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Dr. Renato Barros de Almeida

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018), Meste em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás/Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás - ESEFFEGO (2006). Atualmente é professor efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiânia/ESEFFEGO, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas e Assessor Pedagógico da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação - UEG. É líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, compondo o comitê científico do Grupo de Trabalho Formação Profissional e Munto do Trabalho. É membro pesquisador e colaborador da Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) da Região Centro-Oeste (REDECENTRO). Atua como Editor-Chefe da Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.  

 

Formações:

  

  • Doutorado em Educação (Universidade de Brasília, 2020)
  • Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 2010)
  • Especialização em Docência do Ensino Superior (PUC Goiás, 2006)
  • Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Goiás, 2004)

 

Áreas de atuação e investigação:

 

  • Trabalho, formação e profissionalização docente
  • Formação continuada
  • Formação de professores
  • Docência universitária
  • Políticas para a educação e para a formação de professores
  • Estudos sobre currículo
  • Bases epistemológicas da educação, política e formação docente

 

Projetos de Pesquisa:

 

Título: Determinações internacionais nas políticas públicas brasileiras para formação continuada de professores a partir de 2016: um estudo das orientações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ? OCDE.

Categoria: Coordenador do projeto 

Resumo: O projeto de pesquisa busca compreendermos as continuidades, descontinuidades e rupturas da história da formação continuada de professores no Brasil, bem como as influências internacionais nas políticas públicas brasileiras para esta modalidade de formação. Pretende-se identificar, sistematizar e revelar, as determinações e orientações da OCDE. Neste sentido, apresentamos como problemática a ser pesquisada compreender em que medida, as orientações internacionais da OCDE determinam as concepções de formação continuada de professores expressas nas políticas públicas brasileiras a partir dos anos 2000. A pesquisa tem como ponto de partida algumas inquietações em torno do discurso acerca da insuficiência da formação inicial historicamente constituída na formação de professores, no Brasil, e, ainda, a respeito das ofertas de formação continuada realizadas no cotidiano dos professores em exercício. O objetivo geral deste projeto é analisar o processo de influências e determinações da OCDE na Formação Continuada de Professores no Brasil a partir dos seguintes elementos: institucionalização, finalidades e concepção. Quanto aos objetivos específicos, propomos: apreender as concepções de formação continuada constituídas e constituintes na política nacional a partir das orientações da OCDE; caracterizar as ações de formação continuada de professores assumidas pelo Estado brasileiro a partir dos anos 2016; compreender as características de constituição da política nacional como projeto de formação continuada pelos sujeitos/representantes envolvidos; identificar a configuração (institucionalização) da formação continuada de professores no cenário das demandas educacionais a partir de 2016; construir subsídios teórico-práticos que orientem as políticas de formação continuada de professores no planejamento e desenvolvimento da formação de professores no Brasil. Em relação à metodologia, propomos trabalhar aliados e subsidiados pelo método materialista histórico-dialético, trabalhando com a análise documental, mediante entrevista e observação que possibilitarão a coleta dos dados. Como possíveis resultados, propomos a produção de artigos, produções dos relatórios de pesquisa e um livro resultado da pesquisa

 

Título: INFLUÊNCIAS DA OCDE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Categoria: Coordenador do projeto

Resumo:Este projeto de pesquisa decorre da necessidade de compreendermos as continuidades, descontinuidades e rupturas da história da formação continuada de professores no Brasil, bem como as influências internacionais nas políticas públicas brasileiras para esta modalidade de formação. Pretende-se identificar, sistematizar e revelar, as determinações e orientações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE sobre a forma como o Estado brasileiro assumiu a formação continuada docente de tal modo a compreendermos as concepções de formação de professores assumidas pelo nosso país. Neste sentido, apresentamos como problemática a ser pesquisada compreender em que medida, as orientações internacionais da OCDE determinam as concepções de formação continuada de professores expressas nas políticas públicas brasileiras a partir dos anos 2016?.

 

Título: TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS OBJETOS DE ESTUDO. 

Categoria: Coordenador do projeto

Resumo:A educação brasileira, objeto de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento científico, tem vivenciado disputas internas e externas ao campo educacional, com desdobramentos nos currículos, na organização dos tempos e dos espaços educativos, nos processos de ensino aprendizagem, nos processos avaliativos, na formação discente, na formação e trabalho docente e nos sentidos e significados da educação formal para os sujeitos que nela estão, bem como para a sociedade em geral. Essas mudanças são oriundas de processos constituintes e constituídos por alterações mais amplas no tecido social, ocasionadas por transformações: no mundo do trabalho, na ação do Estado em resposta às reivindicações do capital e nas formas de sociabilidade da sociedade contemporânea. O projeto constituinte que resultou na Carta Magna de 1988 e os embates transcorridos no decorrer de oito anos para a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 desvelam que as disputas por um projeto de sociedade e de educação no Brasil são forjadas na correlação de forças hegemônicas e contra-hegemônicas da sociedade. Os meandros contextuais, legais e conceituais das políticas educacionais, em cada tempo histórico, exigem rigor nos processos investigativos, pois as singularidades, ainda que mantenham elementos convergentes com outros períodos, precisam ser compreendidas no bojo do tecido social. Nesse sentido, as transformações mais recentes no mundo do trabalho e as demandas do capital, somadas às políticas educacionais brasileiras como ações de um Estado ultraconservador precisam ser analisadas no limiar das similitudes e diferenças com o Estado neoliberal. Assim, o presente macroprojeto objetiva subsidiar e articular investigações que dialoguem com a temática Trabalho, Educação, Estado e Políticas Educacionais, sob múltiplas abordagens teóricas ou recortes históricos e subtemas, como: : trabalho e ontologia do ser social, política e campo político, intercorrelações entre capitalismo, Estado e educação, reestruturação e atualização do capitalismo, novas formas de trabalho, gestão da educação, formação docente, profissionalização, profissionalidade e profissionalismo docente, legislação educacional, reformas educacionais na educação básica e superior, proposições curriculares, parcerias público-privadas, dentre outras proposições correlatas. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) ao ofertar a disciplina Políticas Educacionais como núcleo de modalidade, ou ainda outras disciplinas como Currículo, Gestão, Trabalho docente, dentre outras proposições curriculares, abre a possibilidade de discussões mais sistematizadas sobre a temática nas licenciaturas. A existência de grupos de estudos e pesquisas nos campi e unidades universitárias da UEG, também contribui com as discussões sobre o tema, ou mesmo, o desenvolvimento de projetos de pesquisas individuais com bolsistas de iniciação científica também colabora com esse processo formativo. Em especial, também intenciona estabelecer um diálogo acadêmico entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico em Educação na Unidade Universitária de Inhumas, aprovado em dezembro de 2019, com início das atividades previsto para o segundo semestre de 2020, mediante a consolidação de estudos sistematizados entre os docentes pesquisadores e acadêmicos dos cursos desta unidade universitária. Desse modo, o macroprojeto se apresenta como uma possibilidade de diálogo com professores, pesquisadores, colaboradores e estudantes da graduação e pós-graduação da UEG, ou ainda de colaboradores de outras instituições de ensino superior, que tenham o Trabalho, a Educação, o Estado e as Políticas Educacionais como objetos de investigação em seus projetos de pesquisa e planos de trabalho, mediante análises documentais, pesquisas bibliográficas, levantamento de produções na área, com ou sem pesquisa de ca.

 

Grupos de Pesquisa: 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO (CNPq)

Categoria: Líder do grupo de pesquisa 

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