que buscam incentivar a produção audiovisual universitária e fortalecer a circulação das obras realizadas por estudantes.

Mais do que uma competição, a Mostra Visões de Futuro se consolida como um espaço de encontro entre escolas, estudantes, professores e realizadores, promovendo a circulação do cinema universitário e fortalecendo os vínculos entre os cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil Central.

 

Confira os filmes que compõem a programação da Mostra

Feed_03

Feed_02