O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (PPGE|UEG) realiza nesta quarta-feira, 22, às 14h30, o 9º encontro do curso "Os desafios e perspectivas da interiorização e internacionalização da pesquisa e pós-graduação em educação", vinculada à disciplina de Seminário de Pesquisa II do programa. O curso será transmitido ao vivo pelo canal da UEG TV no YouTube.
O encontro terá como tema a "Interiorização e internacionalizaçao da pesquisa e pós-graduação no Brasil: a extensão universitária em pauta", e receberá como convidada a profa. Sandra Maria Gadelha de Carvalho da Universidade Estaudal do Ceará (Uece). A mediação ficará a cargo da profa. Sandra Máscimo, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG e da profa. Renata Ramos da Silva Carvalho (PPGE|UEG).
O curso busca promover reflexões sobre o papel da extensão universitária como eixo estratégico na consolidação da pesquisa e da pós-graduação, especialmente em contextos regionais e internacionais, fortalecendo o compromisso da UEG com a formação crítica e integrada em educação.
A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e ao público externo. Os participantes inscritos receberão certificado de 40 horas, mediante presença em pelo menos 70% do curso.
Sobre a convidada
Sandra Maria Gadelha de Carvalho possui graduação em Serviço Social (Uece); especialização em Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos (UFC); mestrado e doutorado em Educação (UFC). Com bolsa do CNPq, fez estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Professora Associada do Centro de Educação (CED|Uece) e do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino (PPGEen|Uece). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: educação e movimentos sociais, educação do campo, educação e diversidade, educação popular, assentamentos rurais, pedagogia de Paulo Freire, educação de jovens e adultos, gênero e mulheres camponesas, juventude e formação de professores. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Educação do Campo (Lecampo). Desenvolve pesquisa sobre o grupo de mulheres "Mãos que Criam" e sobre os aspectos culturais no curriculo em escola no/do campo no Ceará. Participa da Comparative and International Education Society (Cies|US) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Na Anped, coordena o GT08 - Formação de Professores na região nordeste. Atualmente é coordeandora adjunta do Projeto da Uece no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG). É representante acadêmica no Convênio de Internacionalização Trilateral que envolve três Continentes: Uece, University of East Anglia (UEA|Inglaterra) e Knust University (Gana) para o período de 2023 a 2028. Membro do Conselho Editorial da Editora da Uece (EdUece), e representante acadêmica no Convênio de Internacionalização entre a Uece e a Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha.
(Comunicação Setorial|UEG)