Entrou em vigor no último dia 30 de agosto a Resolução CsU nº 1114, aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG), que concede isenção da taxa de inscrição para o Vestibular da UEG a doadores de sangue e/ou de medula óssea.
Para obter a isenção, o doador de sangue deve comprovar que fez a doação pelos menos uma vez nos últimos 12 meses antecedentes à publicação do edital do Vestibular. Já o doador de medula, para obter a isenção da taxa, deve apresentar carteira expedida pelo Hemocentro de Goiás ou outro documento idôneo.
Confira na íntegra a Resolução CsU nº 1114.
Para o pró-reitor de Graduação da UEG, professor Raoni Ribeiro, a medida aprovada pelo Conselho Universitário reforça a função social da Universidade. "A finalidade principal é estimular a doação de sangue e medula óssea e, dessa forma, reforçar o papel social da UEG e beneficiar aquelas pessoas que já têm por cultura praticar esse ato de altruísmo com a isenção da taxa do Vestibular", ressalta.
Raoni explica que o edital do Vestibular traz, além da isenção para doadores de sangue e medula óssea, o benefício para quem é titular ou dependente de Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doadoras de leite materno. "A propositura dessas possibilidades é baseada na Lei nº 19.587/2017, que trata da realização de concursos públicos, e adaptamos essa legislação estadual a uma resolução do Conselho Universitário", explica o pró-reitor.
Quem tiver interesse em doar sangue e/ou medula óssea, os critérios básicos estão na página do Hemocentro.
(Comunicação Setorial|UEG)