Estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária Laranjeiras, em Goiânia, realizaram, na última quinta-feira, 28, uma visita técnica à Cinecolor Digital e à Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). A atividade foi promovida pelo Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da UEG (Luminav).
Durante a programação, os discentes conheceram de perto o trabalho do preservador audiovisual e os processos de preservação de filmes em película e outras mídias. Também foram debatidas questões éticas e técnicas relacionadas ao uso da tecnologia digital nesse contexto, desde a digitalização até a reconstrução de obras cinematográficas.
Segundo a coordenadora do Luminav, profa. Geórgia Cynara, o objetivo da visita foi ampliar a sensibilização dos estudantes para a importância da preservação audiovisual. “Queremos aproximar nossa equipe das práticas cotidianas e dos protocolos internacionais, de forma que possamos adaptar alguns desses procedimentos à realidade do nosso laboratório em Goiás”, destacou.
A iniciativa está diretamente vinculada às disciplinas Realidade Regional do Audiovisual e Narrativas Sonoras, ministradas pela professora neste semestre. “Metade da equipe ainda não conhecia São Paulo, e todos os estudantes visitaram a Cinecolor e a Cinemateca pela primeira vez. Essa experiência nos permitiu formar um grupo mais unido e consciente da responsabilidade de cuidar, com mais qualidade, da cinematografia goiana”, ressaltou Geórgia.
O roteiro da visita teve início na Cinecolor Digital, empresa que desde 2012 oferece serviços de pós-produção para cinema, televisão e publicidade. Os alunos conheceram setores como correção de cor, efeitos digitais, edição, conformação online, masterização, restauração e remasterização, possibilitando um contato direto com profissionais de referência no mercado de pós-produção audiovisual brasileiro.
(Comunicação Setorial|UEG)