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ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

 

Aprovação junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), do Recredenciamento da UEG, em 30 de maio de 2014.

As ações e os objetivos constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019, são as mesmas descritas no Plano Plurianual do Estado de Goiás (PPA). Desta forma, podemos destacar que o “Programa de Desenvolvimento da UEG” (PPA 2012-2015), que está firmado na missão e na visão da Universidade que, em linhas gerais, se direciona para a socialização e a produção do conhecimento científico e do saber, atendeu as 12 ações nele delineadas conforme expressas nas dimensões adotadas na autoavaliação da UEG. Algumas com mais ênfases

Ações constantes no PDI:

Qualificação do ensino de graduação
Promoção e desenvolvimento da pesquisa
Promoção e desenvolvimento da extensão
Qualificação do ensino de pós-graduação Stricto Sensu
Promoção e desenvolvimento de um programa próprio de bolsas
Implementação de Políticas Internacionalização Acadêmica
Gestão e desenvolvimento institucional
Implantação do plano diretor de Tecnologia de Informação – PDTI
Execução de Obras
Ampliação e consolidação de bibliotecas e laboratórios
Investimentos e modernização de mobiliário, equipamentos e tecnologia
Apoio Administrativo

 

Ação: Promoção e Desenvolvimento do Ensino:

Constituição de GT específico para analisar a situação à luz de documentos anteriormente produzidos na UEG. O GT apresentou um conjunto de indicadores que foram validados pelas Unidades para serem aplicados em 2014.

  • Grupos de Trabalho (GT) – constituídos por docentes das Unidades Universitárias, para o planejamento e o desenvolvimento das políticas de graduação.

  • GT Desenvolvimento Curricular

  • GT Política de Oferta e Demanda de Vagas

  • GT Estágio Curricular Supervisionado - em processo de constituição.

  • GT Legislação e Normas – em processo de constituição.

  • Elaboração do projeto piloto para oferecimento de turmas especiais a distância.

  • Oferecimento de disciplinas para nove turmas nas Unidades de Aparecida de Goiânia, Formosa, Iporá, Jataí, Posse, Sanclerlândia e Silvânia. Disciplinas oferecidas: Cálculo Diferencial e Integral, Leitura e Produção de Textos e Libras.

  • Realização dos seguintes eventos próprios:

  • I Encontro do PIBID-UEG – com apresentação dos resultados das ações realizadas pelo coordenadores de projetos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Goiás.

  • III Simpósio Nacional de História da UEG. Tema: “História, Representações e Poder”.

  • Criação do Núcleo de Acessibilidade Aprender Sem Limites (NAASLU)

  • Programas desenvolvidos:

  • Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE)

  • Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA)

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

              Ação: Promoção e Desenvolvimento da Pesquisa:

  • Captação de Recursos: Nos últimos três anos, a UEG captou mais de 6,3 milhões de reais destinados ao custeio, aquisição de equipamentos e financiamento de projetos de obras e construções. Ao todo foram 69 projetos aprovados por docentes e pesquisadores lotados em diferentes Unidades Universitárias da UEG.
  • Grupos de Pesquisa: constituído por pesquisadores, acadêmicos, técnicos e colaboradores organizados segundo as linhas de pesquisa com a hierarquia estabelecida pela experiência técnico-científica de seus membros e cadastrados no CNPq.

  • Total de Grupos cadastrado em 2013: 55

  • Projetos de Pesquisa: atividades relacionadas à produção de conhecimento científico básico, aplicado e tecnológico.

  • Total de projetos cadastrados em 2013: 607

  • Produção Científica: o aumento no quantitativo de projetos de pesquisa, em 2013, contribuiu para o aumento da produção científica e acadêmica dos pesquisadores da universidade.

  • Revistas Científicas editadas pela UEG: a UEG conta com 23 revistas científicas sendo que destas, 16 já apresentam classificação no Qualis da CAPES.

  • Editora UEG: foram registrados, em 2013, na Biblioteca Nacional, sob o prefixo editorial da Universidade, seis livros e três relatórios com registro de obra impressa.

