I Fórum de Cidadania e Direitos

Data do evento: 06/06/2022 - 29/08/2022

Os Direitos Humanos embora bem respeitados no plano teórico, enfrentam no cotidiano o desrespeito e a constante violação, quer seja frente ao seu conteúdo ou nos mais variados lugares e nas diversas e diferentes relações humanas.

Os Direitos Humanos não são intrínsecos às populações e seus modos de viver, e por isso é necessário construir uma cultura de respeito a tais direitos pontuando a universalidade, indivisibilidade e interdependência entre todas as esferas da vida. Tal construção é indispensável para o alcance da justiça social.

O papel da Universidade na construção da cultura de respeitos aos direitos e à diversidade é de extrema importância. A Universidade deve atuar no sentido de colocar em prática e tornar real a cultura dos direitos humanos por meio de ações visando a sua aproximação com a população, no sentido de afirmar sua cidadania e dignidade. Tais ações, além de um dos deveres do Estado brasileiro, é também uma das funções da universidade, ou seja, uma das funções da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Considerando-se tais funções foi proposto o I Fórum de Cidadania e Direitos, organizado pelos acadêmicos dos Cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, sob a orientação da Prof.ª Valcemia Novaes.

Na perspectiva de ampliar condições para a construção uma sociedade, onde a diversidade seja vista como uma característica positiva de uma população plural e meio para o alcance da justiça social, O I Fórum de Cidadania e Direitos busca estabelecer discussões para a ampliação do debate temático na área de direitos humanos, cidadania e diversidades, estimulando a participação de docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidades em geral.

O I Fórum de Cidadania e Direitos ocorrerá sempre na segunda-feira (06,20 e 27/06 e 01,08,15,22 e 27/08), das 19h às 21h, de forma presencial no auditório a UEG Palmeiras de Goiás (Rua S 7, s/nº, Setor Sul), com cerificação aos interessados.