Acadêmicos do curso de Direito do Câmpus Metropolitano da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Aparecida de Goiânia, realizaram, na última terça-feira, 13, uma visita técnica à Penitenciária Odenir Guimarães (POG), unidade integrante do Complexo Prisional do município. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do câmpus, em cooperação com a Diretoria-Geral de Polícia Penal, vinculada à Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).
Acompanhados pelos professores Bruno Brescovit e Kenia Lucena, os discentes foram recebidos pelo diretor da unidade prisional, Pedro Carvalho de Oliveira. A agenda permitiu aos estudantes conhecerem de perto o funcionamento de uma unidade prisional, a rotina institucional da POG, bem como os dilemas práticos que envolvem a execução penal. A experiência aproximou a formação acadêmica da realidade do sistema de justiça criminal, contribuindo para ampliar a compreensão de temas estudados em sala de aula.
Segundo a coordenação do projeto, a iniciativa integra o plano de expansão das atividades do curso de Direito e do NPJ, cujo propósito é estreitar o diálogo entre a universidade, a comunidade e as instituições públicas locais. A proposta é ampliar as ações de extensão universitária e criar oportunidades para que os estudantes atuem em contextos reais, com responsabilidade social e compromisso com a garantia de direitos.
(Comunicação Setorial|UEG)