  • Ação: Promoção e Desenvolvimento da Extensão

  • Núcleo de Empresas Juniores (NEJ): a UEG conta com 14 projetos de empresas juniores.

  • Programa de incubadoras (PROIN): A UEG conta com dez projetos sendo executados

  • IV Colóquio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

  • 226 projetos de extensão aprovados em 2013

  • 67 cursos realizados em 2013

  • 16 eventos realizados em 2013

    Ação: Qualificação do Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu

  • Fortalecimento dos programas stricto sensu – aprovação do Mestrado Profissional para o Ensino de Ciências e Matemática.

  • Programas de mestrados implantados em 2013: 04 – Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado, Recursos Naturais do Cerrado, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde.

  • Total de programas até 2014: 08 (Ciências Moleculares, Engenharia Agrícola, Produção Vegetal, Educação, Linguagem e Tecnologia, Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado, Recursos Naturais do Cerrado, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde).

  • Cursos de Especialização (lato sensu) – os cursos de pós-graduação lato sensu são cadastrados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, seguindo as normas estabelecidas pela Portaria MEC nº 1.180, de maio de 2004, que tem por objetivo garantir a supervisão da qualidade dos cursos oferecidos.

Total de cursos em 2013
 ______________________________________________________________________________________________________

 

A “Campanha Trote Solidário” promovida pela Universidade Estadual de Goiás, arrecada caixas de leite longa vida para doar ao Hospital Araújo Jorge, em uma parceria com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).

No ano de 2013 foram recolhidos nove mil litros de leite em todos as Unidades da UEG. Além do caráter beneficente, a Campanha substitui o trote usualmente praticado contra os calouros, muitas vezes marcado por violência.


 

A Comunicação com a Sociedade se dá por meio das ações desenvolvidas nos núcleos de jornalismo, relações públicas, audiovisual e de publicidade e propaganda de forma a dar visibilidade às ações da Instituição por meio de processo permanente de interação e diálogo com a sociedade interna e externa.

Principais meios de comunicação com a comunidade:

Portal da UEG: www.ueg;br - manutenção diária

Jornal UEG - publicação mensal

Boletim on-line – publicação semanal


 

Por meio da Lei n. 18.067, foram instituídas na UEG 347 Funções Comissionadas de Administração Educacional Superior (FCAES), que beneficiaram os professores efetivos que desempenham funções de Coordenador (curso, pedagógico, acadêmico, de pesquisa, de extensão) e Assessor (acadêmico, de pesquisa, de extensão).

Criação do Bônus por Resultados para os servidores técnicos administrativos efetivos foi outra conquista de 2013. O benefício foi instituído pela Lei n. 18.069 e, beneficiou 50% dos servidores com acréscimos de 5, 10 e 15% sobre os salários por um período de quatro messes após Avaliação de Desempenho Individual.

Outra lei que veio em benefício da UEG foi a n. 18.190, de outubro de 2013, alterando a Lei n. 13.664, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público por um período de três anos e não mais de um ano.

A Lei n.18.079 possibilitou o enquadramento dos professores que estavam em quadro transitório para o quadro permanente da instituição. Esta lei permitiu ainda que os aposentados e pensionistas do quadro transitório tivessem os mesmos direitos dos professores que pertencem para o quadro permanente, como, por exemplo, os mesmos reajustes salariais.

A Lei n. 18.078, de 16 de julho de 2013, corrigiu as Leis 13.842 e 14.042, ambas de 2001, que tratam de Planos de Cargos e Salários. A Lei instituiu a função de docente de ensino superior pós-doutor, aumentou o número de doutores e pós-doutores no quadro de pessoal, e transformou a Dedicação Exclusiva de gratificação em regime de trabalho.

Em maio foi a vez dos técnicos administrativos que trabalham em regime de contrato temporário serem beneficiados. O Decreto n. 7.886 autorizou a UEG a aumentar o teto de gastos com servidores e professores que desempenham suas funções nesse regime. Com o aumento do teto, houve a possibilidade de conceder aumento salários a esses servidores que estavam com salários congelados desde 2006.

