Foi uma noite memorável. Os 19 videoclipes que concorriam aos seis prêmios do festival literalmente fizeram o público dançar e pular durante as mais de duas horas de festival. A tensão entre os produtores, cantoras e cantores, discentes universitários e público local era visível durante a projeção dos videoclipes. As quase 150 pessoas que lotaram os jardins do Palácio Conde dos Arcos comprovaram que o festival já é uma realidade entre os produtores audiovisuais e da música e ponto de encontro de gente que gosta do formato de videoclipe como produto audiovisual comercialmente viável.
O IFIDEVIDULA agradece então aos 31 videoclipes inscritos no festival e à presença de muitos dos concorrentes na noite de premiação. Aos docentes do IV Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central agradecemos pela presença e participação na entrega dos prêmios aos videoclipes vencedores e pela abertura de permitir que o festival seja apresentado ao corpo discente de suas IES para a edição de 2026.
O prêmio de MENÇÃO HONROSA foi entregue ao videoclipe “Cristal Modulado I”, produzido no IFG - Cidade de Goiás e dirigido por Agla Manzan, Camila Batista, Gabriela Andrade, Laura Freitas e Ludimila Nogueira. A canção foi composta e interpretada pelo Mc Josef (Josef Martins), também discente do IFG - Cidade de Goiás. Na entrega do prêmio, feito pela Profa. Cris Ventura, do IFG - Cidade de Goiás, foi enfatizada a disposição do videoclipe “Cristal Modulado I” em exibir de maneira lúdica e afetuosa a cidade, bairro e os amigos do músico e pela coragem da letra da música de falar da invisibilização das populações periféricas sempre em meio à violência urbana.
Profa. Cris Ventura (IFG - Cidade de Goiás) entrega o prêmio à diretora Agla Manzan do videoclipe Cristal Modulado I.
O prêmio de MELHOR CANÇÃO foi entregue à canção "P.R.E.T.O.”, composta e interpretada pelo cantor Faelll, da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Cinema e Audiovisual. A canção descreve de maneira profundamente sincera a violência de vários matizes à qual as populações negras estão expostas. Ela nos faz refletir sobre qual tipo de civilização e qual futuro estamos construindo. O videoclipe “P.R.E.T.O” foi dirigido pela discente Samantha Kpatoupka e produzido por Océane Ludmila Peace Adagbe, que foi receber o prêmio das mãos da docente da UEG Prof. Ana Paula Ladeira Costa.
Ludmila Adagbe recebe o prêmio de melhor canção da Profa. Ana Paula Ladeira Costa em nome do cantor Faelll, compositor e intérprete da canção P.R.E.T.O.
O prêmio de PERFORMANCE CANTOR/ CANTORA/ GRUPO ou CONJUNTO foi para a cantora Paula de Paula, por seu incrível carisma demonstrado na apresentação de palco no videoclipe “DEIXA EU SER MULHER” e pela sinceridade em se posicionar como uma mulher que decide tomar os rumos de sua própria vida e liberdade. O videoclipe Deixa eu ser mulher foi dirigido pela discente da UEG Raquel Rosa, que recebeu o prêmio do Prof. Moacir Sant’Anna Barros, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).
O prêmio da MOSTRA UNIVERSITÁRIA foi para o videoclipe "Profana", dirigido por Stéfanny Rocha e produzido pela UEG, Zariah Filmes e BS Produções. O videoclipe foi premiado pelo seu rebuscamento da mise-en-scène, suas performances musicais e pelo cuidado com os elementos constituintes do videoclipe, tudo isso embalado por poderosa canção que fala dos poderes das culturas ancestrais.
O docente da UEG, Prof. José Eduardo Ribeiro Macedo entrega o prêmio da Mostra Universitária ao coletivo de produção do videoclipe Profana
O prêmio da MOSTRA IFIDEVIDULA LIVRE foi para o videoclipe "Cabokla”, dirigido por Akira de Morais e produzido por Hingred Guimarães, Nerus Filmes, Projeto Brota na Base e pela Duluna Produções. “Cabokla” exibiu um excelente manejo do dispositivo cinematográfico e coroou uma canção que dá forma ao videoclipe e que revela aqui um mundo utópico onde todas/ os/ es podem exercer suas inúmeras formas de “ser”.
A Produtora Audiovisual Anna Claudia Araújo, do videoclipe Cabokla recebeu o prêmio de melhor videoclipe da Mostra IFIDEVIDULA Livre das mãos do Prof. Marcelo Costa, da UEG e Coordenador do IV Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central
O prêmio do JÚRI POPULAR teve um formato ousado no VII IFIDEVIDULA. A produção do festival disponibilizou um QR code para que o público presente pudesse acessar o link da folha de votação e pudesse fazer a votação online do videoclipe mais popular do evento. O prêmio coube ao videoclipe "Falhando na Missão", rock interpretado pelo conjunto “virtual” REVIDE e pelo Grupo União Clandestina. O videoclipe Falhando na missão foi dirigido por Aléx Fróes, discente da UEG e membro do REVIDE, e produzido pela UEG, Full Moon Movies, Rafael Simon, Zack O’Nill, Aléx Fróes e pelo laboratório experimental de cinema e arte ENTRE-IMAGENS.
A galera do videoclipe Falhando na missão recebe o prêmio do JÚRI POPULAR do Prof. Sandro de Oliveira, da UEG.
Houve, no final do evento, uma surpresa oferecida pelo Prof. Marcelo Costa, do CRIA Lab UEG. Ele disse que uma pequena unidade de equipamentos de filmagem e gravação de som ficará disponível a partir do mês de agosto de 2025, para um videoclipe escolhido pelo festival. O Ifidevidula agradece imensamente à Coordenação do IV Encontro de Escolas de Cinema pela generosidade em acolher o festival e pelo oferecimento de um prêmio importante para a produção universitária de videoclipes. O prêmio SURPRESA do Cria Lab foi para o videoclipe “Dia de Cão”, canção pop-rock interpretada pelo grupo Vento Cobre e dirigido por Malu Lopes & Stella Cravo e produzido pela UEG e pela Consuelo Filmes.
O pessoal do videoclipe escolhido pelo CriaLAB, "Dia de Cão".
Matéria original no site do IFIDEVIDULA
© Morpheus 2025. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.