O professor Eleandro Adir Philippsen, do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Formosa, participou como convidado da mesa-redonda “Codocência e docência compartilhada na Educação Especial Inclusiva”, durante o II Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (SimCoDoC), realizado entre os dias 26 e 30 de maio, em Petrópolis (RJ). O evento, promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet|RJ), em formato semipresencial e com abrangência nacional, reuniu educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação de diversas regiões do país, fortalecendo o debate sobre práticas pedagógicas colaborativas, formação docente e inclusão educacional.
A mesa-redonda ocorreu no dia 28 de maio, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e contou com a participação de Thayná Marracho Marques (Colégio de Aplicação|UFRJ) e Renata Dionisio, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), com mediação de Soraia Wanderosck (Cefet|RJ). Na ocasião, o professor Eleandro apresentou a reflexão “Codocência e ensino: caminhos político-pedagógicos”, abordando sua trajetória e as contribuições da codocência para a construção de uma educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes surdos.
Em sua fala, o prof. Eleandro destacou a interdependência entre professores e tradutores e intérpretes de língua de sinais/língua portuguesa (TILSPs), valorizando não apenas a mediação linguística, mas a construção conjunta do processo pedagógico. Ressaltou ainda a importância dos sinais-termo como elementos indissociáveis do ensino de conceitos científicos, e reforçou a codocência como prática pedagógica que supera modelos assistencialistas, promovendo a produção de sentidos, a escuta ativa e a justiça linguística em sala de aula.
Lançamento de livro
Durante o evento, o professor também lançou seu novo livro, O livro dos sinais perdidos: contos da codocência e surdez (Editora Artletras), que reúne narrativas sensíveis e potentes sobre a inclusão educacional de estudantes surdos por meio da atuação compartilhada entre professores e TILSPs. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades de uma escola verdadeiramente inclusiva, valorizando os encontros entre saberes, culturas e línguas.
Com uma programação extensa e plural, o SimCoDoC articulou fóruns temáticos, conferências, plenárias e mesas-redondas sobre experiências concretas de docência compartilhada em diferentes níveis de ensino. Entre os principais temas debatidos estiveram as práticas de codocência no estágio supervisionado, a formação inicial e continuada de professores, a atuação interprofissional em contextos inclusivos e a institucionalização da codocência como política pública e modelo de organização pedagógica. A programação completa do evento está disponível no link.
As discussões evidenciaram a urgência de políticas institucionais que reconheçam a codocência como modalidade de serviço estruturante da prática educativa. Experiências exitosas de estágio supervisionado em cursos de licenciatura foram apresentadas como campo fértil para o exercício da docência compartilhada, mostrando como o trabalho em parcerias pedagógicas pode se constituir como estratégia formativa e transformadora. Houve ainda forte mobilização em torno da ideia de que a codocência deve deixar de ser uma prática excepcional ou emergencial e passar a integrar as diretrizes pedagógicas das instituições de ensino.
A mesa-redonda com a participação do professor Eleandro está disponível no canal oficial do evento no YouTube.
A participação do professor no SimCoDoC reafirma o compromisso dele e do Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas (Niaaf|UEG) com uma universidade inclusiva, dialógica e socialmente comprometida. Inspirados pelas discussões do evento, o professor e o Niaaf irão desenvolver ações e proposições para a implementação da codocência como modalidade de serviço na UEG, visando fortalecer o direito à educação inclusiva e plural na instituição.
Para mais informações sobre codocência e surdez, acesse aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)