Alteração do Estatuto da UEG, mediante Decreto n. 8.026, de outubro de 2013, que possibilitou que os atuais diretores, integrantes do quadro temporário da UEG ou à disposição da instituição, estavam aptos a concorrer a um novo período de gestão, pusessem participar como candidatos do processo eleitoral realizado dia 20/11/2013.

Concurso para docentes e servidores –aprovação do cronograma para o concurso de docente, designação do Núcleo de Seleção da UEG para a realização, em 2013.

Ação: Apoio Administrativo

  • Alteração do plano de cargos e vencimentos dos docentes da UEG.

  • Alteração do decreto que limita o montante financeiro para contratação temporária.

  • Autorização para realização de concurso para 250 vagas para docente.

  • Autorização para realização de concurso para 500 vagas para técnico administrativo.

  • Implantação função comissionada de administração educacional superior (FCAES) para doc. Efetivos que exercem atividades administrativas na UEG.

  • Implantação do bônus por resultado para servidores técnico administrativos.

  • Implantação do Programa de Bolsas para Docentes, Auxílio Evento, Auxílio Publicação.


 

Ação: Gestão e Desenvolvimento Institucional

  • Vale transporte: 188 servidores das Unidades Universitárias do município de Anápolis, também passaram a ser contemplados.

  • Qualificação docente:

  • Em 2013 – 51 professores afastados para qualificação

  • Em 2014 – 83 professores afastados para qualificação

  • Capacitação de servidores técnicos administrativos: a UEG estabeleceu a política de estímulo a participação em cursos oferecidos pela Escola de Governo “Henrique Santillo” e cursos oferecidos por instituições privadas que tratam de negócios públicos, melhorando significativamente a qualidade do trabalho. Com a implantação desta política, o número de participações em cursos de capacitação saltou de 52 em 2010 para 285 em 2013.

  • Concurso Público: autorização para a realização de concurso público para docente de ensino superior, com 250 vagas.

  • Valorização do servidor:

  • Aprovação da lei nº 18.069/2013 que implanta o sistema de bônus por resultado para servidores técnicos administrativos da UEG. Total de beneficiados: 106 servidores.

  • Aprovação da lei nº 18.067/2013, que cria a função comissionada de administração educacional superior (FCAES) para docentes efetivos, que será concedido aos coordenadores de cursos que atuam nas Unidades Universitárias na graduação e pós-graduação stricto sensu.

  • Transporte: aquisição de cinco micro-ônibus para atendimento dos docentes e discentes em atividades de campo, visitas técnicas e participação em eventos.

  • Aluno segurado: pagamento de seguro aos alunos para execução do estágio curricular obrigatório em instituições públicas e/ou privadas. Esse projeto atende 5.812 alunos.

  • Programa Educando e Valorizando a Vida: em 2013, como resultado parcial de janeiro a outubro, foram aplicados 355.622 exames de prática de direção e 147.091 exames de legislação de trânsito.

  • Núcleo de Seleção: responsável pela execução dos processos seletivos da UEG e de concursos públicos em geral. Entre os processos realizados em 2012/2013 destacam-se seis concursos públicos com 77.344 inscritos para preenchimento de 1.953 vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Mauro Borges, além dos processos seletivos para ingresso na UEG.

 

Ação: Implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação

  1. Sistemas corporativos: visam o aprimoramento e o desenvolvimento de sistemas informatizados para apoio à gestão. São eles: sistemas acadêmicos e financeiros, desenvolvidos por equipe de desenvolvimento de sistemas da UEG.

  1. Sistema financeiro FINIS – em 2013, ganhou o primeiro lugar no I Concurso de Boas Práticas Gerenciais do Estado de Goiás, na categoria “Gestão Orçamentária e Financeira”

Aprimoramento dos sistemas:

  • Sistema de Processo Seletivo Simplificado – para contratação de docentes e Técnicos Administrativos, que promove maior agilidade para liberação dos processos para publicação dos editais.

  • Sistema Relatório de Atividades Docentes (RADOC) integrado com o Sistema de Currículo Lattes.

