Rádio UEG Educativa lança Radionovela em Parceria com a COEPI

06/09/2023

Rádio UEG Educativa e COEPI lançam no dia 11 de setembro, dia do Cerrado, A Peça Radiofônica “Purino, o menino que quer ser super-herói”.

A radionovela traz a história de um menino que vive na cidade de Sutileza e encontra uma Super-Heroína que vai lhe passando instruções de como passar por Sete Leis durante sua vida até ele se tornar um Super-Herói.

O projeto nasceu em 2020, no início da pandemia, junto ao Ponto de Cultura COEPi e à comunidade artística de Pirenópolis.
Formou-se uma equipe de artistas, educadores, pesquisadores, mestres, doutores e estudantes, cada um, com seu potencial e saber num projeto de múltiplas expressões construído comunitariamente, ligado a grupos sociais e culturais, envolvendo a participação do público. O processo integra literatura, festas tradicionais, cultura popular, dança, teatro, cinema, luteria, edição de mídias e novas tecnologias. Tudo está registrado no texto Communitas já!, publicado nos Anais, resultado da participação da equipe no Congresso da ABRACE em 2021.


A primeira temporada, composta por 4 episódios, cada um com duração aproximada de 12 minutos, foi transmitida na Rádio Comunitária Jornal Meia Ponte,  de Pirenópolis (GO), no programa de rádio COEPi com Você,  nos meses de outubro a dezembro de 2022.

No dia 11 de setembro será lançada a primeira temporada do projeto, no site da Rádio UEG Educativa e nos principais agregadores de podcast.

PHOTO20230810134323

Sobre os episódios:


1º episódio Mãe Atenta 

Purino anda preguiçoso. Jade, sua mãe, procura por um médico para entender o que se passa. Ela ouve os conselhos de Dr. Tulipa, incentiva seu filho a conhecer e preparar uma boa alimentação.  Ao rezar, Purino faz um pedido especial.

2º episódio Novos Ares
Jade convence Purino a dar um passeio e conhecer o Centro de Artes. Purino encontra com a natureza, com o saber ancestral e com a amiga Joia e fica animado com tudo que vê.

3º episódio O Sonho  
Super-Pequi aparece para Purino em sonho. Ele fica animado, conhece e inicia suas atividades no Centro de Artes Canto Guardian com o professor Toskay. Purino está mais ativo e descontraído.

4º episódio Ajudinha
Jade nota que seu filho ainda está tenso e busca ajuda de Foebe, uma amiga psicóloga. Purino vai à primeira sessão. Foebe conforta sua amiga.

 
Ficha Técnica

Texto - Vera Lucena
Composição Dramatúrgica - Julia Pascali
Cenário Sonoro - Aline Santana Lobo, Cristina Campos, Márcio Vieira
Montagem de som - Tadeu Ribeiro
Assistente de montagem - Edivaldo Alves, Vinícius Fontes
Consultoria Técnica - Igor Zargov, Paulo Pascali
Estagiário - Marcos Raulisson
Identidade Visual - Domingos Pascali

Elenco
Natureza (Apresentador);
Luah Galvão (Narradora Inicial);
Felipe Rizzo (Purino);
Sílvia Poggetti  (Jade);
Mauri de Castro (Doutor Tulipa);
Simone Favali (Dulce)
Tarsila Palma (Jóia)
Jessica Lins (Super Pequi)
Paulo Cabral (Professor Toskay)
Mariângela de Abreu (Gina)
Solange Arruda (Foebe)
Julia Pascali (Narradora Final);

In memoriam - Dona Benta

Realização - COEPi