A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma das instituições parceiras do programa "Goiás pelo mundo", lançado pelo Governo de Goiás no último dia 12 de novembro, em cerimônia realizada no Hub Goiás, em Goiânia. O reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, esteve presente no evento, que marcou o início do programa voltado para a internacionalização da educação goiana.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o "Goiás pelo mundo" prevê o envio de mais de 2 mil estudantes, professores, técnicos e pesquisadores goianos para o exterior até 2030. A meta é oferecer, por ano, até 200 oportunidades de intercâmbio para estudantes em instituições internacionais.
A iniciativa contempla ainda bolsas e linhas de crédito subsidiado para mestrados nas 100 melhores universidades do mundo, com previsão de 150 bolsas nos próximos cinco anos para estudantes e servidores públicos. Algumas das instituições envolvidas são Yale (EUA), University College London e Imperial College London (Reino Unido), McGill (Canadá), Tsinghua Shenzhen (China) e École Polytechnique (França). Os primeiros editais desta modalidade devem ser lançados em fevereiro de 2026.
A primeira turma contemplada pelo programa já tem data definida para embarque: em janeiro de 2026, 39 estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) vencedores da 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada farão um intercâmbio de um mês em Sydney, na Austrália, com todas as despesas custeadas pelo governo estadual.
O programa é uma realização da Secti, por meio do Goiás Social, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o Instituto Trajetórias, criado com o apoio das fundações Lemann e VélezReyes+.


(Comunicação Setorial|UEG, com informações Secom|GO. Fotos: André Saddi)