Docentes e discentes do curso de Matemática do Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede na Cidade de Goiás, participam do XI Congresso Nacional de Educação (Conedu), de 3 a 5 de outubro, em Recife (PE). Reconhecido como o maior evento de práticas de ensino do Brasil, o congresso tem se consolidado nos últimos anos como espaço de referência também para a Educação Matemática.
Ao todo, 15 estudantes apresentam trabalhos desenvolvidos em projetos de pesquisa, extensão, iniciação científica e referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com apoio financeiro do Edital Integrado Pró-Eventos da UEG. Entre os temas estão: “O sistema de numeração do povo Xavante como instrumento de defesa cultural: uma visão Etnomatemática”; “Museu Casa de Cora Coralina na Cidade de Goiás-GO: uma perspectiva da matemática não formal”; e “Processos educativos e reprodução social: o caso da Escola Família Agrícola de Goiás (Efago).
Também participam do evento o coordenador central do curso, prof. Dr. Rodrigo Daúde, e a professora Msc. Lilian de Campos. Para Rodrigo Daúde, o congresso promove um espaço fundamental de integração entre diferentes áreas do conhecimento. “O evento é muito importante para todos os pesquisadores da área de Educação Matemática, pois permite uma discussão científica transdisciplinar com campos como a Pedagogia e a História. Nesse cenário, docentes e discentes do curso de Matemática do Câmpus Cora Coralina da UEG têm realizado pesquisas relevantes, que buscam oportunidades de publicização em eventos e revistas científicas”, destacou.
Ele ainda ressaltou que a Universidade Estadual de Goiás cumpre sua missão de produção e difusão do conhecimento ao fomentar a participação em atividades como esta, que fortalecem a formação acadêmica e científica da comunidade universitária.
(Comunicação Setorial|UEG)