A Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e o Governo do Estado assinaram, nesta quinta-feira (05), o acordo referente à Ação Civil Pública que viabiliza a nomeação de 118 servidores técnico-administrativos para a Universidade.
A convocação desses novos servidores representa um aumento de 18% no quadro de servidores efetivos da UEG e irá atender diretamente 21 Unidades Universitárias distribuídas pelo estado, fortalecendo a estrutura administrativa da instituição e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica.
As tratativas para o acordo tiveram início quando a Defensoria Pública, UEG e Estado alinharam os termos que culminaram na assinatura realizada nesta quinta-feira. Com a formalização do acordo, o processo segue agora para homologação judicial. Após essa etapa, a Secretaria de Estado da Administração será responsável pela convocação oficial dos aprovados, nomeação e posse.
Para a Defensora, Dra. Larissa Pinheiro Pacífico, a assinatura vai além de um ato formal. “Não se trata apenas da assinatura de um acordo, mas do compromisso de manter um diálogo permanente e institucional entre os órgãos envolvidos”, destacou.
O procurador setorial da UEG, Dr. Marcelo, ressaltou a importância da capilaridade da Universidade, presente em diversas cidades do interior do estado, ampliando o acesso ao ensino superior público. Segundo ele, o acordo representa “o pontapé inicial de um novo momento para a Universidade”. O procurador também agradeceu ao assessor da Defensoria Pública pelo empenho no encaminhamento operacional do acordo.
O reitor da UEG, Antonio Cruvinel, reconheceu o trabalho dos servidores da Defensoria Pública, especialmente na busca ativa junto ao cadastro de reserva do concurso, e agradeceu ao Procurador-Geral por acreditar no papel estratégico da Universidade para o desenvolvimento social do estado.
Durante o ato, foi ressaltado que a UEG atende ao mesmo perfil socioeconômico do público assistido pela Defensoria Pública Estadual. Atualmente, cerca de 78% das famílias atendidas pela Universidade possuem renda de até três salários mínimos. Nesse contexto, o acordo firmado representa um esforço conjunto das instituições para garantir que a UEG continue cumprindo sua missão social de promover acesso à educação superior pública e de qualidade.
O assessor Gabriel Martins Quirino e o Defensor Público-Geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes, também participaram do momento. O Defensor Público-Geral destacou a importância de estar presente em um ato que classificou como histórico tanto para a UEG quanto para a Defensoria Pública, reforçando o compromisso institucional com políticas públicas que promovam inclusão e cidadania.
Com a assinatura do acordo, avança para a fase final a Ação Civil Pública que viabiliza o reforço do quadro técnico-administrativo da Universidade Estadual de Goiás, consolidando um marco relevante para a gestão e para a comunidade acadêmica.


(Comunicação Setorial|UEG)