
A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do curso de Letras do Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis, participou do VII Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (Ebime), realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A delegação levou ao evento produções desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) interdisciplinar Letras/Educação Física, da iniciação científica e da extensão universitária vinculados ao projeto de extensão “As veredas literárias do Cerrado: práticas de incentivo à leitura de literatura goiana” e da visita técnica ao 13º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá).
As apresentações do Pibid reuniram relatos de experiências pedagógicas construídas a partir de sequências didáticas sobre a poesia de Márcia Kambeba e o conto de Paulina Chiziane, com foco na valorização das educações indígena e africana no contexto escolar. As comunicações também foram coordenadas pela supervisora do programa no Colégio Estadual Frederico Gonzaga Jayme, em Quirinópolis, professora Tereza Cristina da Silva e Souza, e apresentadas pelos discentes Danielle Souza Martins, Fabrienny Vieira Alves, Jardeane da Silva Oliveira, Karina Alves da Costa dos Santos, Lorenzo Santos de Menezes, Maria Fernanda Cândido Ferreira e Náthany Gomes da Silva.
No campo da pesquisa, a acadêmica Fernanda Sousa Rosa apresentou resultados de iniciação científica sobre a poesia de Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe, analisada sob a perspectiva da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand. Já na extensão, a professora Dra. Rosangela do Nascimento Costa compartilhou uma leitura simbólica do poema “Jardim Fechado”, da poetisa goiana Leodegária de Jesus, enquanto o psicólogo e professor Alexandre Ribeiro Aquino apresentou estudo sobre o imaginário no gênero diário de viagem, desenvolvido a partir das atividades do 13º Fliaraxá.
Todos os trabalhos foram orientados pela professora Dra. Zilda Dourado, do curso de Letras do Câmpus Sudoeste da UEG, que também proferiu a palestra “Tópicos de Antropologia do Imaginário para uma educação leitora”. Para a docente, a presença da UEG em eventos científicos estaduais amplia a circulação das produções acadêmicas da instituição, fortalece a divulgação junto a outras instituições de ensino superior, além de incentivar o protagonismo estudantil na pesquisa e na formação docente. Ressalta ainda que a participação no VII Ebime também estimula a formação crítica, multicultural e integrada às demandas contemporâneas do ensino de Letras e das humanidades.




(Comunicação Setorial|UEG)