Na última quarta-feira, 12 de novembro de 2025, foi lançado em Portugal o livro "Humanidades Digitais Críticas em Perspetiva: Diálogo Luso-Brasileiro sobre Comunicação, Cultura e Educação", segundo volume da Coleção CoNEXÕes. A publicação, editada pela Universidade de Aveiro, foi organizada por Anabela Valente Simões (UA), Olira Saraiva Rodrigues (UEG), Gillian Owen Moreira (UA) e Carla Conti de Freitas (UEG).

Entre os capítulos que compõem a obra, destaca-se a contribuição dos discentes do curso de Letras Português/Inglês Eduardo Oliveira Sardinha Pires e Ana Cláudia Guerra Berquó, em coautoria com a egressa do POSLLI Michely Gomes Avelar. O texto, intitulado “Conectando mundos: a gameducação linguística para crianças autistas”, discute as possibilidades pedagógicas do uso de jogos digitais a partir da perspectiva da GamEducação Linguística (Avelar, 2025), com foco nos processos de alfabetização e letramento de crianças autistas.

A publicação integra a Coleção CoNEXÕes, iniciativa que reúne estudos voltados às interações entre tecnologia, linguagem, cultura e educação a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. A coleção busca fomentar o diálogo entre pesquisadores de diferentes instituições e países, com especial destaque para a cooperação acadêmica entre Brasil e Portugal. Ao propor reflexões sobre práticas contemporâneas de ensino, comunicação e produção de conhecimento, CoNEXÕes se consolida como um espaço de circulação de pesquisas inovadoras e socialmente engajadas.
A obra

O livro está disponível para acesso e download gratuito no seguinte link: https://ria.ua.pt/handle/10773/45797.
Texto: Eduardo Oliveira Sardinha Pires (UEG)
Imagens: Michely Gomes Avelar (IFG)