O Professor Substituto do curso de Geografia do Campus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Jadson Borges de Assis, egresso do Programa de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (Poslli/UEG), é o Coordenador Geral do I Congresso Internacional de Equidade Étnico-Racial: Museu, Memória e Resistência Cultural, que será realizado entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, na cidade de Goiás. A iniciativa é uma promoção da Companhia Express’Arte e o Museu da Memória de Goyaz. Conta com apoio institucional de diversos setores públicos e privados do município. O congresso reunirá acadêmicos, ativistas, artistas e lideranças comunitárias do Brasil e do exterior para debater a importância da memória cultural, a resistência histórica e o papel dos museus na promoção da equidade étnico-racial.
A programação será ampla e diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e lançamentos de livros. Entre os destaques, estão a presença de nomes como, do premiado escritor e babalorixá Rodney William Eugênio. Carla Akotirene, escritora, pesquisadora e referência nacional nos estudos sobre interseccionalidade; o bailarino Roberto de Souza; e o arquiteto beninense Peres Ricardo Songbe.
Durante o Congresso teremos o lançamento do livro “Entre Raízes e Histórias – A Diversidade Cultural de Comunidades Pretas, Quilombolas e Indígenas em Goyaz”, organizado por Jadson Borges e Lázaro Ribeiro, cineasta, egresso do Curso de História - Campus Cora Coralina. A obra reúne ensaios de diversos autores que tratam das experiências, memórias e identidades dessas comunidades, fortalecendo a valorização de suas histórias e saberes.
A programação também contará com a Oficina de Máscaras Africanas N`Tururu, ministrada pelo aluno do Campus Cora Coralina Eliseu Silvano Cá e pelo aluno do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiás Wilson Barros, ambos naturais de Guiné-Bissau, que trarão saberes e referências culturais africanas para o público participante.
O evento está com inscrições abertas para submissão de pôsteres e Grupos Temáticos (GTs) até o dia 25 de agosto de 2025. Todas as inscrições para as atividades do congresso são gratuitas, mas é necessário realizar inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.
Ao longo de cinco dias, o congresso promoverá trocas de experiências entre diferentes países e culturas, ampliando redes de diálogo e fortalecendo movimentos pela justiça, inclusão e reconhecimento das diversidades culturais.