As professoras Lúcia Gonçalves de Freitas e Veralúcia Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (PPGielt|UEG), e o professor Hélvio Frank de Oliveira, vinculado ao PPGIelt|UEG e e ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (Poslli|UEG), participaram da 13ª Conferência da International Gender and Language Association (Igala), realizada em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 23 e 25 de julho de 2025.
No evento, os docentes apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas nos programas stricto sensu da instituição. As professoras Lúcia e Veralúcia abordaram os trabalhos “A primeira década de aplicação da Lei do Feminicídio no discurso judiciário de uma cidade do interior do Brasil” e “Mãe devotada e submissa versus mulher transgressora: os discursos sobre a violência contra a mulher no Brasil”, respectivamente. Já o professor Hélvio apresentou a pesquisa “Corpolíticas trans em escolas públicas de educação básica de Goiás: performando reexistências na profissão docente”.
Para os professores, participar de encontros internacionais permite compartilhar resultados das investigações realizadas na UEG e estabelecer trocas com diferentes abordagens acadêmicas. "A divulgação de pesquisas científicas desenvolvidas localmente em eventos no exterior é uma grande oportunidade de, além de levar o nome da instituição em que atuamos, propiciar intersubjetivamente novas discussões e visões acerca dos objetos teóricos estudados", afirmou o prof. Hélvio.
Sobre o evento
A 13ª Conferência da International Gender and Language Association (Igala) reuniu pesquisadores de diferentes países para debater a interface entre estudos de linguagem e questões de gênero. O encontro ocorreu em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, com apresentações de trabalhos, mesas-redondas e discussões voltadas a perspectivas críticas e interdisciplinares. A Igala é reconhecida por promover o intercâmbio acadêmico internacional e estimular novas abordagens teóricas e metodológicas no campo.