O Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Universidade Estadual de Goiás (Niaff|UEG) promoverá, entre os dias 27 e 29 de janeiro o curso "Educação Especial em uma perspectiva inclusiva", voltado à formação continuada de servidores da universidade. O curso conta com uma série de palestras discutindo acessibilidade e inclusão.
A iniciativa considera o contexto de ampliação da diversidade do corpo discente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) ao longo dos últimos anos, o que demanda o fortalecimento de estratégias pedagógicas voltadas à garantia do direito à aprendizagem, à permanência e à conclusão dos cursos por estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos mentais e altas habilidades/superdotação.
A Educação Especial, na perspectiva inclusiva, é abordada como uma modalidade de caráter transversal, que deve estar presente nas atividades acadêmicas, disciplinas e diferentes espaços da universidade. Nesse sentido, o curso propõe a discussão de estratégias pedagógicas desenvolvidas de forma articulada entre docentes, professores de apoio e discentes, considerando as especificidades dos processos de aprendizagem e a escuta qualificada como elemento orientador das práticas inclusivas.
Com a formação, a expectativa é contribuir para a superação de barreiras pedagógicas e de práticas excludentes, fortalecendo ações que favoreçam uma aprendizagem significativa para toda a comunidade acadêmica.
As atividades do curso serão transmitidas ao vivo pela UEG TV, com apoio do Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação Audiovisual (CriaLab|UEG).
Programação
27/01/2026 – Estratégias pedagógicas para apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de aprendizagem, com a profa. Carla Salomé Margarida de Souza;
28/01/2026 – Como criar estratégias pedagógicas para proporcionar a aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva, com a profa. Luciane Graziele Bergue Albino;
29/01/2026 – Criando estratégias pedagógicas para promover a aprendizagem de estudantes com deficiência visual, com a profa. Maria Eurípedes de Souza Dias.
(Comunicação Setorial|UEG)