O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Renac|UEG) realiza, no dia 4 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório da Pós-Graduação do Campus Central - CET - Henrique Santillo, em Anápolis, a palestra "Biodiversidade sob pressão: impactos das mudanças globais sobre serviços ecossistêmicos essenciais dos rola-bostas", ministrada pela profa. Ana M. Coelho dos Santos, da Universidad Autónoma de Madrid (UAM).
A atividade é aberta à comunidade acadêmica e ao público interessado na temática ambiental e integra ações voltadas à divulgação científica e ao debate sobre os impactos das mudanças globais na biodiversidade.
A palestra abordará os efeitos das mudanças no uso da terra e das alterações climáticas sobre a diversidade biológica e o funcionamento das comunidades ecológicas, com ênfase nos serviços ecossistêmicos prestados por insetos, especialmente os besouros rola-bosta.
Esses organismos desempenham papel fundamental em processos como a remoção e o enterramento de esterco, contribuindo para a mineralização, aeração e fertilização do solo, além da dispersão secundária de sementes. Serão apresentados resultados de pesquisas concluídas e em andamento que analisam como diferentes fatores de mudança global afetam a diversidade desses besouros e a eficiência do serviço ecológico de remoção de esterco, por meio de abordagens experimentais realizadas em distintos contextos ambientais.
Os participantes receberão certificado de 4 horas, e as inscrições devem ser realizadas por meio deste formulário eletrônico.
Sobre a palestrante
Ana M. Coelho dos Santos é licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa (2003) e doutora em Ecologia pelo Imperial College London (2010). Possui trajetória acadêmica com atuação em instituições do Brasil, Portugal, Reino Unido e Espanha, incluindo a Universidade Federal de Goiás, o Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa, o Museo Nacional de Ciencias Naturales e a Universidade de Alcalá. Atualmente, é pesquisadora e professora na Universidad Autónoma de Madrid, onde também atua como diretora da Unidade de Cultura Científica. É editora sênior da revista Journal of Animal Ecology e desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia de comunidades, ecologia funcional e biogeografia, com foco em artrópodes e nos impactos das mudanças globais sobre a biodiversidade.
(Comunicação Setorial|UEG)