A Professora Pedagoga Ana Luísa Rodrigues Carvalho Costa - egressa da UEG Formosa - e a Profa Dra Viviane Faria Lopes (UEG e LINTERFACES/CNPq) participaram, como palestrantes, da mesa redonda “Memória sentida: o registro escrito das infâncias negras em diálogo com o livro Fa-vê-las”, que aconteceu como parte da programação oficial da Semana de Educação 2025, promovida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Ana Luísa escreveu como TC (Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia) o artigo “O papel do Canal Pretinhas Leitoras no incentivo à leitura e combate ao preconceito racial”, sob a orientação da Dra Viviane, o qual veio a se tornar uma referência que atravessa a trajetória das crianças negras. Assim, à convite da Profa Elen Ferreira (mãe das apresentadoras do Canal e mestranda da UNIRIO), Ana Luísa e Viviane palestraram, em nome da UEG, no evento em questão, estabelecendo uma conexão de pesquisas com outros cientistas.
Esse evento da UNIRIO reuniu educadores, pesquisadores e ativistas comprometidos com a reinvenção da vida e da prática pedagógica, sendo profundamente enriquecedor.
As Profas Ana Luísa e Viviane afirmam que o evento foi emocionante e muito profícuo, pois, além de importantes encontros, trouxe uma discussão de grande valor: a importância da leitura e do combate ao racismo.
Ademais, essa situação vem a ressaltar a importância de um trabalho de conclusão de curso, onde há dedicação e compromisso de orientando e orientador, vindo a resultar na promoção da pesquisa realizada com tanto profissionalismo na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Segue o link para acesso à mesa redonda no YouTube:
https://www.youtube.com/live/Oo2nv8tAV60?si=Xd4YCtqJkFdWQbT9
Segue o link para acesso ao artigo publicado pela UFCat:
https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74706/39306