LANÇAMENTO DE LIVRO

07/06/2023

LANÇAMENTO DE LIVRO NO 2ºENCONTRO DAS ESCOLAS DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO BRASIL CENTRAL E 12ª SAU

WhatsApp_Image_20230607_at_10.40.34 A coluna ZIP,  assinada pelo professor Ciro Inácio Marcondes (UCB) será lançada no 2ºEncontro das Escolas de cinema e Audiovisual do Brasil Central.

O lançamento acontecerá no dia 15/06/2023, às 17h30, no Palácio Conde dos Arcos, integrando o Café com prosa (produzido pelas Mulheres Coralinas).

A coluna ZIP, assinada pelo professor Ciro Inácio Marcondes, existiu durante quase três anos, publicada pelo portal de notícias Metrópoles. Nesse período, abordou diversas expressões culturais, como filmes, desenhos animados, jogos de videogame e, principalmente, histórias em quadrinhos – uma das paixões do autor e espécie de espinha dorsal para as suas temáticas. Tais assuntos, no prisma de Ciro, são analisados de maneira crítica, ao mesmo tempo com teor acadêmico, fluência jornalística e sabor de crônica, resultando em textos divertidos e informativos; com rigor, mas sem perder a ironia.

O livro reúne 70 textos – revisados e ricamente ilustrados – entre os produzidos originalmente para a ZIP, entre 2017 e 2019, e abarca em suas XXX páginas temas como quadrinhos americanos, europeus, brasileiros e de outras nacionalidades, além de clássicos e novidades, obras esquecidas ou negligenciadas.

“Ciro transita com desenvoltura por todos os gêneros e épocas, desde os clássicos americanos dos anos 1930, como Príncipe Valente, a super-heróis e a produção independente da atualidade. Traz referências eruditas, pontuadas de menções ao jazz, ao rock, mas, principalmente, à literatura e ao cinema, revelando uma bagagem cultural fortemente alicerçada em sólido embasamento teórico da comunicação e das artes”, comenta o professor e pesquisador Nobu Chinen (Observatório de Quadrinhos da ECA-USP), na introdução desta publicação.

ZIP – QUADRINHOS & CULTURA POP

De Ciro Inácio Marcondes, Editora Metrópoles, 352 páginas, R$ 65.

Informações: www.raiolaser.net / www.metropoles.com/editora/zip-quadrinhos-e-cultura-pop