O CriaLab|UEG, por meio do Programa Laboratorial em Educação e Inteligência Artificial (Léia), passa a integrar a coordenação do grupo de trabalho “Educação e Inteligência Artificial”, da Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação (Alie). O grupo reúne pesquisadores para discutir os impactos, desafios e potencialidades da inteligência artificial nos contextos educacionais de países latino-americanos.
O prof. Marcelo Costa integra a equipe de pesquisadores e a profa. Carla Conti de Freitas, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG), coordena o GT junto do prof. Felipe Londoño, da Universidad Jorge Tadeo Lozano (Colômbia). "A coordenação de um GT na Alie é importante pois, além de agregar pesquisadores de diferentes países, cria uma prática de compartilhamento do conhecimento produzido", afirma Carla.
A iniciativa reúne representantes da Colômbia, Uruguai, Brasil, Peru, México e Honduras. A proposta do grupo compreende a IA não apenas como um recurso técnico, mas como um fenômeno sociotécnico capaz de influenciar práticas pedagógicas, políticas públicas, produção de conhecimento e condições de trabalho docente. Entre os principais temas debatidos pelo GT estão as tensões entre inovação tecnológica, garantia de direitos humanos, soberania digital e autonomia pedagógica. O grupo também busca problematizar os riscos associados à dependência tecnológica e ao chamado “colonialismo de dados”, conceito que aponta para a utilização de sistemas educacionais como espaços de coleta e exploração de informações por grandes empresas de tecnologia.
Segundo o prof. Marcelo Costa, um dos importantes eixos de atuação do CriaLab|UEG é o de audiovisual e tecnologias digitais. "No ano em que o Laboratório completa dez anos, tem investido em ações de pesquisa e extensão no campo da educação e inteligência artificial por meio do Léia, que aprovou um grupo de trabalho com este tema na Alie, somando esforços de pesquisadores e pesquisadoras de seis países diferentes, com foco na internacionalização das ações do Laboratório e também do desenvolvimento científico em Educação e IA no âmbito da UEG", ressalta.
Sobre a Alie
A Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação (Alie) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pesquisadores, instituições, redes e organizações ligadas à pesquisa e à pós-graduação em educação na América Latina e no Caribe. Entre seus objetivos estão o fortalecimento do pensamento crítico latino-americano, a defesa do direito à educação, a consolidação de redes de intercâmbio acadêmico e a promoção de debates públicos relacionados às políticas educacionais da região.
Sobre o Léia
O Programa Laboratorial em Educação e Inteligência Artificial (Léia) é uma iniciativa voltada à pesquisa e à formação docente para uso ético e sustentável de tecnologias de IA na educação. O programa laboratorial é desenvolvido no CriaLab|UEG e busca responder às transformações aceleradas provocadas pela popularização dessas ferramentas digitais no cotidiano. O Léia dialoga de maneira necessária e atual com a crescente popularização das inúmeras inteligências artificiais no cotidiano de pessoas, instituições e empresas. É composto por professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás com atuação em diversas áreas de pesquisa.
Sobre o CriaLab|UEG
O CriaLab|UEG é o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, dedicado à formação, pesquisa e experimentação. Reúne docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Com estúdios e equipes especializadas, produz conteúdos, realiza ações formativas e impulsiona inovação no audiovisual.
Em 2026, o CriaLab|UEG completa 10 anos. Em uma década, ele se consolidou como referência em pesquisa, formação e inovação no audiovisual. A data marca uma trajetória histórica no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, produção de conteúdos e ações formativas que impactam a comunidade acadêmica e cultural.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)