A Universidade Estadual de Goiás (UEG) intensifica sua presença no ecossistema de inovação goiano com a participação na Campus Party Goiás 2025 (CPGoiás5), que será realizada de 19 a 23 de novembro, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. A instituição estará representada por startups finalistas e apresentação de jogos criados dentro da universidade.
Entre os finalistas do desafio AgroStartup, quatro equipes contam com alunos e/ou egressos da UEG. São elas: FieldX, Agrovigia, Precisão Irriga e Personal Agro.
A FieldX conta a partipação de Suilian da Rocha Leal, do curso de Administração da UnU Santa Helena e visa o desenvolvimento de uma sistema de pulverização seletiva com câmeras e inteligência artificial embarcada capaz de identificar apenas as plantas que precisam receber herbicida.
A Agrovigia foi fundada por Bruno Henrique Moreira Ferreira, Cristiano Soares Rodrigues, Kareem de Souza Leal Costa e Mikaelly Santos Silva Pereira, todos também do curso de Administração em Santa Helena. A startup une IoT, Inteligência Artificial e drones autônomos para oferecer segurança e monitoramento inteligente ao setor pecuário.
A Precisão Irriga tem a participação de Júlia Soares, aluna do curso de Engenharia Agrícola, em Anápolis, e André Luiz Milhardes, egresso do mesmo curso. A empresa desenvolve um controlador de irrigação voltado para pequenos e médios produtores, aplicável a hortaliças, fruticultura, pastagens e cultivos em ambiente protegido. A solução integra um software SaaS a dispositivos físicos inteligentes capazes de monitorar continuamente a umidade do solo e as condições climáticas. Com sensores FDR e/ou sensores de clima (umidade e temperatura do ar), o sistema permite irrigação setorizada, rotinas personalizadas e manejo preciso e autônomo da água, reduzindo erros humanos, otimizando recursos e contribuindo para o aumento da produtividade, da qualidade da produção e para o uso racional de água, energia e insumos.
A Personal Agro tem como um de seus integrantes o aluno de Ciências Econômicas da UEG, Henrique de Deus Cardoso, e é uma plataforma de Inteligência Artificial acessível via WhatsApp que busca levar informações e orientações técnicas para pequenos e médios produtores rurais de forma simples e objetiva.
As startups irão subir no palco principal no sábado, 22, para o pitches e as 12 melhores startups ainda vão levar R$ 60 mil para acelerar suas ideias no agro.
Os estudantes Hingred Guimarães, Hugo de Queirão e João Pedro Taiga Pires e a egressa Carol Coppe, todos do curso de Cinema e Audiovisual da UnU Laranjeiras, apresentarão na CPGoiás5 o jogo Vétera. O jogo foi criado no Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys (Naufo|UEG) sob supervisão da profa. Thaís Oliveira e compõe o projeto de pesquisa Explorando as fronteiras da criativdade: um estudo sobre a produção de games na universidade.
O Vétera é um jogo que mergulha no rico universo do folclore brasileiro, com foco em suas lendas e nos animais do cerrado. O jogo faz parte da programação do Jogos Indie Goiás e estará disponível na área aberta do evento, onde os participantes não precisam pagar ingresso.
(Comunicação Setorial|UEG)