Entre os dias 19 e 23 de maio, o Câmpus Sul da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Morrinhos, realizou a XX Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis. Organizada pelos professores Rodrigo Wiesner e Edna Alves Barbosa, em conjunto com o coordenador setorial do curso, Eron Meneses de Amorim, o evento abordou, como tema central, as perspectivas profissionais para atuação na Contabilidade.
A Semana foi voltada principalmente aos alunos ingressantes no curso, com o intuito de apresentar as inúmeras possibilidades para que os estudantes exerçam a profissão contábil. Ao todo, foram realizados cinco dias de palestras com diferentes enfoques de atuação na profissão. Durante toda a programação, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar sua visão sobre a área contábil, explorando temas atuais e tendências do mercado, despertando reflexões e fortalecendo o compromisso com a excelência profissional.
No primeiro dia, o coordenador do Câmpus Sul, prof. Júlio César Meira, realizou a abertura oficial do evento e apresentou aos estudantes o atual cenário do curso. Na sequência, o professor Murilo Morais Alexandre ‒ procurador jurídico da Prefeitura de Morrinhos (GO) e ex-docente da UEG entre 2007 e 2019 ‒ ministrou palestra sobre o panorama atual da profissão contábil e sua evolução. Sua participação homenageou sua trajetória na instituição e a contribuição significativa ao curso, sendo reconhecido como referência na formação de diversos estudantes.
No segundo e terceiro dias do evento, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), os conselheiros Fernando Witicovski e Júlio César Carlos apresentaram aos alunos as possibilidades de atuação nas áreas de Auditoria e Perícia Contábil. O CRC-GO é parceiro recorrente do evento, contribuindo em edições anteriores com a participação de conselheiros e delegados, o que tem ampliado as discussões e incentivado os estudantes.
Temais atuais
Em sua palestra, o conselheiro Fernando Witicovski destacou a importância da Auditoria na Contabilidade empresarial e o impacto das tecnologias no cenário atual da chamada Contabilidade 4.0. Abordou temas como os tipos de auditoria, o uso da Inteligência Artificial nos processos de auditoria digital, o sistema de pagamentos instantâneos Pix, além da reforma tributária e seus reflexos tecnológicos. Encerrou apontando que o futuro da profissão tende a seguir para uma contabilidade consultiva, voltada às demandas e necessidades dos próprios clientes.
Já o conselheiro Júlio César Carlos apresentou aos estudantes as diversas possibilidades de atuação do contador, com ênfase na Perícia Contábil. Destacou os conceitos de perícia judicial e extrajudicial, o papel do perito judicial e do perito assistente, além de aspectos legais e éticos da profissão. Também orientou sobre os caminhos para ingressar na área. O conteúdo prático compartilhado contribuiu para despertar o interesse dos alunos pela carreira pericial.
No quarto dia do evento, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o consultor Helker Badico Gonçalves Ribeiro abordou a atuação estratégica do contador na geração de resultados em micro e pequenas empresas (MPEs). Iniciou destacando as funções tradicionais do contador e seu papel consultivo no suporte ao processo decisório. Também foram discutidos temas como compliance, crescimento sustentável e planejamento estratégico. Helker compartilhou casos de sucesso e reforçou a importância do contador na educação dos pequenos empreendedores, especialmente no entendimento de questões técnicas de economia e finanças.
Os professores Paulo Alexandre Oliveira de Faria e Fabrício Vieira dos Santos, docentes do Câmpus Sul, encerraram o 5º e último dia do evento com uma palestra sobre as diversas perspectivas de atuação do contador no mercado de trabalho. O professor Paulo destacou áreas como terceiro setor, cooperativismo, controladoria e docência. Já o professor Fabrício abordou a Contabilidade Pública, com foco nas oportunidades em concursos públicos. Para finalizar a Semana Acadêmica, foi realizado um coffee break de confraternização entre discentes e docentes.
Participação estudantil
A participação ativa dos alunos foi um dos destaques. Leda Maria da Silva Ricardo, aluna do 1º período de Ciências Contábeis, resumiu: “A Semana Acadêmica foi muito boa e me ensinou bastante. Foi incrível ver quantas áreas diferentes um profissional da contabilidade pode trabalhar. É um campo com muitas oportunidades. Fiquei muito feliz em ouvir pessoas tão inteligentes e que têm tanto a ensinar. Elas realmente acrescentam coisas boas na vida da gente”, disse, ao parabenizar os organizadores.
Ao final, o professor Rodrigo Wiesner, organizador do evento, destacou que a XX Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis promoveu troca de experiências, aprendizados e ampla interação entre estudantes, professores e palestrantes. Segundo ele, o ciclo de palestras criou um ambiente estimulante, reforçando a importância da formação contínua e do diálogo entre teoria e prática. “Encerramos essa edição com a certeza de que a XX Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis cumpriu seu propósito: ser um espaço de construção de saberes e conexões profissionais que inspiram os estudantes e ultrapassam as fronteiras da sala de aula. Esperamos que os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de palestras tenham ampliado o conhecimento de nossos discentes sobre as diversas possibilidades no exercício da Contabilidade, e que reflitam positivamente na trajetória acadêmica e profissional de cada um dos estudantes”, ressaltou.
(Comunicação Setorial, com informações da organização do evento)