Com a proposta de aprimorar a qualidade da educação superior brasileira, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) passará, a partir de 2025, por mudanças estruturais significativas. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) acompanha atentamente as atualizações anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que representam um novo patamar de responsabilidade acadêmica e demandam um alinhamento institucional ainda mais robusto.
Em 2024, apenas os cursos de licenciatura foram avaliados, marcando o início de uma nova lógica de ciclos trienais com ênfase na formação docente. Com esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) reorganizou o calendário do Enade. As áreas de avaliação foram redistribuídas com base na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), conforme detalhado abaixo:
Ano I (2025): educação; artes e humanidades; ciências sociais; jornalismo e informação; negócios, administração e direito.
Ano II (2026): educação; ciências naturais, matemática e estatística; computação e TIC; engenharia, produção e construção.
Ano III (2027): educação; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; serviços.
Além da nova organização por ciclos, o Enade 2025 contará com três modelos distintos de provas, específicos para cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológicos e com a introdução da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa metodologia avalia não apenas o número de acertos, mas também a consistência e o grau de complexidade das respostas dos estudantes.
A publicação do edital do Enade 2025 está prevista para ocorrer entre os meses de maio e junho de 2025. A partir da publicação, terá início a etapa de validação dos enquadramentos dos cursos pela Procuradoria Institucional (PI|UEG).
Com base nesse marco, a Universidade promoverá uma série de ações estratégicas de orientação, acompanhamento e mobilização junto aos envolvidos diretamente no processo do Enade 2025. Estão previstos webinários explicativos, encontros formativos, envio de materiais de apoio e instruções detalhadas sobre os instrumentos avaliativos e formas eficazes de preparação dos estudantes.
Nesse novo contexto, o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) assumirá um papel ainda mais relevante na composição do conceito de curso, reforçando a importância da evolução formativa do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica. Mais do que nunca, será necessário assegurar que os currículos promovam uma aprendizagem significativa e que os métodos de ensino estejam alinhados às competências exigidas para a formação profissional e cidadã.
O Enade 2025 inaugura, assim, um novo marco na avaliação da educação superior. Deixa de ser apenas um instrumento de aferição de desempenho e passa a funcionar como um termômetro da coerência entre os projetos formativos e os resultados concretos da aprendizagem.
A proposta do novo Enade é consolidar uma formação alicerçada em evidências de aprendizagem, promovendo a integração entre teoria e prática, o fortalecimento do vínculo com a realidade profissional e a vivência, no ambiente acadêmico, dos mesmos desafios complexos que os estudantes encontrarão em sua atuação profissional.
Diante desse cenário, a UEG reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica. As mudanças previstas para o Enade 2025 exigem responsabilidade e compromisso institucional em cada etapa do percurso formativo.
Todas as informações e documentos institucionais referentes ao Enade 2025 na UEG estão disponíveis no processo SEI nº 202400020015606.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações da PRG)