
Ao encerrar o calendário esportivo de 2025, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) comemora conquistas e participações de destaque no desporto universitário, dentro e fora do estado. Em quadras, piscinas, campos e diversas outras arenas de Goiás e do país, a instituição esteve presente nas principais competições - dos Jogos Universitários Goianos (Jugs) aos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Com isso, fortaleceu seu papel como promotora de inclusão e formação, integrando o esporte à qualidade de vida e à vivência acadêmica, em sintonia com os valores interculturais que caracterizam a UEG.
Nas etapas dos Jugs, a universidade brilhou com resultados expressivos: mais de 200 atletas representaram a UEG em competições realizadas em diferentes cidades goianas, conquistando 36 medalhas ao todo. A trajetória começou nos Jugs Society, disputados em março, em Goianira, quando as atletas da Eseffego conquistaram o bronze. Já nas modalidades de praia, realizadas também em março, em Inhumas e Goianira, a delegação de 51 atletas trouxe para casa 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze, em disputas como basquete 3x3, cross training, beach wrestling e futmesa nas categorias masculina, feminina e mista. Além das medalhas, nove atletas garantiram classificação para o campeonato nacional Jubs Seletivas.
Nos Jugs Geral, realizados em maio, em Anápolis, a UEG voltou a mostrar sua força, conquistando 15 medalhas – 9 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze –, nas modalidades natação, jiu-jitsu, karatê, basquete e taekwondo. Já na etapa Jugs Atletismo, sediada em Goiânia, os discentes-atletas somaram 7 medalhas: uma de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

Representatividade nacional nos Jubs
Em âmbito nacional, a universidade teve uma participação consistente, marcada por simbolismo e competitividade, com a conquista de quatro medalhas. Nos Jubs Seletivas, disputados em Brasília (DF), em maio, 11 atletas representaram a instituição nas modalidades atletismo, tênis e badminton. Destaque para a medalha de prata no badminton paradesportivo, conquistada por Khalil Felix, aluno da Unidade Universitária Goiânia-Eseffego.
Já na edição dos Jubs Praia, em João Pessoa (PB), os 11 atletas da delegação demonstraram garra e espírito coletivo nas disputas de futmesa, basquete 3x3 e cross training. Ainda que não tenham subido ao pódio, representaram a UEG e o estado de Goiás com empenho, dedicação e muito fair-play.
Legado construído
O encerramento do ciclo competitivo ocorreu em outubro, durante os Jubs Gerais e Atléticas, realizados em Natal (RN). Ao todo, 30 atletas da UEG competiram nas modalidades de futsal feminino, basquete masculino, natação, jiu-jitsu e judô. A universidade encerrou sua participação com uma medalha de prata no basquete masculino e duas de bronze no jiu-jitsu, coroando um ano de esforço, superação e resultados expressivos. No quadro ao final deste texto, você confere um resumo com os principais resultados dos atletas-discentes da UEG.
Entre os nomes que marcaram o desempenho da universidade em 2025 está o de Vitor Hugo, estudante do 3º período de Educação Física da UnU Eseffego e integrante da Atlética Hipertensa. Conhecido entre os colegas como Walker, ele ajudou a levar o time de basquete masculino ao segundo lugar no pódio, durante os Jubs em Natal. Emocionado com a experiência, o atleta compartilha a importância desse momento não apenas como conquista esportiva, mas como aprendizado coletivo:
"Foi um campeonato sensacional. Agradeço à UEG, que pôde proporcionar não apenas para mim, mas para todos os meus companheiros, uma logística exemplar e o incentivo para participar desse mundo competitivo universitário. Além de irmos para jogar, construímos uma história e deixamos um legado de quem somos e de onde podemos chegar. Oportunidade como essa que a UEG nos ofereceu não tem igual".
Professor da UnU Eseffego, Leandro Amâncio Silva participou como jogador da equipe medalhista em Natal e destaca o papel do desporto na vida acadêmica. Segundo ele, o esporte vai muito além das competições: é uma ferramenta de integração e socialização entre discentes, docentes, cursos, câmpus, instituições e diferentes culturas. O prof. ressalta que, durante os treinos e jogos, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como comunicação, liderança, disciplina e inteligência emocional, além de aprender a conviver e cooperar com pessoas de perfis diversos. Enfatiza ainda que a prática esportiva é benéfica para a saúde física e mental e oferece aos alunos de Educação Física a chance de vivenciar, na prática, os conteúdos que estudam em sala de aula.
A equipe de basquete da Eseffego encerrou 2025 com um desempenho expressivo em diferentes competições universitárias. Ao longo do ano, conquistou o primeiro lugar no Jugs praia 3x3, Jugs Atléticas e Jubs Atléticas, realizados em Goiânia e São Luiz (MA), e nos Juegs, além de alcançar o 4º lugar nos Jugs Instituições e obter o 11º lugar no Jubs Praia 3x3. O ciclo vitorioso culminou com a prata no Jubs Atléticas, edição Natal.
Para o prof. Leandro, os resultados refletem o comprometimento de todos os envolvidos: "Uma conquista como a que tivemos em Natal este ano, que foi uma repetição da edição que participamos em Maceió (AL), em 2023, tem enorme importância, porque mostra que a equipe, a atlética e a instituição de ensino são organizadas, levam a sério e valorizam os aspectos e benefícios envolvidos na prática esportiva."
Investimento e estrutura: o desporto como prioridade
Além da presença em grandes palcos do desporto nacional, a UEG promoveu, em 2025, a maior edição da história dos seus Jogos Universitários. Mais de mil discentes-atletas se reuniram em Caldas Novas, em setembro, num ambiente de competição, confraternização e celebração do espírito universitário.
Todos os atletas que representaram a universidade, seja nos jogos internos, Jugs e Jubs, tiveram o apoio institucional completo da UEG: auxílio financeiro, transporte e estrutura adequada para garantir participação efetiva nas competições. O valor total investido pela universidade, por meio do auxílio Pró-Eventos, foi de R$ 798 mil, beneficiando diretamente 1.330 discentes-atletas.
Para o prof. Leandro, o apoio da UEG ao esporte também impacta positivamente ao atrair mais estudantes para a instituição. Ressalta ainda que alguns estudantes-atletas permanecem na universidade devido à oportunidade de continuar praticando um esporte e sendo valorizados por isso. "No caso da UEG especificamente, que oferece auxílio financeiro para representar a instituição, isso é ainda mais presente, pois, muitas vezes os estudantes-atletas deixam de estudar ou perdem a oportunidade de vivenciar competições devido à necessidade de trabalhar ou não conseguir se sustentar por determinado período. O auxílio financeiro que a UEG disponibiliza ajuda muito os estudantes-atletas a conseguirem ao menos realizar o sonho de competir e conhecer diferentes lugares e culturas", enfatiza.
Segundo o coordenador de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, Alefe Souza, "O ano de 2025 consolida de vez a forte crença da gestão atual no desporto universitário como ferramenta de inclusão, educação e qualidade de vida para os os discentes.” Ele acrescenta que a universidade está “em vias de se tornar a primeira instituição pública de ensino superior do Estado de Goiás no Troféu Eficiência 2025, prêmio concedido pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) às instituições de ensino superior que mais pontuaram no calendário desportivo regional e nacional. Um marco para o desporto universitário”, celebra.
Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Dra. Sandra Máscimo, o desempenho dos estudantes-atletas da UEG em 2025 é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “Cada medalha conquistada reflete dedicação, talento e o empenho da UEG em oferecer uma formação integral, que une aprendizado, bem-estar, valores e convivência. O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação e pertencimento - ele integra, inspira e fortalece nossos jovens dentro e fora da universidade. A UEG segue com o propósito de investir para que o desporto universitário continue sendo um espaço de oportunidades, inclusão e qualidade de vida para todos os nossos discentes”, destaca.
Confira a seguir o resumo do desempenho dos estudantes-atletas da UEG nas competições estaduais e nacionais de 2025:

