A Gerência de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Estadual de Goiás (GGDP|UEG) promoveu, nos dias 9 e 10 de setembro, o 1º Encontro de Capacitação dos Assessores Técnicos, iniciativa voltada ao desenvolvimento de competências e à valorização dos profissionais que atuam em funções técnicas e de apoio à gestão. A programação contemplou palestras, oficinas e dinâmicas que abordaram integração, saúde mental, comunicação não violenta, soft skills e gestão participativa.
No primeiro dia, os participantes foram recepcionados pela equipe organizadora e pela gestão da UEG. As atividades incluíram a dinâmica "Missão assessoria", conduzida pela servidora Maria Hermínia, que estimulou reflexões sobre identidade, colaboração e propósito no exercício da função. Em seguida, a psicóloga Jéssica Araújo coordenou a oficina "Saúde mental na gestão pública", discutindo os impactos da carga emocional no trabalho e estratégias de acolhimento.
O período da tarde contou com a oficina "Comunicação não violenta na gestão pública", também com Maria Hermínia, e foi encerrado com a construção de um mural coletivo sobre propósito e pertencimento.
Já no segundo dia, os trabalhos tiveram como foco mediação, empatia e colaboração. Guilherme Miranda, coordenador de Desenvolvimento e Qualidade de Vida e Maria Hermínia conduziram a oficina "Soft skills na gestão administrativa", com atividades práticas sobre comunicação, trabalho em equipe e gestão de conflitos.
À tarde, Jéssica Araújo retornou para a oficina "Escuta ativa e gestão participativa", finalizando com a dinâmica "Mapa de compromissos e reconhecimentos", em que cada servidor registrou um compromisso pessoal e recebeu reconhecimento simbólico por sua atuação na Universidade.
Na abertura, o prof. Antonio Cruvinel, reitor da UEG, destacou o papel dos técnicos na transformação das vidas das pessoas. "Nós formamos pessoas. O nosso negócio, o que nós fazemos de melhor, o que nós produzimos, é formar pessoas. Todas as vezes que nós sentamos para nos formar, nós estamos, antes de tudo, cumprindo o nosso papel. Quando a gente pensa em uma universidade que quer cumprir o papel de formar alguém, olhe para esse time. Essas iniciativas precisam acontecer mais", disse.
O gerente de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, Claudiomar Goulart, ressaltou a programação como parte de um planejamento estratégico para a capacitação e qualificação dos servidores. "É uma oportunidade de ouvir, dialogar e fazer reflexões de modo coletivo com diversos servidores técnicos que vivenciam a UEG diariamente em suas rotinas de gestão. São pessoas que possuem toda uma trajetória de vivência e contribuição na Universidade e que hoje saíram ainda mais preparados para colaborar com o crescimento da nossa UEG", disse.
(Comunicação Setorial|UEG)