CriaLab, NAUFO e Rádio UEG Educativa lançam o projeto de podcast infantil Turminha do Bem

12/10/2023

Neste mês de outubro, em comemoração ao dia das crianças, o CriaLab, o Naufo e a Rádio UEG Educativa lançam o podcast Turminha do Bem, projeto que tem como principal objetivo divulgar conhecimento jurídico a respeito do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. O podcast, realizado em parceria com o curso de direito de Iporá, pretende introduzir o conhecimento jurídico assegurado na declaração universal dos direitos da criança, de forma lúdica e didática.

Foram desenvolvidos oito episódios, voltados especialmente para o público infantil de 05 a 10 anos de idade. No primeiro episódio da Turminha do Bem, as crianças se reencontram na escola após o período de férias. Ana conta para os colegas que seu tio a ensinou sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, e explica a eles o que é o ECA (estatuto da criança e do adolescente).

Ouça o primeiro episódio clicando aqui.

Como surgiu o projeto

Em 2019, a Professora Kenia Lucena, juntamente com alunos da primeira turma de Direito da UEG -Iporá, sonhavam com uma forma lúdica de levar conhecimento jurídico para crianças. O desafio era desenvolver uma estratégia divertida com linguagem acessível e que efetivamente ensinasse aos infantes os Direitos expressos na Declaração Universal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Assim, os discentes sob a supervisão da Professora, estudaram o marco legal e escreveram histórias contextualizando os direitos na prática com personagens e cenário que remetem  à cultura goiana.

Posteriormente, em parceria com o CRIALAB e rádio UEG Educativa, essas histórias foram roteirizadas para podcasts. No NAUFO (Núcleo audiovisual da prdoução de foleys) as histórias ganharam vida sonora.

Acompanhe nas principais plataformas de podcast!

WhatsApp_Image_20231012_at_17.54.07

FICHA TÉCNICA

Criado por Kenia Lucena, Ana Júlia Portilho, Edmilson Júnior, Geovanna Felipe, Kemilly Horrane, Marisa Guedes, Millena Padilha, Natália Freitas, Thiago Diniz, Vitor Oliveira, Wend Evelyn e Yarlla Dias.

Esse podcast é uma produção da Rádio UEG Educativa, NAUFO e do CriaLab UEG.

Coordenação de radioteledifusão Marcelo Costa

Coordenação da Rádio UEG Educativa: Thais Oliveira

Revisão dos roteiros: Ana Paula Ladeira Costa

Roteiro adaptado: Sandramara, Carlos Antônio e Pedro Maia.

Arte: Carol Coppe

Vozes de: Amanda Nunes, Hingred Lopes, Augusto Ramos, Carol Coppe, Artur Sousa, Catarina Vilela.

Música original: Carol Coppe.

Edição de som: Carol Coppe.

Gravação de foleys: Clara Idiorê e Catarina Vilela.