A Universidade Estadual de Goiás (UEG) obteve conceito 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e alcançou o melhor desempenho percentual entre os cursos de Medicina do estado de Goiás. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação (MEC) e posiciona a UEG como referência estadual na formação médica, acima do patamar mínimo de qualidade estabelecido pela avaliação.
Embora outras instituições goianas também tenham obtido conceito 4, o curso de Medicina da Unidade Universitária de Itumbiara registrou a maior média percentual do estado, liderando o ranking estadual do Enamed em desempenho e superando cursos de instituições públicas e privadas de Goiás.
De acordo com os dados divulgados, a UEG alcançou média de 88,9%, resultado que a coloca não apenas no topo do ranking estadual, mas também entre os cursos de Medicina mais bem avaliados do Brasil, dentro do grupo com conceito elevado na avaliação nacional.
O pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Roberto Barcelos, destacou que o resultado alcançado no Enamed reflete o trabalho integrado desenvolvido pela instituição. "Alcançar a nota 4 em uma avaliação rigorosa como esta prova que o empenho e o apoio institucional estão no caminho certo. Esse conceito de excelência demonstra que, mesmo sendo um curso relativamente jovem, já opera com um padrão de qualidade e reafirma o compromisso da Universidade Estadual de Goiás com a educação pública gratuita e de altíssimo nível", disse.
Para o coordenador do curso de Medicina, prof. Milton Sant’Ana De Freitas Filho, o desempenho no Enamed representa uma conquista coletiva e foi recebido com entusiasmo pela comunidade acadêmica, ao evidenciar o avanço e a consolidação do curso na formação médica pública de excelência. "Recebemos esse resultado com muita alegria. A nota 4 no Enamed é motivo de comemoração e reconhece o empenho de professores, técnicos e estudantes. É uma conquista que nos orgulha e confirma que o trabalho desenvolvido tem produzido resultados consistentes na consolidação de um curso público de Medicina com qualidade e responsabilidade social", disse.

Enamed
Aplicado anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed avalia exclusivamente os cursos de Medicina do país, considerando o desempenho dos estudantes e os processos formativos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior.
Nesta edição, foram avaliados 351 cursos de Medicina em todo o território nacional. Desse total, 107 cursos obtiveram conceitos 1 e 2, ficando sujeitos a medidas de supervisão e sanções; 243 cursos alcançaram conceitos entre 3 e 5, considerados regulares, bons ou excelentes; e um curso ficou sem conceito (SC) por não atender aos critérios mínimos de pontuação.
Ranking Estadual Enamed
Universidade Estadual de Goiás – Governo de Goiás