Nos últimos dias 20 e 21, o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Bruno Batista de Carvalho Luz participou do I Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública (Infosfera), realizado em Curitiba. O congresso é um evento de destaque nacional realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e reuniu pesquisadores, especialistas e gestores públicos para discutir estratégias e práticas inovadoras voltadas à gestão da informação nas instituições públicas brasileiras.
Na palestra "Legitimidade organizacional na Era da Infosfera: desafios da gestão da informação no setor público", Bruno Luz explorou a relação entre informação, confiança e legitimidade organizacional.
O professor destacou que em um contexto marcado por sobrecarga informacional e disputas de sentido, a transparência e a comunicação pública tornam-se dimensões essenciais para a credibilidade das organizações públicas. "A legitimidade hoje depende menos da autoridade formal e mais da coerência das informações que sustentam o vínculo de confiança entre Estado e sociedade", afirmou.
Sobre o professor
Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ambos com ênfase em Administração Pública e Políticas Públicas. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (IACSA|UEG) e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE|GO). Coordena o Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus|UFPR) e integra o Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça (Ajus|UnB). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: análise institucional, administração da justiça, controles na administração pública e políticas públicas.
(Comunicação Setorial|UEG)