Pesquisa de satisfação Juegs 2025
Após o encerramento dos Jogos Universitários da UEG 2025, marcados por recordes de inscritos, a PRE|UEG realizou uma Pesquisa de Satisfação junto aos participantes, com o objetivo de avaliar percepções, identificar pontos fortes e mapear oportunidades de melhoria para as próximas edições.
O levantamento complementa o balanço geral do evento, oferecendo uma visão ampla e colaborativa sobre a experiência dos discentes, docentes, técnicos e equipes de apoio. As contribuições coletadas servirão de base para o aperfeiçoamento contínuo da organização e para o fortalecimento do desporto universitário como espaço de formação, convivência e celebração da vida acadêmica. Clique aqui e acesse o relatório final da pesquisa.

Jugs Society, disputados em março, em Goianira. Equipe feminina da Eseffego conquista medalha de bronze

Jugs Praia, campeonato realizado nas cidades de Goianira e Inhumas, em março. Delegação de 51 atletas e 12 pódios

Jugs Geral, disputados em maio, na cidade de Anápolis. Total de 15 medalhas para a UEG

Jubs Seletivas, em Brasília, DF. Destaque para Khalil Felix (à dir.), da UnU Eseffego, prata no badminton paradesportivo

Jubs Praia, em João Pessoa, PB. Os atletas da UEG participaram de disputas no futmesa, basquete 3x3 e cross training

Juegs 2025, em Caldas Novas, em setembro. Maior edição de Jogos Universitários realizados pela UEG

Medalhistas de prata da UEG no basquete - Jubs Geral e Atléticas - Natal, RN, em outubro

Jubs Geral e Atléticas - Natal, RN. Atletas da UEG conquistam duas medalhas de bronze no jiu-jitsu
(Comunicação Setorial|UEG)