O Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás (Cear|UEG) realiza, nos dias 10 e 11 de outubro, na Unidade Universitária de Pirenópolis, o II Simpósio de Educação em Rede, com o tema “Gestão, Governança e Educação”. O encontro reúne educadores e pesquisadores da área para debater ideias inovadoras e práticas eficazes no contexto da aprendizagem em rede.
A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10, com a participação dos pró-reitores da UEG Roberto Barcelos (Graduação) e Claudio Stacheira (Pesquisa e Pós-Graduação); do diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA|UEG), Rodrigo Messias; do coordenador acadêmico do Cear, Eude de Sousa Campos; da representante da comissão organizadora do simpósio, Mara Rúbia Magalhães (Cear|UEG); e da coordenadora da Unidade Universitária de Pirenópolis, Patrícia Rios, entre outros docentes, discentes e representantes da comunidade acadêmica da UEG. Já o período da tarde contou ainda com a presença do reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel.
Ao declarar a abertura do evento, o coordenador acadêmico do Cear|UEG, Eude Campos, ressaltou o fortalecimento do simpósio como um espaço de troca de experiências e inovação, enfatizando o encontro como catalisador de avanços na educação.
O pró-reitor de Graduação, professor Roberto Barcelos, destacou os resultados alcançados pelo Cear. Segundo ele, a promoção do simpósio reforça a integração entre gestão, governança e aprendizagem, refletindo o trabalho desenvolvido pelo centro tanto na formação de estudantes da modalidade EaD quanto na qualificação continuada de professores. “Hoje, o simpósio evidencia seu espaço institucional como uma política de formação na qual a universidade está efetivamente envolvida. Quando se pensa em expansão da EaD, destaca-se o compromisso que o Cear assumiu nesse período: avançar com qualidade. Ao observarmos as avaliações externas, vemos cursos bem avaliados, com notas expressivas, o que representa o compromisso de toda a rede e o envolvimento da universidade com a educação a distância”, disse.
Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Claudio Stacheira, destacou a relevância e atualidade do tema escolhido. “Para além da importância para a Universidade Estadual de Goiás e para o Cear, é um tema urgente em termos de Centro-Oeste. Falar de gestão, de governança e de educação é essencial porque, hoje, temos no país o que considero um apagão na área de pesquisa e na formação de pessoal de alto nível no contexto da gestão e da governança. [...] Portanto, foi uma feliz escolha trabalhar com o trinômio gestão, governança e educação para pensarmos os próximos passos do que é possível fazer, tendo o Cear e a comunidade acadêmica como protagonistas desse processo", afirmou.
Construção coletiva
O diretor do IACSA, Rodrigo Messias, destacou que o conceito de rede traduz o espírito do simpósio, ao reforçar que o conhecimento é uma construção coletiva, formada pela interação entre docentes, estudantes e pesquisadores. Para ele, a ideia de rede permite refletir sobre o papel da universidade diante da comunidade acadêmia e do mundo do trabalho, orientando carreiras e promovendo transformações por meio da educação. Ressaltou ainda que o debate congrega a reflexão acadêmica e a prática formativa, ampliando o protagonismo docente e discente para além da sala de aula.
Na mesma linha, a professora Mara Magalhães enfatizou a importância do trablalho conjunto na construção de sistemas educacionais inclusivos. “Nosso tema este ano nos convida a refletir sobre os desafios e as oportunidades que emergem na construção de sistemas mais colaborativos, transparentes e eficazes. Mais do que conceitos administrativos, gestão e governança, quando conectados à educação, assumem um papel estratégico na promoção da equidade, da inclusão e da qualidade do ensino, especialmente em um mundo cada vez mais interdependente e digital", afirmou.
Programação
O coordenador de Tecnologia do Cear|UEG, prof. Everton Tizo, explicou que o II Simpósio de Educação em Rede ampliou seu alcance em relação à edição anterior, tanto em número de participantes quanto de trabalhos submetidos. Em 2025, o evento teve 150 inscritos presenciais e 30 trabalhos submetidos, número superior ao da primeira edição, realizada em 2023. O simpósio apresenta uma programação diversificada, com oficinas, mesas-redondas e painéis, abordando temas atuais, como o papel da inteligência artificial na educação, os desafios e potencialidades da EaD, e as novas diretrizes de gestão, legislação e políticas públicas voltadas à educação em rede. Para o professor, o simpósio representa “um marco importante para o Cear, por trazer um pool diversificado de trabalhos não só da UEG, mas também de outras instituições do estado de Goiás para apresentação”.
O evento adota um formato híbrido, reunindo pesquisadores e palestrantes de outras regiões do Brasil e do exterior, com destaque para o professor Felipe César Londoño López, da Universidade Nacional da Colômbia, reconhecido por sua trajetória acadêmica e atuação na área. No segundo dia do evento, ele ministra a palestra “Educação, Diversidade e Inclusão na EaD”.
Já a conferência de abertura ficou a cargo da professora Dra. Maria Luisa Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ao lado de seu colega de instituição, o professor Dr. Flávio Rodrigues de Oliveira. Juntos, eles abordaram o tema “Gestão, Governança e Políticas Públicas para a EaD”, explorando conceitos, dados e indicadores da educação a distância no Brasil, além de discutirem os impactos e perspectivas do novo marco regulatório da modalidade.
UEG e desafios da EaD
A criação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear) pela UEG, em 2015, consolidou a política institucional de Educação a Distância na universidade. O Cear sucede uma trajetória iniciada em 2000, com a UEG Virtual, que evoluiu para o Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância (Cead) e, em 2006, para a Unidade Universitária de EaD. A adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 2009, ampliou a atuação, culminando na institucionalização do Cear como referência na oferta de cursos em rede.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Stacheira, as universidades públicas têm papel fundamental na produção de conhecimento e na consolidação da educação nessa modalidade, já que instituições como a UEG conseguem sustentar agendas de pesquisa de longo prazo e maior profundidade, promovendo a interiorização do ensino e ampliando o acesso à formação superior e à pós-graduação.
Ele ressaltou, porém, que ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no fortalecimento da autonomia. “Por mais que tenhamos 20 anos de caminhada com a educação a distância dentro da universidade, ainda existem desafios sobre como conceber, como promover a aprendizagem a partir da educação a distância; de como estimular a autonomia de aprendizagem discente dentro do processo e regulamentar isso do ponto de vista didático-pedagógico dentro da universidade", disse, reiterando a importância do debate promovido pelo simpósio: "Acho que as universidades públicas podem se dedicar com mais longevidade a pesquisar com profundidade respostas a esses desafios", concluiu.
Confira a programação do segundo dia do evento no link.
(Comunicação Setorial|UEG. Fotos: Prosa Produções/Rafael Ferraz)