A comunidade acadêmica do curso de Sistemas para Internet da Unidade Universitária de Posse (UnU-Posse) abre as portas da Universidade Estadual de Goiás para visita de centenas de estudantes do ensino médio dos municípios de Guarani de Goiás e Posse. Na ocasião, estiverem presentes os estudantes do Col. Est. Vicente José Valente, Col. Est. Prof.ª Josefa Barbosa Valente e Esc. Est. Povoado Nova Vista, além da comunidade externa à universidade, com interesse de conhecer a oferta de cursos de graduação da UnU-Posse.
A “Mostra do Curso de Sistemas para Internet” reúne informações acerca do curso e tem o intuito de subsidiar a escolha da futura profissão dos jovens que estejam cursando ou cursaram ao final do ensino médio. Além disso, a Mostra tem o papel fundamental de instruir esses jovens do ensino médio sobre a importância de cursar o ensino superior no Brasil.
Na oportunidade, a exposição e oficina dos "Óculos de Realidade Virtual" proporcionou aos visitantes uma experiência única e envolvente no segmento de realidade virtual. A oficina, conduzida pela prof.ª Cristiane Xavier e pelo Prof. Antonio Melo, garantiu na prática uma vivência singular e abrangente aos alunos do ensino médio. A prof.ª Cristiane destacou que "essa experiência permite que os visitantes compreendam o potencial da realidade mista não apenas como uma tecnologia inovadora, mas também como uma ferramenta poderosa de aprendizagem. Nosso objetivo é mostrar como essas tecnologias podem transformar a maneira como aprender e interagimos com o conhecimento, criando possibilidades para o desenvolvimento de competências em ambientes digitais".
A oficina “Turbinando Seus Estudos com Inteligência Artificial” realizada pelo prof. Ronaldo Silva e a acadêmica Kayla Oliveira, permitiu aos visitantes manipularem alguns prompts (instruções) eficazes no ChatGPT para obter melhores respostas em conteúdos relacionados as disciplinas que caem nos principais vestibulares e ENEM. O prof. Ronaldo enfatizou que “o uso, com responsabilidade, da inteligência artificial pode auxiliar, e muito, no aprendizado, colocando sempre o aluno como protagonista na busca pelo conhecimento, ao invés de apenas copiar os textos gerados pela ferramenta”.
Na ocasião, a oficina “Meu Primeiro Programa” inseriu os visitantes no “mundo da programação”. Mediante a teoria e a prática, o prof. Nadinael Silva e o acadêmico Carlos Vinicius proporcionaram aos visitantes o primeiro contato com área de desenvolvimento de software.
Por fim, a oficina “Robótica ao Alcance de Todos” realizada pelo prof. Helvécio da Costa e os alunos Gabriel Ruppenthal e Yago dos Santos do CEPI Osvaldo da Costa Meireles de Luziânia-GO, proporcionou aos visitantes a oportunidade de explorar diversos equipamentos de robótica. Durante a atividade, os alunos poderam compreender as possibilidades de propor soluções inteligentes e eficazes para problemas do cotidiano, ampliando suas habilidades e conhecimentos na área.
A comunidade acadêmica do curso de Sistemas para Internet, agradece a todos colaboradores e organizadores que trabalharam arduamente na construção desse evento à comunidade externa.