O Programa de Compliance Público é um trabalho de parceria entre os órgãos da administração estadual. A Controladoria Geral do Estado (CGE) presta consultoria na implantação do Programa, com o objetivo de que os órgãos absorvam a metodologia e passem a administrar o gerenciamento de ações e a mitigação de riscos no trabalho diário.
Nesse sentido, as equipes das áreas de implementação do Programa na Universidade Estadual de Goiás (UEG) se mostraram bastante capacitadas e comprometidas e conseguiram promover diversas ações para sua efetivação na Instituição.
Entre as principais realizações do Programa na UEG, referentes ao eixo de 'Gestão de Riscos', nesse período pode-se citar:
O Programa ainda produziu mais de 20 publicações referentes ao eixo 'Ética' no website e redes sociais da Universidade, além de disparos de e-mails marketing para milhares de servidores em todo o Estado.
Nessas publicações foram abordados temas como:
Foram também realizadas mensalmente, reuniões da equipe da CGE com servidores da Universidade para se discutir os eixos de ação, resultados e impactos do Projeto na Instituição.
Reunião balanço
No último dia 17, ocorreu na sede da CGE, em Goiânia, uma reunião para a avaliação da implementação do Programa de Compliance no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
De acordo com o reitor da UEG, Rafael Borges, que participou da reunião, o Programa deve fazer parte do dia a dia da gestão e, para tanto, acha necessária uma maior aproximação dos gestores com o trabalho desenvolvido. Ele entende que os problemas que afetaram a UEG ao longo deste ano travaram em alguns pontos as ações e os resultados do Compliance, mas que, apesar disso, houve vários progressos.
A CGE olha agora para o futuro com vistas a superar desafios no ano de 2020 como a expansão da Gestão de Riscos para outras áreas da Instituição, a implementação das ações de controle previstas para tratamento dos riscos e a promoção do gerenciamento dos riscos.
(CeCom| UEG)