Estudantes do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram, no último dia 16, do Ideathon, uma maratona criativa de inovação promovida dentro da programação da Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola (XXII Seagri) e da 3ª Mostra Tecnológica. O evento teve como objetivo estimular o pensamento inovador, o empreendedorismo e a aplicação de soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio.
Com uma proposta dinâmica e colaborativa, o Ideathon desafiou os participantes a desenvolverem ideias e projetos capazes de resolver demandas reais do setor. Ao todo, quatro grupos de estudantes apresentaram suas propostas durante a rodada de pitches:
As equipes foram avaliadas por uma banca multidisciplinar, composta por representantes do Sebrae Anápolis, 4CODE Software House, Podcast Stakeholders e Senar-Goiás, que ofereceram feedback técnico e orientações estratégicas para o aprimoramento dos projetos.
A abertura do evento contou com as palestras de Neto de Paula (Podcast Stakeholders) e Liliane Barberino (Hub Goiás), além de outros convidados que atuaram como mentores das propostas durante a fase de desenvolvimento das ideias.
A professora Pollyana Queiroz, integrante da Agência de Inovação da UEG e da organização do evento, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura de inovação na universidade: “A Agência de Inovação da UEG agradece aos palestrantes, mentores e avaliadores que contribuíram para o sucesso do Ideathon Engenharia Agrícola, realizado durante a XXII Seagri e a 3ª Mostra Tecnológica”, afirmou.
Para ela, “cada palestra, orientação e troca de experiências foi essencial para inspirar os alunos e impulsionar ideias inovadoras voltadas à tecnologia, sustentabilidade e futuro do agronegócio. Com o apoio e dedicação de cada um, fortalecemos o compromisso da UEG com a promoção da inovação, do empreendedorismo e da transformação do conhecimento em soluções reais para o campo. Gratidão por acreditarem nesta ação e ajudarem a construir um ambiente de aprendizado, colaboração e criatividade!”.
Integrando teoria, prática e conexão com o ecossistema de inovação, o Ideathon consolidou-se como uma experiência transformadora para os participantes, deixando como resultado não apenas projetos promissores, mas também o fortalecimento do espírito colaborativo, criativo e empreendedor entre os estudantes da UEG.
(Comunicação Setorial|UEG)