CHAMADA DE TRABALHOS 2023

03/05/2023

SAU_CORRETO_2023

CHAMADA DE TRABALHOS - 2023

 

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 2º Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central que integra a 12ª SAU - Semana de Cinema e Audiovisual da UEG e será realizada de forma presencial e online de 14 a 16 de junho de 2023 durante o 24º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, na cidade de Goiás, estado de Goiás; e tem como eixo temático:

“A reconstrução das políticas públicas para o Audiovisual no Centro do Brasil”

O Brasil tem vivido um novo momento de expectativas e de esperança acerca do reposicionamento das políticas públicas para a cultura. A execução das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc irá possibilitar um cenário de financiamento para o audiovisual muito particular, com volume de recursos nunca investidos na história recente do Brasil pelo poder público.

Diante dessa realidade, pensar, discutir e articular movimentos do setor audiovisual no Brasil Central é de fundamental importância para que as escolas de cinema, produtoras e profissionais possam dialogar entre si, com especialistas e com agentes do poder público sobre como se dará esse momento singular para o audiovisual no Brasil. O objetivo será discutir a importância das políticas públicas na promoção do desenvolvimento do setor audiovisual na região central do país e as possibilidades de reconstrução dessas políticas, visando a garantia da diversidade e qualidade na produção de conteúdo.

A programação do Encontro, que ocorrerá em concomitância ao 24º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental na cidade de Goiás, contará com palestras, mesas temáticas, apresentações de trabalhos acadêmicos de forma remota, fóruns e discussões acerca de práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas de cinema.  

Salientamos que o tema é indicativo, mas não exclusivo para proposição de trabalhos para os seguintes grupos de trabalhos (GT’s), que serão realizados online:

 

  1. Linguagens e processos de realização audiovisual  
  2. Cinemas brasileiros: estéticas, narrativas e políticas regionais de produção
  3. Teoria, história e análise do cinema e do audiovisual
  4. Curadoria, festivais e outras janelas de exibição/formação
  5. Gênero, raça e sexualidade no cinema e no audiovisual
  6. Artes do vídeo, performances e outras linguagens
  7. Produção audiovisual televisiva e em novas mídias
  8. Ensino, pesquisa e extensão em cinema e audiovisual

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS:

As inscrições  para Comunicações Individuais online são gratuitas, abertas a graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e/ou doutores; e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário disponível no site www.sau.ueg.br ou diretamente no link https://forms.gle/nAjGSLTp5V5bWVHJA , no qual consta também um modelo de propostas. As apresentações orais podem ter até 15 minutos cada. Os resumos expandidos das comunicações apresentadas serão publicados nos anais do evento com ISSN.

 

CRONOGRAMA - GTS online

Envio de propostas:  até dia 30/05/2023

Avaliação das propostas pelo comitê científico: até 05/06/2023

Divulgação das propostas selecionadas: prevista para 06/06/2023