Eduardo Sardinha, discente do curso de Letras, participou entre os dias 28 e 30 de janeiro, da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024, em Brasília – DF. O evento foi realizado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a Universidade de Brasília (UnB) e outras organizações, associações e sindicatos ligados à educação de todo o Brasil.
Como delegado titular do segmento Estudante, Eduardo participou do Eixo V “Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde”, colaborando na composição de emendas ao texto do documento base, com direito a voz e voto nas plenárias de eixo.
Durante a realização do evento, foram realizadas palestras e colóquios a fim de debater diversas pautas da educação a nível nacional com a presença de grandes expoentes da educação, tanto nacional quanto internacional, fomentando um amplo debate, de forma democrática e responsável.
“Para mim foi um momento inesquecível. A CONAE me possibilitou o contato com outros estudantes e profissionais da educação, fomentando uma troca de conhecimentos enriquecedora. Conheci muitas pessoas, as quais me abriram uma nova gama de horizontes dentro da educação. Já como participante, pude trazer um olhar das futuras gerações de professores e pude dizer qual a educação que esperamos ajudar a construir. E vi, principalmente, que as bandeiras da educação devem estar sempre erguidas, pois a luta é constante!”, destacou Eduardo.
O PNE é um documento de extrema importância para a educação de todo o Brasil, pois estabelece metas a serem alcançadas em todo território nacional entre os anos de 2024 e 2034.
Sobre a CONAE
A CONAE 2024 foi convocada de forma extraordinária através do Decreto Lei 11.697/2023, a fim de promover o debate do novo Plano Nacional de Educação (PNE) entre os cidadãos brasileiros, incluindo pais, mães, responsáveis, estudantes, profissionais da educação, secretários, conselheiros e membros de fóruns de educação. Com a realização das etapas municipais, intermunicipais e estaduais da CONAE 2024, os debates realizados entre as comunidades culminaram na aprovação de emendas do documento base do PNE, proposto pelo Fórum Nacional de Educação.
Estas emendas foram apreciadas e discutidas na etapa nacional, finalizando com suas aprovações nas plenárias de eixo e o consequente envio ao documento base do PNE que será encaminhado ao congresso para aprovação.
Sobre a escolha dos delegados titulares
Foram indicados representantes das instituições de ensinos, organizações e associações civis, secretarias, fóruns e conselhos de educação para participarem das conferências nas etapas municipais e intermunicipais. Durante a realização destas etapas, houve a votação entre pares para a eleição dos delegados que participariam das conferências estaduais. O mesmo se repetiu nas etapas estaduais, com a eleição dos delegados titulares da CONAE-2024.