  • Migração de dados cadastrais dos docentes para o Censo da Educação Superior.

  • Aumento do Link da Internet – Adesão a Ata de Registro de Preços para aumento do link para internet. Acompanhamento da execução do contrato de Instalação de Novos Circuitos de Internet. Esse contrato define a instalação do novo modelo de topologia de rede adotado pela UEG, ou seja, a topologia de rede intranet. Nesse modelo o prédio da Adm. Central receberá o ponto concentrador da denominada Rede Metro UEG, sendo este o gerenciador dos tráfegos de dados corporativos e de uso de internet para todas as UnU´s. Nesse Contrato: 26 UnU´s foram contempladas com velocidade 4 Mbps, e 12 com velocidade 2 Mbps. O Concentrador desses pontos é na Adm. Central com 80 Mbps e fornecimento de link de 100 Mbps.

  • Qualitas Avaliação Institucional – sistema criado especialmente para o tratamento das respostas dadas nos questionários de autoavaliação pela comunidade acadêmica da UEG. O Qualitas é vinculado diretamente aos Sistemas Veritas e RADOC o que permite a identificação, por meio do CPF, da função institucional do(a) respondente, ou seja, se este(a) é discente, docente, gestor(a) ou técnico administrativo(a) e permite, ainda, a identificação de sua situação funcional, explicitando se seu vínculo empregatício com a UEG é efetivo(a) e ou temporário(a). Este sistema permite o acesso de toda a comunidade universitária aos questionários de autoavaliação, independentemente do lugar ou do horário de efetivação do acesso.


 

Em fevereiro de 2013, o Decreto n. 7.801, levou a UEG conquistar o direito de licitar e executar suas próprias obras. Esta iniciativa agilizou os processos de construção, reformas e ampliações das unidades universitárias.

Reestruturação da equipe da Coordenadoria de Infraestrutura, que passou a elaborar os projetos e a montar os processos de licitação.

Infraestrutura física – desde fevereiro de 2013 a UEG voltou a ter o direito, normatizado via decreto, de licitar e realizar obras civis necessários ao funcionamento da UEG. Assim, equipe de engenharia e obras foi constituída e um conjunto de projetos foram elaborados e prontos para serem licitados.

Ação: Execução de Obras

  • Implantação do Restaurante Universitário (em parceria com a OVG) - adequação do espaço para funcionamento do Restaurante – processo finalizado em 2013, com inauguração do restaurante prevista para início de 2014.

  • Demanda de infraestrutura das Unidades Universitárias: levantamento de demandas de infraestrutura junto as Unidades Universitárias.

  • Reforma das Unidades Universitárias: visitas às UnU´s para levantamento de informações para elaboração do processo de reforma: redes elétrica e hidráulica, pintura, troca de telhado, banheiro, etc. Elaboração de projetos elétrico e contra incêndio e atualização dos projetos arquitetônicos.

  • Rampas de acessibilidade e adequação dos banheiros para portadores de deficiência: implantação visando beneficiar a comunidade acadêmica que necessidade de acessibilidade, processo em tramitação.

  • Implantação de Subestação de Energia: executar o projeto de implantação das subestações de energia, já licitadas para 12 Unidades Universitárias, visando à estabilidade de energia para a operacionalização dos equipamentos dos laboratórios da UEG.

  • Aquisição do prédio da Administração Central da UEG, em Anápolis.


Ação: Ampliação e Consolidação de Bibliotecas e Laboratórios

  • Aquisição de títulos e exemplares bibliográficos:

Unidades contempladas: Anápolis – EAD e CSEH, Caldas Novas, Campos Belos, Aparecida de Goiânia, Ceres, Crixás, Edéia, Goiânia-Laranjeiras, Goianésia, Goiás, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Ipameri, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Quirinópolis, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Posse, São Luís Montes Belos, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás, Silvânia, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Total de Unidades: 35

Total de títulos: 3.010

Total de exemplares: 8.354

  • Equipamentos para laboratório: em atendimento às necessidades acadêmicas elaborou-se a Instrução Normativa nº 006/2013 que visa a regulamentação e orientação para compra coletiva de equipamentos para os laboratórios da UEG, de forma planejada e com economicidade de gastos. A aquisição se deu conforme processos encaminhados pelas Unidades Universitárias.

