Na tarde do dia 22 de novembro, o Câmpus Norte - Sede Uruaçu inaugurou o Laboratório de Pedagogia Infância e Mídias (LAPIM), idealizado pela Dra. Claudia Regina Bertoso Leite.
O LAPIM tem a finalidade de promover o desenvolvimento prático escolar, em que os alunos da graduação e docentes do departamento de educação, estendido a também toda a comunidade, possam desenvolver projetos sociais, multiculturais, de estudo e pesquisa no processo conciliando entre a teoria e a prática.
Dentro do laboratório pode ser realizado qualquer atividade com fim pedagógico, relacionados às práticas de ensino, pesquisa e extensão; como também atividades práticas por meio de oficinas pedagógicas, além da produção de materiais didáticos como instrumentalização para o ensino e o fornecimento materiais didáticos e de multimídias para a prática de estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia, bem como para qualquer servidor.
No que tange à estrutura, conta com recursos multifuncionais, há mesas, cadeiras, uma lousa digital, uma TV, 4 tablets, 2 notebooks, colchonetes e diversos jogos lúdicos.
Durante a tarde de inauguração, os acadêmicos do 6° período de Pedagogia, proporcionaram um momento de ensino e interação sobre a temática Educação Ambiental e Cerrado para alunos da rede municipal de ensino. A atividade contou com a presença dos alunos do 5° ano “B” da Escola Municipal Professora Lastênia Fernandes de Carvalho, que realizaram uma visita e antes das atividades propostas puderam conhecer toda a estrutura da Universidade.
A ideia para este projeto de atividade surgiu durante uma aula de campo realizada pelos acadêmicos, através da disciplina de Atividades de Enriquecimento e Aprofundamento (AEA) ministrada pela docente Dra. Cássia Monalisa dos Santos Silva.
Além da apresentação, também foi realizado um Quiz do cerrado e uma “Word cloud” (nuvem de palavras). Enquanto isso, no pátio da Universidade acontecia com outro grupo de alunos o “Ludo do Cerrado”, um grande tabuleiro confeccionado pela turma do 6° período com perguntas sobre o cerrado e a sua conservação e preservação.
Para a acadêmica Nayane do 6° período de Pedagogia, a disciplina de AEA proporcionou aulas de campo maravilhosas, o que é fundamental para área do conhecimento no âmbito educacional. “Como estamos no período de estágio do curso Pedagogia, pensamos em como poderíamos aplicar essa mesma prática e conteúdo (Cerrado) com alunos do Ensino Fundamental. E depois de debatermos bastante, os acadêmicos chegaram à conclusão de que a melhor forma seria a lúdica e interativa. E como esperado, a prática pedagógica mostrou ser uma ferramenta extraordinária e a metodologia utilizada também mostrou ser muito eficaz. Amei fazer parte de cada momento, vi na teoria e na prática que o ensino e aprendizagem de forma que possamos experimentar e colocar em prática o que estudamos é bem mais eficaz”, destaca a aluna.