Abertura da 11ª Semana de Cinema e Audiovisual da UEG no Fica

01/06/2022

IMG_0158

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, a abertura do 1º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual e da 11ª edição da Semana de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadualde Goiás (SAU|UEG), que acontecem nas modalidades online e presencial durante a 23ª edição do Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), na cidade de Goiás.

Os eventos, que trazem como tema “Outras centralidades possíveis”, têm como objetivo promover a discussão sobre as desigualdades e potencialidades regionais e locais a partir da integração entre a formação acadêmica e o mercado audiovisual. Além disso, é uma oportunidade para tecer diálogos, trocas e parcerias entre instituições de ensino superior, empresas e profissionais dos estados, bem como núcleos sudestinos que também vivenciam disparidades internas.

Estiveram presentes na abertura a professora Thais Oliveira, coordenadora do evento; Marcelo Costa, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UEG e consultor de cinema do Fica; Raissa Coutinho, secretária municipal de Cultura da Cidade de Goiás; Wellington Dias, gerente de fomento ao Audiovisual e Criatividade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult GO); Vitor Cadillac, superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult; Andreia Parrode, chefe de Gabinete da Secult; e, remotamente, o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel.

Em sua fala, o professor Marcelo Costa explicou que o evento pretende consolidar a parceria entre a UEG a Secult e o Fica em prol da consolidação do Festival como uma política pública cultural do estado de Goiás. "Ao propormos um encontro de escolas de Cinema e Audiovisual como parte da programação do Fica, nosso desejo é tornar o Festival um ponto de encontro entre as pessoas que ensinam, aprendem, pesquisam e vivenciam o setor audiovisual no seu dia a dia", completou.

As atividades do evento foram abertas com a conferência “Produção audiovisual fora do eixo”, do cineasta Adirley Queiroz, e mediada pelo professor Guile Martins, docente do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A programação segue até sexta-feira, 3 de junho, e vai contar com apresentações de trabalhos acadêmicos, palestra, lançamento de livro, mesas temáticas com representantes de instituições de ensino, associações de profissionais e do Forcine (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual).

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas presencialmente no auditório da Prefeitura de Goiás. Já as apresentações de trabalho em GT’s acontecerão na modalidade online e as palestras serão transmitidas pelo canal da UEG TV no YouTube. Os interessados em participar do SAU podem se inscrever pelo site www.sau.ueg.br.

(Comunicação Setorial|UEG)