Ação: Investimentos e modernização de mobiliário, equipamentos e tecnologia

Em 2013, foi criado a Central de Compras da UEG, com objetivo especifico de otimizar a tramitação dos processos de compras e aquisição de serviços e, consequentemente, facilitar o contato com as Unidades, estimulando assim o estabelecimento de compras de forma planejada.

Aquisição por meio de compras coletivas para beneficiar todas as Unidades:

  • Geladeiras, freezers, fogão e micro-ondas

  • Poltronas para auditório

  • Cinco (05) micro-ônibus

  • Cinco (5) Vans

  • Aquisição de 551 aparelhos de ar condicionado

  • Aquisição de 470 computadores

  • Aquisição de 288 Televisores

  • Aquisição de 284 aparelhos de Datashow

  • Aquisição de 45 impressoras

  • Aquisição de 143 Bebedouros

  • Aquisição de 98 Bebedouros para Portadores de Necessidades Especiais/mobilidade reduzida

  • Aquisição de 209 aparelhos de telefones com fio e 79 aparelhos de telefones sem fio aparelhos.

  • Aquisição de 133 mesas com cadeiras para Portadores de Necessidades Especiais/mobilidade reduzida 


 

Ações Realizadas:

 

Planejamento orçamentário e financeiro em atendimento aos percentuais designados no orçamento do Estado (2% da receita de impostos), conforme consta no Plano Plurianual 2012-2015.

A seguir, as ações e o planejamento para 2013, conforme consta no PDI e PPA:

Ação

Planejamento 2013

Qualificação do ensino de graduação

Especifico da Pró-Reitoria de Graduação (PrG), incluindo o pagamento das comissões verificadoras do Conselho Estadual de Educação (CEE) para reconhecimento de curso.

Promoção e desenvolvimento da pesquisa

Especifico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP).

Promoção e desenvolvimento da extensão

Especifico da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE).

Qualificação do ensino de pós-graduação

Stricto Sensu

Especifico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP).

Promoção e desenvolvimento de um programa próprio de bolsas

Aprovação da Lei 17.934 de 27/12/2012, autorizando a UEG estabelecer programa de bolsas para os discentes – elaborada pela UEG sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PrPGF).

Aprovação da Lei 18.332 de 31/12/2013, autorizando a UEG estabelecer programa de bolsas para os docentes – elaborada pela UEG sob a coordenação da PrPGF.

Implementação de

Políticas Internacionalização Acadêmica

Específico da Reitoria

Gestão e desenvolvimento institucional

Implantação da Assessoria aos Gestores de Contrato.

Capacitação de servidores setor de contratos e gestores de contrato.

Planejamento e Aquisições coletivas de bens.

Aquisição do prédio da Adm. Central.

Implantação do plano diretor de

Tecnologia de

Informação – PDTI

Adesão a ata de registro de preços para aumento do link de internet.

Aquisição de equipamentos.

Aquisição de computadores.

Execução de

Obras

Excepcionalidade da UEG, por meio do Decreto nº 7.801, de 20-02-2013, para elaborar projetos, licitar, executar e licitar suas obras.

Reestruturação da Equipe de Engenharia e Arquitetura da PrPGF.

Levantamento das demandas das Unidades.

Elaboração de planejamento para execução dos projetos, licitação e execução das obras.

Reestruturação da equipe de licitação e capacitação de novos pregoeiros.

Descentralização do orçamento para a AGETOP dar continuidade nos projetos da UEG que estavam em andamento na AGETOP.

Ampliação e consolidação de bibliotecas e laboratórios

Elaboração da Instrução Normativa nº006/2013 – com objetivo de atender aos laboratórios de cada curso da UEG de forma planejada e com qualidade nos gastos.

Proposta em estudo para licitação de livros por meio de inexigibilidade (aquisição direta das editoras).

Reestruturação da equipe de licitação e da Central de Compras.

Capacitação de servidores – análise de processos e pregoeiros.

