A personagem Ivynha, "Ivy Porã", que significa "terra boa", e faz parte do projeto de pesquisa e extensão "Os perfis de solos divertidos", idealizado e desenvolvido desde 2013 pela professora Adriana Ribon, da Unidade Universitária de Palmeiras da UEG, se tornou a mascote e embaixadora do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos Floripa 2023, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, em Florianópolis (SC).
Segundo a professora Adriana Ribon, a personagem representa a terra preta arqueológica, que são solos férteis do bioma da Amazônia, importantes para as comunidades originais na região e também para as pesquisas agrícolas, visando a sustentabilidade ambiental. "A personagem foi idealizada por mim e 'batizada' pelo professor Marcos Gervásio Pereira, da UFRRJ", salienta. De acordo com Adriana, o projeto de extensão "Os perfis de solos divertidos" tem como objetivo ilustrar os diferentes tipos de solos do Brasil e do mundo, destacando as características mais importantes dos solos, que são ilustradas nos(as) personagens de forma lúdica, prazerosa e criativa", ressalta.
O congresso
O Solos Floripa 2023 agrega dois eventos de forma simultânea: XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) e será realizado no período de 30 de julho a 4 de agosto de 2023 no Costão do Santinho Resort em Florianópolis (SC). Concomitatemente será realizado o VIII Simpósio Latino-Americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo com a participação de crianças e jovens de 10 a 18 anos de diversos países que formam a Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo (SLCS).
O evento será promovido em conjunto pelas Sociedades Latino-Americana (SLCS) e Brasileira (SBCS) de Ciência do Solo e contará com o apoio da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) será a realizadora do evento.
Os organizadores esperam receber mais de 3.000 participantes de diversas nacionalidades durante seis dias, configurando o maior evento da Ciência do Solo da América Latina e Caribe.
As informações sobre os eventos podem ser conferidas no site.
(Comunicação Setorial|UEG)