Foi realizada na manhã da última segunda-feira, 6, na Reitoria da universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, reunião com representantes do Instituto Bertran Fleury para estabelecimento de parceria para a inclusão da universidade na concessão do Prêmio Paulo Bertran, iniciativa que visa reconhecer e valorizar o mérito acadêmico de estudantes dos cursos presenciais de ensino médio, graduação e pós-graduação.
Além da profa. Maria das Graças Fleury Curado e do prof. Antônio César Caldas, representando o Instituto Bertran Fleury, estiveram presentes na reunião o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; o pró-reitor de Graduação, prof. Roberto Barcelos; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o diretor do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (Iael|UEG), prof. Marcos Vinícius Ribeiro; o coordenador do curso de História, prof. Renato Dias de Souza; a diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto; e o coordenador acadêmico do Iael|UEG, prof. André Luiz dos Santos.
No âmbito da UEG, a parceria tem por objetivo estimular e reconhecer o desempenho acadêmico dos estudantes, sobretudo discentes do curso de História neste primeiro momento da parceria, e fomentar sua produção intelectual. De acordo com o professor Renato, essa colaboração inicial é vista como um primeiro passo para o desenvolvimento de outras iniciativas conjuntas entre a universidade e o instituto, abrindo caminho para futuras parcerias em ensino, pesquisa e extensão.
Sobre o Instituto Bertran Fleury
O Instituto Bertran Fleury, sediado na Cidade de Goiás, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua nas áreas de educação, cultura e meio ambiente, promovendo ações voltadas à valorização do patrimônio histórico, à sustentabilidade e à formação cidadã.
Fundado em 2003 a partir do legado do historiador Paulo Bertran, o instituto abriga o Memorial Paulo Bertran, espaço dedicado à preservação e difusão de sua obra sobre a história e o desenvolvimento de Goiás, além de manter projetos que integram arte, natureza e memória em atividades educativas e culturais. Por meio de iniciativas que unem pesquisa, preservação e práticas sustentáveis, o instituto consolida-se como um importante agente de promoção da cultura e do meio ambiente no estado.
(Comunicação Setorial|UEG)