Aquisições de equipamentos diversos conforme solicitação

Investimentos e modernização de mobiliário, equipamentos e tecnologia

Implantação do procedimento de chamada para manifestação de interesse de aquisição coletiva.

Aquisições por meio de compras coletivas.

Outras ações correlatas que fazem interface com o PDI e PPA:

Ação: Avaliação Institucional

  • Avaliação no IGC – manteve a nota 3, numa escala de 1 a 5. No IGC contínuo (numa escala de 1 a 500), subiu de 196 para 227.

  • Revisão dos instrumentos avaliativos: questionários discente, docente, técnico-administrativo, gestores das Unidades Universitárias e da Administração Central.

  • Aplicação de questionários, junto aos segmentos universitários nas Unidades Universitárias e na Administração central da UEG.

  • Levantamento de dados e informações obtidas nos questionários de autoavaliação.

  • Tabulação e sistematização de dados e informações obtidas nos questionários de autoavaliação, a partir dos Relatórios parciais/Unidades.

  • Elaborações dos relatórios parciais/Unidades Universitárias e final de autoavaliação da UEG.

  • Encaminhamentos do Relatório de Autoavaliação da UEG para: as instâncias superior da UEG, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES do INEP/MEC), o Conselho Estadual de Educação (CEE) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), dentre outros.

  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) - disponibilização da nota dos concluintes da UEG, série histórica e análise das potencialidades e fragilidades detectadas no ENADE;

  • Desenvolvimento de planilhas sobre os dados comparativos do ENADE da UEG com outras instituições de ensino superior do Estado de Goiás e do Brasil.

  • Relatórios do Conselho Estadual de Educação (CEE) - análise das potencialidades, fragilidades e recomendações apontados nos Relatório do CEE, a partir das observações relatadas pelas Comissões Verificadoras sobre o reconhecimento dos cursos da Universidade.

  • Assessoramento e acompanhamento do processo de Recredenciamento da UEG.


 

Ação: Promoção e desenvolvimento de um programa próprio de bolsas

  1. Criação do Programa Próprio de Bolsas da UEG - possibilitando que alunos da graduação de pós-graduação sejam contemplados com bolsas segundo as nove modalidades instituídas.

  2. Assistência Estudantil: aumento no número de bolsas, de 190 em 2012 para 1.302 bolsas em 2013.

  3. Aumento dos valores das bolsas: de 700 mil reais para 2,7 milhões. O maior número de bolsas é para ações de permanência, especialmente para os alunos cotistas e ou em condição de vulnerabilidade social.

Ação: Implementação de Políticas Próprias de Internacionalização Acadêmica

Programa de intercâmbio:

  • No ano de 2013 foram firmados vários convênios de cooperação acadêmica com universidades estaduais brasileiras, dentre ela pode-se destacar: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Ainda em 2013 a UEG aderiu a um Programa de Mobilidade Nacional da ABRUEM (Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) para mobilidade discente.

Total de alunos em Mobilidade Acadêmica: 28

Convênio: Ciências sem Fronteira


 

Percentual de 2% da receita de impostos destinado à UEG, conforme delineado no Plano Plurianual 2012-2015 (PPA), para solidificar o ensino, a extensão e a pesquisa como tripé de sustentação da Universidade por meio dos processos de gestão, de avanço tecnológico e acadêmico com grau de excelência sustentada pelo aparato governamental do Estado de Goiás e com a responsabilidade social que deve dirigi-lo.

  • Pela primeira vez desde sua criação, em 2013 a UEG executou 100% de seu orçamento anual. Devido à vinculação constitucional, o processo de arrecadação funciona por meio do repasse de 2% da Receita Líquida do Estado de Goiás.

  • O repasse do valor financeiro correspondente à vinculação constitucional (2% da receita líquida do Estado) tem sido realidade nos últimos três anos, embora haja um saldo de 2011 e 2012 a ser executado nos próximos três anos, conforme termo assinado perante o Tribunal de Contas do Estado.

