
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG) realizou, entre os dias 13 e 15 de janeiro, o I Encontro de Planejamento, com foco na organização das ações institucionais e no alinhamento das diretrizes acadêmicas para este ano. A programação reuniu professores e técnicos-administrativos para discutir avaliação institucional, planejamento acadêmico e estratégias de gestão da graduação, na sede do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE|GO), em Goiânia.
Ao longo dos três dias, o encontro promoveu diálogos sobre temas centrais como os relatórios institucionais de gestão, a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), o calendário acadêmico da PRG para 2026, programas de formação docente e a organização de estágios supervisionados. Também estiveram em pauta políticas de acolhimento estudantil, incluindo ações voltadas aos ingressantes, além do fortalecimento de programas institucionais como o PIBID, o Saberes e as diferentes modalidades de bolsas acadêmicas.
A programação incluiu ainda reflexões sobre infraestrutura física da universidade, mudanças nos espaços institucionais, gestão e coleta de dados, sistemas institucionais e o planejamento de eventos presenciais e remotos da PRG. As atividades contemplaram, também, discussões sobre ações de marketing institucional e comunicação da graduação, com destaque para o jornal informativo da PRG.
Ao longo dos três dias, prestigiaram o evento o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; o presidente do CEE|GO, prof. Jaime Ricardo Ferreira; e o presidente da Câmara de Educação Superior do conselho, prof. Marcos Elias.
Para o prof. Roberto Barcelos, pró-reitor de Graduação da UEG, o encontro é um espaço estratégico de escuta, articulação e construção coletiva, voltado ao alinhamento das ações da graduação para 2026. "O objetivo deste encontro de planejamento é reunir a equipe e as coordenações da PRG para realizar um roteiro de mediação e alinhamento das ações desenvolvidas por cada coordenação, em consonância com os objetivos institucionais. Esta é a primeira vez que a PRG adota esse tipo de dinâmica entre as coordenações, com o propósito de promover trocas e contribuir para o fortalecimento do trabalho coletivo", explicou.


(Comunicação Setorial|UEG)