Sobre a Autonomia da Universidade – inúmeras discussões internas; visita técnica a Universidade Estadual de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); realização de Seminário sobre Autonomia Universitária, na Unidade de Pirenópolis; aprovação da minuta de lei no CsU; entrega da minuta de lei ao Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; análise do projeto pelas Secretarias de Estado de Gestão e Planejamento e da Fazenda; parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado. O projeto encontra-se na Casa Civil para os acertos finais.

Em agosto de 2013, a Minuta do Projeto de Lei que institui a autonomia universitária foi entregue ao Governador Marconi Perillo. O projeto tramita no governo com expectativa de chegar à Assembleia Legislativa em breve.

Execução Orçamentária e Financeira: Programa de Desenvolvimento da UEG, 2013.

Ação

Planejamento para execução do orçamento

Valor (R$) empenhado – Recursos do Tesouro

Qualificação do ensino de graduação

Especifico da Pró-Reitoria de Graduação (PrG), incluindo o pagamento das comissões verificadoras do Conselho Estadual de Educação (CEE) para reconhecimento de curso.

442.815,73

Promoção e desenvolvimento da pesquisa

Especifico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP).

206.944,91

Promoção e desenvolvimento da extensão

Especifico da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE).

136.067,29

Qualificação do ensino de pós-graduação

Stricto Sensu

Especifico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP).

105.150,99

Promoção e desenvolvimento de um programa próprio de bolsas

Aprovação da Lei 17.934 de 27/12/2012, autorizando a UEG estabelecer programa de bolsas para os discentes – elaborada pela UEG sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PrPGF).

Aprovação da Lei 18.332 de 31/12/2013, autorizando a UEG estabelecer programa de bolsas para os docentes – elaborada pela UEG sob a coordenação da PrPGF.

2.753.000,00

Implementação de

Políticas Internacionalização Acadêmica

Específico da Reitoria

-

Gestão e desenvolvimento institucional

Implantação da Assessoria aos Gestores de Contrato.

Capacitação de servidores setor de contratos e gestores de contrato.

Planejamento e Aquisições coletivas de bens.

Aquisição do prédio da Adm. Central.

46.824.846,92

Implantação do plano diretor de

Tecnologia de

Informação – PDTI

Adesão a ata de registro de preços para aumento do link de internet.

Aquisição de equipamentos.

Aquisição de computadores.

2.870.384,57

Execução de

Obras

Excepcionalidade da UEG, por meio do Decreto nº 7.801, de 20-02-2013, para elaborar projetos, licitar, executar e licitar suas obras.

Reestruturação da Equipe de Engenharia e Arquitetura da PrPGF.

Levantamento das demandas das Unidades.

Elaboração de planejamento para execução dos projetos, licitação e execução das obras.

Reestruturação da equipe de licitação e capacitação de novos pregoeiros.

Descentralização do orçamento para a AGETOP dar continuidade nos projetos da UEG que estavam em andamento na AGETOP.

7.654.981,30

Ampliação e consolidação de bibliotecas e laboratórios

Elaboração da Instrução Normativa nº006/2013 – com objetivo de atender aos laboratórios de cada curso da UEG de forma planejada e com qualidade nos gastos.

Proposta em estudo para licitação de livros por meio de inexigibilidade (aquisição direta das editoras).

Reestruturação da equipe de licitação e da Central de Compras.

Capacitação de servidores – análise de processos e pregoeiros.

Aquisições de equipamentos diversos conforme solicitação

1.753.788,45

Investimentos e modernização de mobiliário, equipamentos e tecnologia

Implantação do procedimento de chamada para manifestação de interesse de aquisição coletiva.

Aquisições por meio de compras coletivas.

3.764.454,88

Total

66.512.435,04

 

Ações de Apoio Administrativo, 2013.

Ação

Execução do orçamento

Valor (R$) empenhado – Recurso do Tesouro

Apoio administrativo

Específico para Folha de pagamento e encargos.

134.563.333,45

Encargos judiciários

Específico para Gerência Jurídica.

148.668,70

Total

134.712.002,15

Fonte: UEG, Relatório Consolidado de Gestão, dez 2013.

 

Institucional

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